Constituição de enfermeiras militantes: um estudo histórico e foucaultiano
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30638 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral analisar a constituição de sujeitos militantes na Enfermagem e como objetivos específicos: examinar os saberes constitutivos de enfermeiras militantes; identificar os recursos de disciplinarização e as possibilidades de libertação de enfermeiras militantes; e verificar as tecnologias de produção de sujeitos militantes. Como questão norteadora: como se constituíram os sujeitos militantes na Enfermagem a partir da década de 80? Já como pressuposto da pesquisa, o de que a constituição de sujeitos militantes ocorre na história de vida das pessoas, no convívio com as diferenças, através de vivências com coletivos, experiências com entidades representativas e de implicação com o campo profissional escolhido, com a sociedade e com o mundo que se vive. Em especial, fora dos espaços tradicionais de formação, sendo a formação de enfermeiras elemento inibidor de atuação política. Contudo, as transformações nas políticas e práticas educativas nas perspectivas sociológica, antropológica e filosófica colaboram para constituição do sujeito militante. Em outro ponto, adota-se a base teórico filosófica de Foucault, e por isso a compreensão de que o militante político da Enfermagem se constitui a partir saberes, poderes e de tecnologias de produção, que permitem efetuar, com seus próprios meios ou com a ajuda de outros, certo número de operações em seu próprio corpo, alma, pensamentos, condutas e maneira de ser, de modo a transformá-lo. Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada no método de história oral, com a utilização de entrevista semi-estruturada e técnica bola de neve, para escolha de parte dos sujeitos. O grupo de participantes contou, portanto, com onze enfermeiras. Foi utilizado o método da Hermenêutica Dialética com o apoio do software nvivo 10, para análise dos dados. Identificadas as seguintes categorias de análise: ARQUEOLOGIA DISCURSIVA: os saberes constitutivos de enfermeiras militantes, o panóptico na história de vida de enfermeiras militantes, as práticas de liberdade de enfermeiras pela construção de outras modalidades de objetivação da Enfermagem. E em outro bloco da análise, o das tecnologias de produção de sujeitos militantes na Enfermagem, as seguintes categorias são construídas: aspectos constitutivos de militantes na Enfermagem: a produção de sujeitos políticos, aspectos constitutivos de militantes na Enfermagem: os sistemas e signos e a cultura de si de enfermeiras militantes. O estudo comprova a tese formulada. Finalmente, ao olhar para a constituição de enfermeiras militantes sob a ótica da hermenêutica, encontra-se o consenso de que o fenômeno ocorre fora do espaço formal de ensino e sob a ótica dialética, observa-se a oposição que o convívio com discentes de diferentes contextos sociais, provoca mobilização no combate às diferenças de classe. Já em uma perspectiva da história oral e foucaultiana, identifica-se o circulo hermenêutico de formação do sujeito, que ocorre no andar da vida. |
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Identificadas as seguintes categorias de análise: ARQUEOLOGIA DISCURSIVA: os saberes constitutivos de enfermeiras militantes, o panóptico na história de vida de enfermeiras militantes, as práticas de liberdade de enfermeiras pela construção de outras modalidades de objetivação da Enfermagem. E em outro bloco da análise, o das tecnologias de produção de sujeitos militantes na Enfermagem, as seguintes categorias são construídas: aspectos constitutivos de militantes na Enfermagem: a produção de sujeitos políticos, aspectos constitutivos de militantes na Enfermagem: os sistemas e signos e a cultura de si de enfermeiras militantes. O estudo comprova a tese formulada. Finalmente, ao olhar para a constituição de enfermeiras militantes sob a ótica da hermenêutica, encontra-se o consenso de que o fenômeno ocorre fora do espaço formal de ensino e sob a ótica dialética, observa-se a oposição que o convívio com discentes de diferentes contextos sociais, provoca mobilização no combate às diferenças de classe. Já em uma perspectiva da história oral e foucaultiana, identifica-se o circulo hermenêutico de formação do sujeito, que ocorre no andar da vida.Submitted by Hiolanda Rêgo (hiolandarego@gmail.com) on 2019-09-13T13:01:56Z No. of bitstreams: 1 Tese_Enf_Deybson Borba de Almeida.pdf: 9282062 bytes, checksum: dab941823540bd0125c272e73208b553 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2019-09-13T13:50:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Enf_Deybson Borba de Almeida.pdf: 9282062 bytes, checksum: dab941823540bd0125c272e73208b553 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-13T13:50:35Z (GMT). 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