Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Carolina da Paixão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39145
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar como a Rede Globo mantém no ar o bloco de reprises Vale a Pena Ver de Novo, bem como investigar como a emissora usa da estratégia de marketing de nostalgia para conquistar e resgatar o público para televisão aberta, mediante o surgimento das novas formas de acesso as reprises de telenovelas, como o Canal por assinatura Viva e a plataforma de streaming Globoplay. Buscando entender como a Globo utiliza dessa estratégia de marketing para impulsionar os modos de consumo do público, principalmente na manutenção do bloco de reprises - Vale a Pena Ver de Novo - no ar, mantendo a audiência dentro da média e obtendo picos acima, foi preciso contextualizar a chegada da televisão no Brasil, bem como da teledramaturgia. Além disso, também foi traçado um percurso sobre as telenovelas Globais e o prestígio das mesmas no país, e a importância da TV aberta ainda no contexto atual. E, por fim, analisando os distintos meios de ofertas de conteúdo da emissora, o Canal da TV paga e o streaming.
id UFBA-2_d8184b2657c0d0d2917652f92dec6fd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39145
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-03-04T17:20:35Z2024-03-04T17:20:35Z2023-11-30https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39145porUniversidade Federal da BahiaCOMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURAUFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTelenovelasVale a Pena Ver de NovoRede GloboMarketingNostalgiaNada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da GloboBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAraújo, Sérgio SobreiraAraújo, Sérgio SobreiraSouza, Maria Carmen Jacob deRisso, Carla de AraújoCorreia, Ana Carolina da PaixãoEsta monografia tem por objetivo analisar como a Rede Globo mantém no ar o bloco de reprises Vale a Pena Ver de Novo, bem como investigar como a emissora usa da estratégia de marketing de nostalgia para conquistar e resgatar o público para televisão aberta, mediante o surgimento das novas formas de acesso as reprises de telenovelas, como o Canal por assinatura Viva e a plataforma de streaming Globoplay. Buscando entender como a Globo utiliza dessa estratégia de marketing para impulsionar os modos de consumo do público, principalmente na manutenção do bloco de reprises - Vale a Pena Ver de Novo - no ar, mantendo a audiência dentro da média e obtendo picos acima, foi preciso contextualizar a chegada da televisão no Brasil, bem como da teledramaturgia. Além disso, também foi traçado um percurso sobre as telenovelas Globais e o prestígio das mesmas no país, e a importância da TV aberta ainda no contexto atual. E, por fim, analisando os distintos meios de ofertas de conteúdo da emissora, o Canal da TV paga e o streaming.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANA CAROLINA DA PAIXAO CORREIA -TCC - GRADUAÇÃO.pdfANA CAROLINA DA PAIXAO CORREIA -TCC - GRADUAÇÃO.pdfapplication/pdf14294701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39145/1/ANA%20CAROLINA%20DA%20PAIXAO%20CORREIA%20-TCC%20-%20GRADUA%c3%87%c3%83O.pdfb8c08f4c8c658108b1542eebba83b219MD51open accessAta de defesa pública de TCC - Sérgio Sobreira - Ana Carolina da Paixão Correia ASSINADA.pdfAta de defesa pública de TCC - Sérgio Sobreira - Ana Carolina da Paixão Correia ASSINADA.pdfapplication/pdf181064https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39145/2/Ata%20de%20defesa%20p%c3%bablica%20de%20TCC%20-%20S%c3%a9rgio%20Sobreira%20-%20Ana%20Carolina%20da%20Paix%c3%a3o%20Correia%20ASSINADA.pdf5deadd49abb7ae696a0d928d0fd5e6bbMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39145/3/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD53open accessri/391452024-03-04 14:20:35.701open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-03-04T17:20:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo
title Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo
spellingShingle Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo
Correia, Ana Carolina da Paixão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Telenovelas
Vale a Pena Ver de Novo
Rede Globo
Marketing
Nostalgia
title_short Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo
title_full Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo
title_fullStr Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo
title_full_unstemmed Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo
title_sort Nada de novo e o interesse em rever: marketing de nostalgia nas reprises da Globo
author Correia, Ana Carolina da Paixão
author_facet Correia, Ana Carolina da Paixão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Sérgio Sobreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araújo, Sérgio Sobreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Maria Carmen Jacob de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Risso, Carla de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Carolina da Paixão
contributor_str_mv Araújo, Sérgio Sobreira
Araújo, Sérgio Sobreira
Souza, Maria Carmen Jacob de
Risso, Carla de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Telenovelas
Vale a Pena Ver de Novo
Rede Globo
Marketing
Nostalgia
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovelas
Vale a Pena Ver de Novo
Rede Globo
Marketing
Nostalgia
description Esta monografia tem por objetivo analisar como a Rede Globo mantém no ar o bloco de reprises Vale a Pena Ver de Novo, bem como investigar como a emissora usa da estratégia de marketing de nostalgia para conquistar e resgatar o público para televisão aberta, mediante o surgimento das novas formas de acesso as reprises de telenovelas, como o Canal por assinatura Viva e a plataforma de streaming Globoplay. Buscando entender como a Globo utiliza dessa estratégia de marketing para impulsionar os modos de consumo do público, principalmente na manutenção do bloco de reprises - Vale a Pena Ver de Novo - no ar, mantendo a audiência dentro da média e obtendo picos acima, foi preciso contextualizar a chegada da televisão no Brasil, bem como da teledramaturgia. Além disso, também foi traçado um percurso sobre as telenovelas Globais e o prestígio das mesmas no país, e a importância da TV aberta ainda no contexto atual. E, por fim, analisando os distintos meios de ofertas de conteúdo da emissora, o Canal da TV paga e o streaming.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-04T17:20:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-04T17:20:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv Bacharelado
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39145
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39145/1/ANA%20CAROLINA%20DA%20PAIXAO%20CORREIA%20-TCC%20-%20GRADUA%c3%87%c3%83O.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39145/2/Ata%20de%20defesa%20p%c3%bablica%20de%20TCC%20-%20S%c3%a9rgio%20Sobreira%20-%20Ana%20Carolina%20da%20Paix%c3%a3o%20Correia%20ASSINADA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39145/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b8c08f4c8c658108b1542eebba83b219
5deadd49abb7ae696a0d928d0fd5e6bb
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502386759401472