Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aline Schindler Gomes da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18709
Resumo: O presente trabalho propõe um método para estimação, através de geoestatística, da probabilidade da escolha dos modos de transporte particular motorizado, público e não motorizado, tanto em coordenadas conhecidas, quanto em coordenadas desconhecidas. Inicialmente foi aplicada a técnica de Árvore de Decisão (AD), com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística – krigagem ordinária) é realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas pela AD, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados foram da Pesquisa Origem-Destino e da Pesquisa de Opinião sobre avaliação do transporte público, realizadas conjuntamente em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Neste trabalho, foi utilizada uma amostra desagregada de 1.216 domicílios georreferenciados, com 22 variáveis qualitativas e 4 quantitativas. Através da krigagem, foi possível estimar a probabilidade de escolha do modo em até 5.048 mil novas células desconhecidas. Os resultados da validação cruzada foram razoáveis em termos de erros da estimação, variância dos erros e percentual de acertos, no entanto não foram tão bons quanto esperado, considerando coeficiente de correlação entre valores observados e estimados. Além disto, observou-se uma tendência ao aumento da probabilidade do uso do automóvel do centro (bairros com população de menor poder aquisitivo) para a periferia (bairros de maior renda) numa área analisada (Santa Felícia e diversos conjuntos habitacionais).
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