Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18709 |
Resumo: | O presente trabalho propõe um método para estimação, através de geoestatística, da probabilidade da escolha dos modos de transporte particular motorizado, público e não motorizado, tanto em coordenadas conhecidas, quanto em coordenadas desconhecidas. Inicialmente foi aplicada a técnica de Árvore de Decisão (AD), com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística – krigagem ordinária) é realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas pela AD, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados foram da Pesquisa Origem-Destino e da Pesquisa de Opinião sobre avaliação do transporte público, realizadas conjuntamente em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Neste trabalho, foi utilizada uma amostra desagregada de 1.216 domicílios georreferenciados, com 22 variáveis qualitativas e 4 quantitativas. Através da krigagem, foi possível estimar a probabilidade de escolha do modo em até 5.048 mil novas células desconhecidas. Os resultados da validação cruzada foram razoáveis em termos de erros da estimação, variância dos erros e percentual de acertos, no entanto não foram tão bons quanto esperado, considerando coeficiente de correlação entre valores observados e estimados. Além disto, observou-se uma tendência ao aumento da probabilidade do uso do automóvel do centro (bairros com população de menor poder aquisitivo) para a periferia (bairros de maior renda) numa área analisada (Santa Felícia e diversos conjuntos habitacionais). |
id |
UFBA-2_dc99fd0b32d69f88ba50b6777e5da155 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/18709 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Costa, Aline Schindler Gomes daPitombo, Cira SouzaSalgueiro, Ana RitaPitombo, Cira SouzaSalgueiro, Ana Rita Gonçalves Neves LopesFreitas, Ilce Marília Dantas Pinto deSilva, Antônio Nelson Rodrigues da2016-03-10T14:36:36Z2016-03-10T14:36:36Z2016-03-102013-05-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18709O presente trabalho propõe um método para estimação, através de geoestatística, da probabilidade da escolha dos modos de transporte particular motorizado, público e não motorizado, tanto em coordenadas conhecidas, quanto em coordenadas desconhecidas. Inicialmente foi aplicada a técnica de Árvore de Decisão (AD), com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística – krigagem ordinária) é realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas pela AD, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados foram da Pesquisa Origem-Destino e da Pesquisa de Opinião sobre avaliação do transporte público, realizadas conjuntamente em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Neste trabalho, foi utilizada uma amostra desagregada de 1.216 domicílios georreferenciados, com 22 variáveis qualitativas e 4 quantitativas. Através da krigagem, foi possível estimar a probabilidade de escolha do modo em até 5.048 mil novas células desconhecidas. Os resultados da validação cruzada foram razoáveis em termos de erros da estimação, variância dos erros e percentual de acertos, no entanto não foram tão bons quanto esperado, considerando coeficiente de correlação entre valores observados e estimados. Além disto, observou-se uma tendência ao aumento da probabilidade do uso do automóvel do centro (bairros com população de menor poder aquisitivo) para a periferia (bairros de maior renda) numa área analisada (Santa Felícia e diversos conjuntos habitacionais).Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-02-16T14:20:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Aline_Schindler_Final_2013.pdf: 5061586 bytes, checksum: ad7c42143e01df8ae4dae33bdf2dfad1 (MD5)Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-03-10T14:36:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Aline_Schindler_Final_2013.pdf: 5061586 bytes, checksum: ad7c42143e01df8ae4dae33bdf2dfad1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-10T14:36:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Aline_Schindler_Final_2013.pdf: 5061586 bytes, checksum: ad7c42143e01df8ae4dae33bdf2dfad1 (MD5)GeodésiaAnálise modalAnálise espacial (Estatística)Transporte urbanoProposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da Bahia. Escola PolitécnicaEngenharia Ambiental UrbanaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTDissertação_Aline_Schindler_Final_2013.pdf.txtDissertação_Aline_Schindler_Final_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain241662https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18709/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Aline_Schindler_Final_2013.pdf.txt37c85c46bd26f25812d389ed86046fd1MD53ORIGINALDissertação_Aline_Schindler_Final_2013.pdfDissertação_Aline_Schindler_Final_2013.pdfapplication/pdf5061586https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18709/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Aline_Schindler_Final_2013.pdfad7c42143e01df8ae4dae33bdf2dfad1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18709/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52ri/187092021-12-30 09:43:48.825oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T12:43:48Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. |
title |
Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. |
spellingShingle |
Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. Costa, Aline Schindler Gomes da Geodésia Análise modal Análise espacial (Estatística) Transporte urbano |
title_short |
Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. |
title_full |
Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. |
title_fullStr |
Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. |
title_full_unstemmed |
Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. |
title_sort |
Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. |
author |
Costa, Aline Schindler Gomes da |
author_facet |
Costa, Aline Schindler Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Aline Schindler Gomes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pitombo, Cira Souza |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Salgueiro, Ana Rita |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pitombo, Cira Souza Salgueiro, Ana Rita Gonçalves Neves Lopes Freitas, Ilce Marília Dantas Pinto de Silva, Antônio Nelson Rodrigues da |
contributor_str_mv |
Pitombo, Cira Souza Salgueiro, Ana Rita Pitombo, Cira Souza Salgueiro, Ana Rita Gonçalves Neves Lopes Freitas, Ilce Marília Dantas Pinto de Silva, Antônio Nelson Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geodésia Análise modal Análise espacial (Estatística) Transporte urbano |
topic |
Geodésia Análise modal Análise espacial (Estatística) Transporte urbano |
description |
O presente trabalho propõe um método para estimação, através de geoestatística, da probabilidade da escolha dos modos de transporte particular motorizado, público e não motorizado, tanto em coordenadas conhecidas, quanto em coordenadas desconhecidas. Inicialmente foi aplicada a técnica de Árvore de Decisão (AD), com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística – krigagem ordinária) é realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas pela AD, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados foram da Pesquisa Origem-Destino e da Pesquisa de Opinião sobre avaliação do transporte público, realizadas conjuntamente em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Neste trabalho, foi utilizada uma amostra desagregada de 1.216 domicílios georreferenciados, com 22 variáveis qualitativas e 4 quantitativas. Através da krigagem, foi possível estimar a probabilidade de escolha do modo em até 5.048 mil novas células desconhecidas. Os resultados da validação cruzada foram razoáveis em termos de erros da estimação, variância dos erros e percentual de acertos, no entanto não foram tão bons quanto esperado, considerando coeficiente de correlação entre valores observados e estimados. Além disto, observou-se uma tendência ao aumento da probabilidade do uso do automóvel do centro (bairros com população de menor poder aquisitivo) para a periferia (bairros de maior renda) numa área analisada (Santa Felícia e diversos conjuntos habitacionais). |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-10T14:36:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-10T14:36:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18709 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Ambiental Urbana |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18709/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Aline_Schindler_Final_2013.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18709/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Aline_Schindler_Final_2013.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18709/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37c85c46bd26f25812d389ed86046fd1 ad7c42143e01df8ae4dae33bdf2dfad1 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459506822152192 |