Memória, narrativa e reconhecimento: por uma hermenêutica do acontecimento da reforma curricular do Curso de Pedagogia da UESB em Jequié

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sandra Suely de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18277
Resumo: Esta tese está inserida na linha de pesquisa Currículo e (In)formação com a intenção de investigar a tessitura da reforma curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié com vista a interpretar o acontecimento. Para o estudo optei pela hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur tendo como fio condutor as narrativas em torno da política de sentido desenhada na trama. Por esse caminho, lancei mão de documentos e entrevistei as pessoas que atuaram nas Comissões em quatro momentos da reforma de 2005 a 2012. Sendo uma pesquisa de cunho fenomenológico, a proposta não teve a pretensão de analisar o currículo proposto pela reforma, mas, interpretar a sutileza da trama, tomando por acento o modo humano de agir e interagir pelos meandros das trocas intersubjetivas. Nesse sentido, optei seguir pela abordagem qualitativa e com isso, fiz o entrecruzamento do conceito de reconhecimento com o conceito de "atos de currículo" para interpretar a ação curricular pelo viés filosófico e ontológico. Vale ressaltar que o desfecho da reforma curricular se configurou num cenário onde plasmaram comportamentos, sentimentos e posicionamentos entre os sujeitos, marcado por uma política de sentido em "atos de currículo" marcado por conflitos pessoais, articulações, contradições e disputas. As narrativas desvelaram uma forte intenção de marcar território dentro da instituição, como também, interesses firmados na luta para o reconhecimento de si e pouco investimento no reconhecimento do outro. Desse modo, o período de oito anos da reforma curricular foi marcado pela ausência de um projeto político coletivo, pois, reduzido número de pessoas definiram os rumos do novo currículo do curso de Pedagogia.
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Sendo uma pesquisa de cunho fenomenológico, a proposta não teve a pretensão de analisar o currículo proposto pela reforma, mas, interpretar a sutileza da trama, tomando por acento o modo humano de agir e interagir pelos meandros das trocas intersubjetivas. Nesse sentido, optei seguir pela abordagem qualitativa e com isso, fiz o entrecruzamento do conceito de reconhecimento com o conceito de "atos de currículo" para interpretar a ação curricular pelo viés filosófico e ontológico. Vale ressaltar que o desfecho da reforma curricular se configurou num cenário onde plasmaram comportamentos, sentimentos e posicionamentos entre os sujeitos, marcado por uma política de sentido em "atos de currículo" marcado por conflitos pessoais, articulações, contradições e disputas. As narrativas desvelaram uma forte intenção de marcar território dentro da instituição, como também, interesses firmados na luta para o reconhecimento de si e pouco investimento no reconhecimento do outro. Desse modo, o período de oito anos da reforma curricular foi marcado pela ausência de um projeto político coletivo, pois, reduzido número de pessoas definiram os rumos do novo currículo do curso de Pedagogia.ABSTRACT This thesis is inserted in the research line of the Curriculum and (In)formation, with the intention of investigating the contexture of the curriculum reform of the Pedagogy Course in the State University of Southwest Bahia, campus Jequié, in order to interpret it. Following this direction, I have used documents and interviewed people who worked in the Commissions, in four stages of the reform from 2005 to 2012.For the fact of being a phenomenological research, the proposal has not intended to analyze the curriculum presented by the reform, but interpret the subtlety of the plot, taking as substance, the human way of acting and interacting through the meanders of the intersubjective exchanges. In this sense, I chose to follow the qualitative approach, comparing the concept of recognition and the concept of 'acts of curriculum', to interpret the curriculum action through the philosophical and ontological bias. It is noteworthy that the outcome of the curricular reform was configured in a scenario where behaviors, feelings and attitudes among the individuals, marked by a sense policy in 'acts of curriculum', and marked by personal conflicts, articulations, contradictions and disputes. The narratives exposed a strong intention to delimit the territory in the institution, as well as established interests in the struggle for the self-recognition and little investment in the recognition of the other. Thus, the period of eight years of the curriculum reform was characterized by the absence of a collective political project, because few people have defined the direction of the new curriculum of the Pedagogy Course.RESUMEN Esta tesis se inserta en la línea de estudios Currículo e (In)formación, cuya intención es investigar la tesitura de la reforma curricular del curso de Pedagogía de la Universidad Provincial del Suroeste de Bahía, campus Jequié, con vistas a interpretar el acontecimiento. Para el estudio se optó por la hermenéutica fenomenológica de Paul Ricoeur, teniendo como guía las narraciones alrededor de la política de sentido dibujada en la trama. Siguiendo este trayecto, he utilizado documentos y entrevistas realizadas con personas que trabajaron en las Comisiones, en cuatro etapas de la reforma desde 2005 hasta 2012. Por el hecho de ser una investigación de carácter fenomenológico, la propuesta no ha pretendido analizar el currículo de estudios planteado por la reforma, pero interpretar la sutileza de la trama, teniendo como base la forma humana de actuar e interactuar a través de los meandros de intercambios intersubjetivos. En este sentido, he optado por seguir el enfoque cualitativo y con eso, hice la comparación entre el concepto de reconocimiento y el concepto de ―actos de currículo‖ para interpretar la acción curricular por el sesgo filosófico y ontológico. Cabe mencionar que el resultado de la reforma curricular se configuró en un escenario donde se moldearon conductas, sentimientos y actitudes entre los individuos, señalado por una política de sentido en 'actos de currículo', marcados por conflictos personales, las articulaciones, contradicciones y disputas. Los relatos revelan una fuerte intención de marcar el territorio dentro de la institución, sino también los intereses establecidos en la lucha por el reconocimiento de sí mismo y poca inversión en el reconocimiento del otro. Por lo tanto, el período de ocho años de la reforma curricular se caracterizó por la ausencia de un proyecto político colectivo, ya que pocas personas han definido la dirección del nuevo plan de estudios del curso de Pedagogía.Submitted by Sandra Souza (sandraso.s@hotmail.com) on 2015-11-17T19:30:02Z No. of bitstreams: 1 TESE -SANDRA SUELY SOUZA.pdf: 2963862 bytes, checksum: 90e8efa2a2b2a9b2b47254ec1bbae127 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-11-24T14:03:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE -SANDRA SUELY SOUZA.pdf: 2963862 bytes, checksum: 90e8efa2a2b2a9b2b47254ec1bbae127 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-24T14:03:42Z (GMT). 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