ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/596 |
Resumo: | A história do desenvolvimento das artes cênicas no Brasil nem sempre constituiu campo fértil de estudos. Na verdade, os primeiros séculos de vida documentados do país, con-tando a partir do descobrimento, foram marcados pela escassez de produções teatrais, sendo que a dramaturgia brasileira só começou a dar seus primeiros passos efetivamente no século XIX. Nessa época, verifica-se a existência de um teatro em que predominam as representa-ções de formas populares, como o melodrama, aclamado pelo grande público. O sucesso do melodrama perante a plateia estimulou a influência de características de sua estrutura dramá-tica sobre a escrita de obras nacionais, estimulando-lhes a exploração de aspectos como a re-lação do texto escrito com elementos próprios do espetáculo cênico, aproximando teatro e literatura a partir da composição de textos espetaculares, calcados no uso de rubricas. No pre-sente trabalho apresentamos uma pequena mostra de que isso se deu na prática e sugerimos seu rendimento na caracterização da literatura brasileira.BETWEEN THEATER AND LITERATURA: THE MELODRAMA AND THE LEGACY OF SPECTACULAR TEXT IN NATIONAL DRAMAThe history of development of performing arts in Brazil was not always com-posed of a fertile field. Indeed, the early centuries of documented life in the country, telling of the discovery, were marked by a lack of theatrical productions, and the Brazilian drama only started to take its first steps in the nineteenth century effectively. At that time, there is the ex-istence of a theater dominated by depictions of popular forms such as melodrama, acclaimed by the public. The success of melodrama with the audience encouraged the influence of characteristics of its dramatic structure on the writing of national works, giving them the exploration aspects of the relationship of the written text with elements characteris-tic of scenic spectacle, bringing drama and literature from the spectacular composition of texts, based on the use of rubrics. This motto is to be developed in this work. |
id |
URI-1_7502caa5c476033c73476ae067d37013 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/596 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONALLiteratura. Teatro. Texto. Espetáculo. Melodrama.A história do desenvolvimento das artes cênicas no Brasil nem sempre constituiu campo fértil de estudos. Na verdade, os primeiros séculos de vida documentados do país, con-tando a partir do descobrimento, foram marcados pela escassez de produções teatrais, sendo que a dramaturgia brasileira só começou a dar seus primeiros passos efetivamente no século XIX. Nessa época, verifica-se a existência de um teatro em que predominam as representa-ções de formas populares, como o melodrama, aclamado pelo grande público. O sucesso do melodrama perante a plateia estimulou a influência de características de sua estrutura dramá-tica sobre a escrita de obras nacionais, estimulando-lhes a exploração de aspectos como a re-lação do texto escrito com elementos próprios do espetáculo cênico, aproximando teatro e literatura a partir da composição de textos espetaculares, calcados no uso de rubricas. No pre-sente trabalho apresentamos uma pequena mostra de que isso se deu na prática e sugerimos seu rendimento na caracterização da literatura brasileira.BETWEEN THEATER AND LITERATURA: THE MELODRAMA AND THE LEGACY OF SPECTACULAR TEXT IN NATIONAL DRAMAThe history of development of performing arts in Brazil was not always com-posed of a fertile field. Indeed, the early centuries of documented life in the country, telling of the discovery, were marked by a lack of theatrical productions, and the Brazilian drama only started to take its first steps in the nineteenth century effectively. At that time, there is the ex-istence of a theater dominated by depictions of popular forms such as melodrama, acclaimed by the public. The success of melodrama with the audience encouraged the influence of characteristics of its dramatic structure on the writing of national works, giving them the exploration aspects of the relationship of the written text with elements characteris-tic of scenic spectacle, bringing drama and literature from the spectacular composition of texts, based on the use of rubrics. This motto is to be developed in this work.Literatura em DebateLiteratura em DebateLudwig, Paula FernandaSantos, Pedro Brum2013-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/596Literatura em Debate; v. 5, n. 8 (2011): COMPARATISMO E PROCESSO INTERSEMIÓTICO/INTERARTES: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO, TEATRO, PINTURA, DESENHO; p. 271-282Literatura em Debate; v. 5, n. 8 (2011): COMPARATISMO E PROCESSO INTERSEMIÓTICO/INTERARTES: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO, TEATRO, PINTURA, DESENHO; p. 271-2821982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/596/1107http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/596/1108info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-13T21:57:05Zoai:ojs.200.203.105.109:article/596Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2013-02-13T21:57:05Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL |
title |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL |
spellingShingle |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL Ludwig, Paula Fernanda Literatura. Teatro. Texto. Espetáculo. Melodrama. |
title_short |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL |
title_full |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL |
title_fullStr |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL |
title_full_unstemmed |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL |
title_sort |
ENTRE TEATRO E LITERATURA: O MELODRAMA E O LEGADO DO TEXTO ESPETACULAR NA DRAMATURGIA NACIONAL |
author |
Ludwig, Paula Fernanda |
author_facet |
Ludwig, Paula Fernanda Santos, Pedro Brum |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Pedro Brum |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludwig, Paula Fernanda Santos, Pedro Brum |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura. Teatro. Texto. Espetáculo. Melodrama. |
topic |
Literatura. Teatro. Texto. Espetáculo. Melodrama. |
description |
A história do desenvolvimento das artes cênicas no Brasil nem sempre constituiu campo fértil de estudos. Na verdade, os primeiros séculos de vida documentados do país, con-tando a partir do descobrimento, foram marcados pela escassez de produções teatrais, sendo que a dramaturgia brasileira só começou a dar seus primeiros passos efetivamente no século XIX. Nessa época, verifica-se a existência de um teatro em que predominam as representa-ções de formas populares, como o melodrama, aclamado pelo grande público. O sucesso do melodrama perante a plateia estimulou a influência de características de sua estrutura dramá-tica sobre a escrita de obras nacionais, estimulando-lhes a exploração de aspectos como a re-lação do texto escrito com elementos próprios do espetáculo cênico, aproximando teatro e literatura a partir da composição de textos espetaculares, calcados no uso de rubricas. No pre-sente trabalho apresentamos uma pequena mostra de que isso se deu na prática e sugerimos seu rendimento na caracterização da literatura brasileira.BETWEEN THEATER AND LITERATURA: THE MELODRAMA AND THE LEGACY OF SPECTACULAR TEXT IN NATIONAL DRAMAThe history of development of performing arts in Brazil was not always com-posed of a fertile field. Indeed, the early centuries of documented life in the country, telling of the discovery, were marked by a lack of theatrical productions, and the Brazilian drama only started to take its first steps in the nineteenth century effectively. At that time, there is the ex-istence of a theater dominated by depictions of popular forms such as melodrama, acclaimed by the public. The success of melodrama with the audience encouraged the influence of characteristics of its dramatic structure on the writing of national works, giving them the exploration aspects of the relationship of the written text with elements characteris-tic of scenic spectacle, bringing drama and literature from the spectacular composition of texts, based on the use of rubrics. This motto is to be developed in this work. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/596 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/596/1107 http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/596/1108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 5, n. 8 (2011): COMPARATISMO E PROCESSO INTERSEMIÓTICO/INTERARTES: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO, TEATRO, PINTURA, DESENHO; p. 271-282 Literatura em Debate; v. 5, n. 8 (2011): COMPARATISMO E PROCESSO INTERSEMIÓTICO/INTERARTES: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO, TEATRO, PINTURA, DESENHO; p. 271-282 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1798329485427212288 |