Operários da arte: reflexões acerca do trabalho técnico em espetáculos
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32444 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de investigação o trabalho de profissionais da área técnica em espetáculos, lotados em espaços teatrais de Salvador, administrados pelos poderes públicos, utiliza como referência o Teatro Gregório de Mattos (municipal) e o Teatro Castro Alves (estadual). O estudo aborda o processo de reconhecimento das profissões de técnico em espetáculos no Brasil com ênfase na Lei nº 6.533/78 (Lei de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões), no Decreto Regulamentador nº 82.385/78, e aponta as discussões acerca da necessidade de atualização da Lei face às mudanças estéticas e tecnológicas ocorridas nas últimas quatro décadas. Apresenta, ainda, o histórico dos dois espaços pesquisados, as funções técnicas existentes em cada um, as formas de contratação e a qualificação das equipes, com o intuito de identificar ações que possam contribuir para formar e capacitar os técnicos em espetáculos, propiciando melhores condições de trabalho e de crescimento profissional em atividades indispensáveis ao fazer cênico. Na ausência de uma bibliografia ampla sobre o tema, o estudo recorre à produção teórica disponível, enriquecendo-a por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com técnicos, gestores e profissionais da área artística. Ações nos campos da qualificação e da capacitação profissional são apresentadas e discutidas na perspectiva de apontar a busca pelo conhecimento como caminho para o desenvolvimento profissional. |
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Apresenta, ainda, o histórico dos dois espaços pesquisados, as funções técnicas existentes em cada um, as formas de contratação e a qualificação das equipes, com o intuito de identificar ações que possam contribuir para formar e capacitar os técnicos em espetáculos, propiciando melhores condições de trabalho e de crescimento profissional em atividades indispensáveis ao fazer cênico. Na ausência de uma bibliografia ampla sobre o tema, o estudo recorre à produção teórica disponível, enriquecendo-a por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com técnicos, gestores e profissionais da área artística. Ações nos campos da qualificação e da capacitação profissional são apresentadas e discutidas na perspectiva de apontar a busca pelo conhecimento como caminho para o desenvolvimento profissional.ABSTRACT This research investigates the work of performing arts technicians in theaters in Salvador managed by the state or the municipal government. It uses two theaters as case studies: Teatro Gregório de Mattos (run by the city) and Teatro Castro Alves (run by the state). It analyzes the process of recognition of performing arts technical activities as regulated professions after the sanction of Law No. 6.533/78 (Law of the Artists and Entertainment Technicians) and Regulatory Decree No. 82.385/78 and shows the discussions on the need for updating the Law, after the aesthetic and technological changes that have occurred in the last four decades. The research also presents the history of each of the two theaters, the technical activities carried out at each one, the hiring mechanisms and their teams’ qualifications. In doing this, it intends to identify actions that may contribute to educate and further qualify the technicians, providing better working conditions and facilitating professional progress in activities that are essential to the making of the performing arts. Lacking a broad bibliography on the subject, the study draws from the theoretical work produced so far and is enriched by semi-structured interviews with the technicians, managers and other professionals of the arts. Actions carried out in the fields of professional education and qualification are presented and discussed, aiming to show the search for knowledge as a way to professional development.Submitted by Cláudia Salomão (causalomao@hotmail.com) on 2020-11-23T18:59:39Z No. of bitstreams: 1 CLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdf: 74239987 bytes, checksum: ea2704b93ecc40dc34c352b735af68e9 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2020-11-26T14:37:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CLAUDIA SALOMAO_Dissertacao.pdf: 74239987 bytes, checksum: ea2704b93ecc40dc34c352b735af68e9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-26T14:37:52Z (GMT). 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