O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Daniel Freire Leahy
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33063
Resumo: Nesta dissertação, criada desde o campo das teorias da cena, desenvolve-se uma pesquisa sobre a noção de acontecimento cênico com o objetivo de contribuir com um fundamento conceitual para os termos, presentes tanto na prática quanto na teoria das artes cênicas contemporâneas. Este trabalho é atravessado, do começo ao fim, por um questionamento ontológico engajado na interseção entre a filosofia e a psicanálise, embora parta e retorne sempre ao campo da cena. Tal ontologia do acontecimento cênico funda-se na provocação heideggeriana de uma “ontologia fundamental”, mas logo parte para uma ontologia crítica específica à cena e a esta investigação. São propostas, então, quatro dimensões ontológicas, as quais seriam teoricamente basilares ao acontecimento cênico em-obra: o acontecimento, a cena, o real e o dispositivo. Tais dimensões são questionadas, fundamentadas conceitualmente e postas em jogo numa relação estrutural de interdependência. Optou-se por um estilo ensaístico, o qual traz, historicamente, permissões de deriva, embora sempre fazendo uso de um olhar crítico-analítico. Apresentam-se, portanto, ensaios crítico-analíticos nos quais a verticalidade ontológica do aspecto crítico-analítico não anula a horizontalidade do ensaísmo. Como o objeto capital é o próprio acontecimento cênico, e como o ensaísmo permite uma deriva transdisciplinar, há a invocação de tantos filósofos, teóricos e artistas quanto a intensidade da investigação e do salto ontológico sobre o acontecimento deseje e possa sustentar. Por fim, ao abrir as dimensões do acontecimento cênico, é o próprio Contemporâneo e a arte produzida sob a sua égide que resultam postos em suspensão crítico- analítica, se bem que essencialmente propositiva, já que o acontecimento cênico é tratado como uma linguagem.
id UFBA-2_ce72d74874632a41fbdc19b08d38b063
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33063
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Guerra, Daniel Freire LeahyGuerra, Daniel Freire LeahyOliveira, Érico José deBoccia, Leonardo VincenzoPessoa, Patrick Estellita Cavalcanti2021-03-19T12:24:52Z2021-03-19T12:24:52Z2021-03-192020-12-22792.01http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33063Nesta dissertação, criada desde o campo das teorias da cena, desenvolve-se uma pesquisa sobre a noção de acontecimento cênico com o objetivo de contribuir com um fundamento conceitual para os termos, presentes tanto na prática quanto na teoria das artes cênicas contemporâneas. Este trabalho é atravessado, do começo ao fim, por um questionamento ontológico engajado na interseção entre a filosofia e a psicanálise, embora parta e retorne sempre ao campo da cena. Tal ontologia do acontecimento cênico funda-se na provocação heideggeriana de uma “ontologia fundamental”, mas logo parte para uma ontologia crítica específica à cena e a esta investigação. São propostas, então, quatro dimensões ontológicas, as quais seriam teoricamente basilares ao acontecimento cênico em-obra: o acontecimento, a cena, o real e o dispositivo. Tais dimensões são questionadas, fundamentadas conceitualmente e postas em jogo numa relação estrutural de interdependência. Optou-se por um estilo ensaístico, o qual traz, historicamente, permissões de deriva, embora sempre fazendo uso de um olhar crítico-analítico. Apresentam-se, portanto, ensaios crítico-analíticos nos quais a verticalidade ontológica do aspecto crítico-analítico não anula a horizontalidade do ensaísmo. Como o objeto capital é o próprio acontecimento cênico, e como o ensaísmo permite uma deriva transdisciplinar, há a invocação de tantos filósofos, teóricos e artistas quanto a intensidade da investigação e do salto ontológico sobre o acontecimento deseje e possa sustentar. Por fim, ao abrir as dimensões do acontecimento cênico, é o próprio Contemporâneo e a arte produzida sob a sua égide que resultam postos em suspensão crítico- analítica, se bem que essencialmente propositiva, já que o acontecimento cênico é tratado como uma linguagem.This dissertation, developed from the field of scene theories, carries out an investigation on the concept of scenic event and aims to contribute to a conceptual grounding of the term, present both in practice and in the theory of contemporary performing arts. It is, from beginning to end, crossed by an ontological questioning involved in the intersection between philosophy and psychoanalysis, although it always leaves and returns to the scene. Such an ontology of the scenic event is based on the heideggerian provocation of a “fundamental ontology”, but soon moves on to a critical ontology, specific of the scene and of this investigation. Then, four ontological dimensions are proposed, such as which are theoretically fundamental to the scenic event in-work: the event, the scene, the real and the aparattus. Such dimensions are questioned, conceptually grounded and set to play in a structural relationship of interdependence. It was opted for an essay style, which historically brings drifting permissions, although always making use of a critical-analytical perspective. Therefore, critical-analytical essays are presented, in which the ontological verticality of the critical- analytical aspect does not nullify the horizontality of the essay. Since the fundamental object is the scenic event itself, and since the essay form allows for a transdisciplinary drift, there is an invocation of as many philosophers, theorists and artists as the intensity of the investigation and and that of the ontological leap over the event can stand. Finally, when opening up the dimensions of the scenic event, it is the Contemporary and the art under its aegis which are put in a critical-analytical suspension, even when essentially proposing, since the scenic event is treated as a language.Submitted by Daniel Guerra (freireguerra@gmail.com) on 2021-03-17T19:18:48Z No. of bitstreams: 1 O ACONTECIMENTO CÊNICO.pdf: 1474169 bytes, checksum: 66a071fd72b5884885ac7e80234dfd81 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-03-19T12:24:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O ACONTECIMENTO CÊNICO.pdf: 1474169 bytes, checksum: 66a071fd72b5884885ac7e80234dfd81 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-19T12:24:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ACONTECIMENTO CÊNICO.pdf: 1474169 bytes, checksum: 66a071fd72b5884885ac7e80234dfd81 (MD5)CAPESArtesArtes CênicasAcontecimento CênicoTeorias da CenaOntologia da CenaArte ContemporâneaO acontecimento cênico: ensaios de uma linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPPGAC-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALO ACONTECIMENTO CÊNICO.pdfO ACONTECIMENTO CÊNICO.pdfapplication/pdf1474169https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33063/1/O%20ACONTECIMENTO%20CE%cc%82NICO.pdf66a071fd72b5884885ac7e80234dfd81MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33063/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTO ACONTECIMENTO CÊNICO.pdf.txtO ACONTECIMENTO CÊNICO.pdf.txtExtracted texttext/plain252999https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33063/3/O%20ACONTECIMENTO%20CE%cc%82NICO.pdf.txt9cb8e2edcc4fce20da787aa86f996040MD53ri/330632022-07-05 14:04:12.369oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem
title O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem
spellingShingle O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem
Guerra, Daniel Freire Leahy
Artes
Artes Cênicas
Acontecimento Cênico
Teorias da Cena
Ontologia da Cena
Arte Contemporânea
title_short O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem
title_full O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem
title_fullStr O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem
title_full_unstemmed O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem
title_sort O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem
author Guerra, Daniel Freire Leahy
author_facet Guerra, Daniel Freire Leahy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Daniel Freire Leahy
Guerra, Daniel Freire Leahy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Érico José de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Boccia, Leonardo Vincenzo
Pessoa, Patrick Estellita Cavalcanti
contributor_str_mv Oliveira, Érico José de
Boccia, Leonardo Vincenzo
Pessoa, Patrick Estellita Cavalcanti
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
Artes Cênicas
topic Artes
Artes Cênicas
Acontecimento Cênico
Teorias da Cena
Ontologia da Cena
Arte Contemporânea
dc.subject.por.fl_str_mv Acontecimento Cênico
Teorias da Cena
Ontologia da Cena
Arte Contemporânea
description Nesta dissertação, criada desde o campo das teorias da cena, desenvolve-se uma pesquisa sobre a noção de acontecimento cênico com o objetivo de contribuir com um fundamento conceitual para os termos, presentes tanto na prática quanto na teoria das artes cênicas contemporâneas. Este trabalho é atravessado, do começo ao fim, por um questionamento ontológico engajado na interseção entre a filosofia e a psicanálise, embora parta e retorne sempre ao campo da cena. Tal ontologia do acontecimento cênico funda-se na provocação heideggeriana de uma “ontologia fundamental”, mas logo parte para uma ontologia crítica específica à cena e a esta investigação. São propostas, então, quatro dimensões ontológicas, as quais seriam teoricamente basilares ao acontecimento cênico em-obra: o acontecimento, a cena, o real e o dispositivo. Tais dimensões são questionadas, fundamentadas conceitualmente e postas em jogo numa relação estrutural de interdependência. Optou-se por um estilo ensaístico, o qual traz, historicamente, permissões de deriva, embora sempre fazendo uso de um olhar crítico-analítico. Apresentam-se, portanto, ensaios crítico-analíticos nos quais a verticalidade ontológica do aspecto crítico-analítico não anula a horizontalidade do ensaísmo. Como o objeto capital é o próprio acontecimento cênico, e como o ensaísmo permite uma deriva transdisciplinar, há a invocação de tantos filósofos, teóricos e artistas quanto a intensidade da investigação e do salto ontológico sobre o acontecimento deseje e possa sustentar. Por fim, ao abrir as dimensões do acontecimento cênico, é o próprio Contemporâneo e a arte produzida sob a sua égide que resultam postos em suspensão crítico- analítica, se bem que essencialmente propositiva, já que o acontecimento cênico é tratado como uma linguagem.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-19T12:24:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-19T12:24:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33063
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 792.01
identifier_str_mv 792.01
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC-UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33063/1/O%20ACONTECIMENTO%20CE%cc%82NICO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33063/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33063/3/O%20ACONTECIMENTO%20CE%cc%82NICO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 66a071fd72b5884885ac7e80234dfd81
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
9cb8e2edcc4fce20da787aa86f996040
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502720105906176