Utilidade social na percepção dos usuários de Organizações da Sociedade Civil: primeiras análises a partir de uma rede de economia solidária na Bahia
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28313 |
Resumo: | Neste estudo, discutiu-se o processo de avaliação do resultado das ações de organizações da sociedade civil, aqui resignificada como “utilidade social”, considerando que essa avaliação é influenciada por vários aspectos. Nesse intuito, identificaram-se as dimensões da utilidade social apontadas pela literatura relevante, confrontando-as por meio de uma primeira aproximação empírica concernente à percepção dos beneficiários de uma rede de organizações da sociedade civil localizada na Bahia. Para instrumentalizar essa confrontação, foi construído um modelo de análise, com as dimensões da utilidade social e as suas variáveis instrumentais, a partir dessa literatura relevante. Na etapa empírica da pesquisa, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário estruturado, considerando as variáveis do modelo de análise, e esse foi aplicado junto a moradores da localidade (possíveis beneficiários dessa rede). Os dados coletados foram tratados e analisados por meio de análise descritiva. Para eles, as organizações impactam, positiva e notadamente, as atividades de lazer e manifestações culturais (dimensão cultural); o emprego e o consumo (dimensão econômica); a participação eleitoral e a representação indireta da comunidade (dimensão política); a inovação social, a articulação institucional e o acesso a recursos tecnológicos (dimensão tecnológica); a consciência ambiental dos indivíduos (dimensão ambiental); e no acesso a serviços e o sentimento de pertencimento local (dimensão social). Tais achados demonstram que as organizações da rede de empreendimentos aqui analisadas, segundo a percepção de seus beneficiários, apresentam utilidade social nas seis dimensões apontadas por outros estudos, pelo menos nas variáveis anteriormente citadas de cada uma dessas dimensões. Estes resultados configuram-se como um primeiro passo na construção de uma metodologia e na sistematização de indicadores para a avaliação da utilidade social das organizações da sociedade civil. |
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Lopes, Laerson Morais SilvaRigo, Ariádne ScalfoniSilva Júnior, Jeová TorresLopes, Laerson Morais SilvaRigo, Ariádne ScalfoniSilva Júnior, Jeová Torres2019-01-07T19:00:29Z2019-01-07T19:00:29Z20181413-2591http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28313v. 25, n. 1, p. 38-60Neste estudo, discutiu-se o processo de avaliação do resultado das ações de organizações da sociedade civil, aqui resignificada como “utilidade social”, considerando que essa avaliação é influenciada por vários aspectos. Nesse intuito, identificaram-se as dimensões da utilidade social apontadas pela literatura relevante, confrontando-as por meio de uma primeira aproximação empírica concernente à percepção dos beneficiários de uma rede de organizações da sociedade civil localizada na Bahia. Para instrumentalizar essa confrontação, foi construído um modelo de análise, com as dimensões da utilidade social e as suas variáveis instrumentais, a partir dessa literatura relevante. Na etapa empírica da pesquisa, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário estruturado, considerando as variáveis do modelo de análise, e esse foi aplicado junto a moradores da localidade (possíveis beneficiários dessa rede). Os dados coletados foram tratados e analisados por meio de análise descritiva. Para eles, as organizações impactam, positiva e notadamente, as atividades de lazer e manifestações culturais (dimensão cultural); o emprego e o consumo (dimensão econômica); a participação eleitoral e a representação indireta da comunidade (dimensão política); a inovação social, a articulação institucional e o acesso a recursos tecnológicos (dimensão tecnológica); a consciência ambiental dos indivíduos (dimensão ambiental); e no acesso a serviços e o sentimento de pertencimento local (dimensão social). Tais achados demonstram que as organizações da rede de empreendimentos aqui analisadas, segundo a percepção de seus beneficiários, apresentam utilidade social nas seis dimensões apontadas por outros estudos, pelo menos nas variáveis anteriormente citadas de cada uma dessas dimensões. Estes resultados configuram-se como um primeiro passo na construção de uma metodologia e na sistematização de indicadores para a avaliação da utilidade social das organizações da sociedade civil.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-11-20T19:55:34Z No. of bitstreams: 1 Utilidade Social na percepção dos usuários de Organizações da Sociedade Civil primeiras análises a partir de uma rede de economia solidária na Bahia.pdf: 645285 bytes, checksum: 2ca1ed4eaf6c6c8cf57ae75759a1dc3c (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2019-01-07T19:00:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Utilidade Social na percepção dos usuários de Organizações da Sociedade Civil primeiras análises a partir de uma rede de economia solidária na Bahia.pdf: 645285 bytes, checksum: 2ca1ed4eaf6c6c8cf57ae75759a1dc3c (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-07T19:00:29Z (GMT). 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Neste estudo, discutiu-se o processo de avaliação do resultado das ações de organizações da sociedade civil, aqui resignificada como “utilidade social”, considerando que essa avaliação é influenciada por vários aspectos. Nesse intuito, identificaram-se as dimensões da utilidade social apontadas pela literatura relevante, confrontando-as por meio de uma primeira aproximação empírica concernente à percepção dos beneficiários de uma rede de organizações da sociedade civil localizada na Bahia. Para instrumentalizar essa confrontação, foi construído um modelo de análise, com as dimensões da utilidade social e as suas variáveis instrumentais, a partir dessa literatura relevante. Na etapa empírica da pesquisa, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário estruturado, considerando as variáveis do modelo de análise, e esse foi aplicado junto a moradores da localidade (possíveis beneficiários dessa rede). Os dados coletados foram tratados e analisados por meio de análise descritiva. Para eles, as organizações impactam, positiva e notadamente, as atividades de lazer e manifestações culturais (dimensão cultural); o emprego e o consumo (dimensão econômica); a participação eleitoral e a representação indireta da comunidade (dimensão política); a inovação social, a articulação institucional e o acesso a recursos tecnológicos (dimensão tecnológica); a consciência ambiental dos indivíduos (dimensão ambiental); e no acesso a serviços e o sentimento de pertencimento local (dimensão social). Tais achados demonstram que as organizações da rede de empreendimentos aqui analisadas, segundo a percepção de seus beneficiários, apresentam utilidade social nas seis dimensões apontadas por outros estudos, pelo menos nas variáveis anteriormente citadas de cada uma dessas dimensões. Estes resultados configuram-se como um primeiro passo na construção de uma metodologia e na sistematização de indicadores para a avaliação da utilidade social das organizações da sociedade civil. |
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