Sopro d'Água: Corpo-ambiente em fluxo criando (de)composições em dança
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31841 |
Resumo: | O presente estudo aborda a possibilidade de compor em dança, considerando os direcionamentos advindos dos fluxos emergidos da conexão corpo e ambiente, através do processo de criação Sopro d’Água. Tendo como base epistemológica o campo da Educação Somática, especificamente a Ecossomática, esta pesquisa-criação mergulha em experimentações criativas pautadas no Body-Mind CenteringTM (abordagem da Educação Somática) e seu estudo do Sistema dos Fluidos, na Pesquisa Somático-Performativa, na dança aquática e na composição em dança guiada por estados corporais. Impulsionado pelo fluxo na criação, propõe-se um corpo permeável e mobilizado pelos afetos, em estado de transitoriedade e transmutação constante, guiado pelos impulsos internos e externos. A fim de aprofundar a materialidade corpo-ambiente como impulso criativo, percorremos os caminhos da dança guiada pela percepção do corpo em conexão com o ambiente e na perspectiva integralista do soma, entrelaçando os campos da Educação Somática e Ecologia, os quais compreendem corpo e ambiente em estados de relação e transformação. Embebida pelo fluxo transmutável da água corpo-ambiente, esta pesquisa concebe a criação em dança como um processo em transfiguração. Orientado pela metodologia da Pesquisa Somático-Performativa e impulsionado pela transformação constante da água-ambiente e os fluidos corporais, o presente estudo compreende o fluxo como eixo e metodologia de criação e pesquisa e o movimento como possibilidade de fluir e de se transformar interno-externamente. Os experimentos do processo de criação, tratados neste texto, aconteceram em diferentes ambientes e articularam os seguintes elementos: estados corporais, memórias e imagens emergidas através da experimentação da corporalização dos fluidos corporais e dos estados d’água do ambiente. Por transitar pelas experiências da artista-pesquisadora, relatos e vestígios do processo de criação-pesquisa integram de modo estruturante o estudo. Para os entendimentos centrais deste estudo, consideraremos um panorama reflexivo constituído pelas visões teóricas dos seguintes autores: Arne Naes (1973; 1995), Bonnie Bainbridge Cohen (1993; 2015), Linda Hartley (1994), Suelly Rolnik (1996; 1999; 2000; 2006), Andrea Olsen (2002), Hubert Godard (2003), Enrique Leff (2003; 2009), Rebecca Enghauser (2007a; 2007b), Ciane Fernandes (2010; 2014; 2015; 2018), Cecília Salles (2011; 2012; 2015), Patrícia Caetano (2012a; 2012b; 2015), Carolina Laranjeira (2013) e Martha Bezerra (2016). |
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HOLANDA, Gabriela Wanderley deHOLANDA, Gabriela Wanderley deSERRANO, Leonardo Jose SebianeGUIMARÃES, Daneila BemficaFERNANDES, CianeCAETANO, Patrícia de Lima2020-04-22T13:22:55Z2020-04-22T13:22:55Z2020-04-222019-06-28dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31841O presente estudo aborda a possibilidade de compor em dança, considerando os direcionamentos advindos dos fluxos emergidos da conexão corpo e ambiente, através do processo de criação Sopro d’Água. Tendo como base epistemológica o campo da Educação Somática, especificamente a Ecossomática, esta pesquisa-criação mergulha em experimentações criativas pautadas no Body-Mind CenteringTM (abordagem da Educação Somática) e seu estudo do Sistema dos Fluidos, na Pesquisa Somático-Performativa, na dança aquática e na composição em dança guiada por estados corporais. 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Para os entendimentos centrais deste estudo, consideraremos um panorama reflexivo constituído pelas visões teóricas dos seguintes autores: Arne Naes (1973; 1995), Bonnie Bainbridge Cohen (1993; 2015), Linda Hartley (1994), Suelly Rolnik (1996; 1999; 2000; 2006), Andrea Olsen (2002), Hubert Godard (2003), Enrique Leff (2003; 2009), Rebecca Enghauser (2007a; 2007b), Ciane Fernandes (2010; 2014; 2015; 2018), Cecília Salles (2011; 2012; 2015), Patrícia Caetano (2012a; 2012b; 2015), Carolina Laranjeira (2013) e Martha Bezerra (2016).ABSTRACT: This study presents the possibility of dance composition directed by the flow between the body and environment’s connection from, through the work in progress Sopro d'Água. Adopting the field of Somatic Education (specifically Ecosomatics) as the epistemological basis, this research-creation is immersed in a creative process based in Body-Mind CenteringTM and its study of the Fluid System, on Somatic-Performative Research, underwater dance, and dance composition guided by body states. Driven by the flow in creation, this study proposes a permeable body which is mobilized by the affections, and is in a constant trasient and transmutational state, guided by the internal and external impulses. In order to deepen the body and environment materiality as a creative impulse, we go through the dance paths guided by the perception of the body in connection with the environment and with the integral perspective of soma, intertwining the fields of Somatic Education and Ecology, which comprises body and environment in states of relation and transformation. Embedded in the transmutational flow of body-environment water, this research conceives the creation in dance as a process in transfiguration. Guided by the methodology of Somatic-Performative Research and directed by the constant transformation of water and body fluids, this study conceives the flow as fundamental and adopts it as a methodology for creation and research, understanding the movement as a possibility to flow and to transform oneself internally and externally. The experiments of the creation process took place in different environments and articulated the following elements: body states, memories and images emerged through the experimentation of body fluid corporealization and water states. Reports and traces of the creation-research process are relevant parts of the structure of this study, describing the experiences of the artistresearcher. The main understandings of this study consider a reflexive panorama comprised of theoretical views of the following authors: Arne Naes (1973; 1995), Bonnie Bainbridge Cohen (1993; 2015), Linda Hartley (1994), Suelly Rolnik (1996; 1999; 2000; 2006), Andrea Olsen (2002), Hubert Godard (2003), Enrique Leff (2003; 2009), Rebecca Enghauser (2007a; 2007b), Ciane Fernandes (2010; 2014; 2015; 2018), Cecília Salles (2011; 2012; 2015), Patrícia Caetano (2012a; 2012b; 2015), Carolina Laranjeira (2013) e Martha Bezerra (2016).Submitted by Gabriela Holanda (gabrielawholanda@gmail.com) on 2019-12-22T18:59:17Z No. of bitstreams: 1 Sopro d'Água - Gabriela Holanda.pdf: 42067397 bytes, checksum: 7c57492c96a74131d5a97e74420bcaa9 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2020-04-22T13:22:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Sopro d'Água - Gabriela Holanda.pdf: 42067397 bytes, checksum: 7c57492c96a74131d5a97e74420bcaa9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-22T13:22:55Z (GMT). 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