O processo de internacionalização e as estratégias competitivas no varejo: o caso Bompreço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Claúdio Damasceno
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12501
Resumo: O objeto deste presente trabalho é analisar o processo de internacionalização e as estratégias empresariais formuladas pela rede de supermercados à luz da intensificação da rivalidade competitiva no mercado brasileiro, a partir do estudo de caso da rede de supermercados Bompreço do Nordeste, que, em 1996, formou uma joint venture com a rede holandesa Royal Ahold, estabelecendo um processo de interação estratégica, com a finalidade de obter vantagens competitivas mais sustentáveis num mercado cada vez mais competitivo. Posteriormente, em 2000, como reflexo da internacionalização do varejo brasileiro, o Bompreço foi incorporado pelo Royal Ahold, uma das maiores cadeias de supermercados do mundo, alterando o comportamento e os movimentos competitivos das firmas pertencentes a esta indústria.
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