Aquisição da Linguagem em crianças surdas e Fonoaudiologia: uma revisão de literatura
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29228 |
Resumo: | A dualidade entre as perspectivas, oral e bilíngue, norteia o olhar sobre a aquisição de linguagem em crianças surdas. O método oral permanece hegemônico no olhar para o surdo na aquisição da linguagem, contudo é preciso ressignificar olhares dos profissionais para descontruir hegemonias. Objetivos: Compreender o estado da arte sobre aquisição de linguagem para a criança surda na perspectiva da Fonoaudiologia. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Resultados e Discussão: Verificou-se que na literatura que a diminuição da quantidade de estudos após o uso dos critérios de inclusão demonstra que os estudos nesta temática são realizados, majoritariamente, por outros profissionais de outras áreas. Os estudos que restringem a aquisição à língua oral, observamos uma prevalência da concepção teórica inatista, por esta perspectiva acreditar que o sujeito é capaz de dominar a linguagem mesmo exposta a uma fala precária. Os artigos com o uso da LS apresentaram estudos baseados na teoria sócio-histórica, por compreender a LS como uma língua verdadeira com toda a riqueza e importância funcional. Observaram-se cinco artigos mencionam a temática com a língua de sinais, enquanto 14 abordam o tema restringindo a língua oral. Os estudos baseados na reabilitação auditiva e oral usaram como dado a quantidade de vocábulos produzidos pela criança. Os artigos com LS utilizaram como dado, aspectos discursivos. Conclusão: Percebe-se no tocante estudo que no trabalho com crianças surdas, a Fonoaudiologia ainda se vincula à aquisição da linguagem a partir de um método oral e na tentativa de reabilitação de uma patologia. |
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Os estudos que restringem a aquisição à língua oral, observamos uma prevalência da concepção teórica inatista, por esta perspectiva acreditar que o sujeito é capaz de dominar a linguagem mesmo exposta a uma fala precária. Os artigos com o uso da LS apresentaram estudos baseados na teoria sócio-histórica, por compreender a LS como uma língua verdadeira com toda a riqueza e importância funcional. Observaram-se cinco artigos mencionam a temática com a língua de sinais, enquanto 14 abordam o tema restringindo a língua oral. Os estudos baseados na reabilitação auditiva e oral usaram como dado a quantidade de vocábulos produzidos pela criança. Os artigos com LS utilizaram como dado, aspectos discursivos. Conclusão: Percebe-se no tocante estudo que no trabalho com crianças surdas, a Fonoaudiologia ainda se vincula à aquisição da linguagem a partir de um método oral e na tentativa de reabilitação de uma patologia.Submitted by Colegiado de Fono (colegiadofono@gmail.com) on 2019-02-11T17:03:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_Luís Henrique Pires_214002766.pdf: 726218 bytes, checksum: 53810ff64a8f2ad372b6873cc1b2e70a (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2019-04-08T19:53:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Luís Henrique Pires_214002766.pdf: 726218 bytes, checksum: 53810ff64a8f2ad372b6873cc1b2e70a (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-08T19:53:02Z (GMT). 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