Didática da Performatividade Espetacular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dubois, Jérôme
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13206
Resumo: Com base em casos precisos, a contribuição que segue visa a esclarecer o caráter particularmente didático da performatividade, quando essa acontece no contexto de práticas espetaculares – artísticas ou não. Após uma definição e uma genealogia da palavra, exemplificar-se-á o caráter didático da performatividade, por intermédio do trabalho de profissionais do teatro, emtrês casos, a saber: o contexto de um teatro-oficina; uma turma de integração escolar e um espetáculo-procissão organizado pela Casa do Protestantismo. Serão abordados, em seguida, os usos sociais do teatro (na empresa, no hospital e na prisão). Por fim, serão mencionados dois casos sem profissionais do teatro, no domínio da publicidade e do esporte-espetáculo.
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