O acontecimento cênico: ensaios de uma linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Daniel Freire Leahy
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33063
Resumo: Nesta dissertação, criada desde o campo das teorias da cena, desenvolve-se uma pesquisa sobre a noção de acontecimento cênico com o objetivo de contribuir com um fundamento conceitual para os termos, presentes tanto na prática quanto na teoria das artes cênicas contemporâneas. Este trabalho é atravessado, do começo ao fim, por um questionamento ontológico engajado na interseção entre a filosofia e a psicanálise, embora parta e retorne sempre ao campo da cena. Tal ontologia do acontecimento cênico funda-se na provocação heideggeriana de uma “ontologia fundamental”, mas logo parte para uma ontologia crítica específica à cena e a esta investigação. São propostas, então, quatro dimensões ontológicas, as quais seriam teoricamente basilares ao acontecimento cênico em-obra: o acontecimento, a cena, o real e o dispositivo. Tais dimensões são questionadas, fundamentadas conceitualmente e postas em jogo numa relação estrutural de interdependência. Optou-se por um estilo ensaístico, o qual traz, historicamente, permissões de deriva, embora sempre fazendo uso de um olhar crítico-analítico. Apresentam-se, portanto, ensaios crítico-analíticos nos quais a verticalidade ontológica do aspecto crítico-analítico não anula a horizontalidade do ensaísmo. Como o objeto capital é o próprio acontecimento cênico, e como o ensaísmo permite uma deriva transdisciplinar, há a invocação de tantos filósofos, teóricos e artistas quanto a intensidade da investigação e do salto ontológico sobre o acontecimento deseje e possa sustentar. Por fim, ao abrir as dimensões do acontecimento cênico, é o próprio Contemporâneo e a arte produzida sob a sua égide que resultam postos em suspensão crítico- analítica, se bem que essencialmente propositiva, já que o acontecimento cênico é tratado como uma linguagem.
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São propostas, então, quatro dimensões ontológicas, as quais seriam teoricamente basilares ao acontecimento cênico em-obra: o acontecimento, a cena, o real e o dispositivo. Tais dimensões são questionadas, fundamentadas conceitualmente e postas em jogo numa relação estrutural de interdependência. Optou-se por um estilo ensaístico, o qual traz, historicamente, permissões de deriva, embora sempre fazendo uso de um olhar crítico-analítico. Apresentam-se, portanto, ensaios crítico-analíticos nos quais a verticalidade ontológica do aspecto crítico-analítico não anula a horizontalidade do ensaísmo. Como o objeto capital é o próprio acontecimento cênico, e como o ensaísmo permite uma deriva transdisciplinar, há a invocação de tantos filósofos, teóricos e artistas quanto a intensidade da investigação e do salto ontológico sobre o acontecimento deseje e possa sustentar. Por fim, ao abrir as dimensões do acontecimento cênico, é o próprio Contemporâneo e a arte produzida sob a sua égide que resultam postos em suspensão crítico- analítica, se bem que essencialmente propositiva, já que o acontecimento cênico é tratado como uma linguagem.This dissertation, developed from the field of scene theories, carries out an investigation on the concept of scenic event and aims to contribute to a conceptual grounding of the term, present both in practice and in the theory of contemporary performing arts. It is, from beginning to end, crossed by an ontological questioning involved in the intersection between philosophy and psychoanalysis, although it always leaves and returns to the scene. Such an ontology of the scenic event is based on the heideggerian provocation of a “fundamental ontology”, but soon moves on to a critical ontology, specific of the scene and of this investigation. Then, four ontological dimensions are proposed, such as which are theoretically fundamental to the scenic event in-work: the event, the scene, the real and the aparattus. Such dimensions are questioned, conceptually grounded and set to play in a structural relationship of interdependence. It was opted for an essay style, which historically brings drifting permissions, although always making use of a critical-analytical perspective. Therefore, critical-analytical essays are presented, in which the ontological verticality of the critical- analytical aspect does not nullify the horizontality of the essay. Since the fundamental object is the scenic event itself, and since the essay form allows for a transdisciplinary drift, there is an invocation of as many philosophers, theorists and artists as the intensity of the investigation and and that of the ontological leap over the event can stand. Finally, when opening up the dimensions of the scenic event, it is the Contemporary and the art under its aegis which are put in a critical-analytical suspension, even when essentially proposing, since the scenic event is treated as a language.Submitted by Daniel Guerra (freireguerra@gmail.com) on 2021-03-17T19:18:48Z No. of bitstreams: 1 O ACONTECIMENTO CÊNICO.pdf: 1474169 bytes, checksum: 66a071fd72b5884885ac7e80234dfd81 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-03-19T12:24:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O ACONTECIMENTO CÊNICO.pdf: 1474169 bytes, checksum: 66a071fd72b5884885ac7e80234dfd81 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-19T12:24:52Z (GMT). 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