O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Thianne Passos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30094
Resumo: A influência social é um processo de mudança de comportamento, crenças, atitudes, opiniões ou sentimentos a partir de como é percebido e interpretado o comportamento de outras pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os mecanismos do processo de influência social exercido por influenciadoras digitais de moda em suas seguidoras, partindo de ambas as perspectivas da relação processual. Para isso, a investigação buscou definir quais os comportamentos transmitidos por influenciadoras digitais de moda de Salvador que correspondam às estratégias do Processo de Influência Social conhecidas e já mapeadas por pesquisadores da Psicologia Social; identificar a percepção dos atores sociais envolvidos no processo; e esclarecer as repercussões desses comportamentos nas condutas das seguidoras em questões relacionadas à moda. Nessa perspectiva, a fundamentação teórica sobre o tema principal é, em sua maioria, composta por referenciais relevantes no campo da psicologia e complementada por teóricos importantes de outras áreas do conhecimento. Por meio da abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, participaram do estudo três influenciadoras digitais de moda e três seguidoras. A análise dos dados foi realizada por análise de conteúdo e houve a divisão em categorias que permitiram encontrar respostas para as indagações iniciais. O Instagram foi apontado como o principal canal de comunicação utilizado pelas participantes sobre o tema moda. As principais estratégias de influência social desenvolvidas em perfis de Instagram voltados especialmente para a moda, são de persuasão, e são classificadas como reciprocidade, comprometimento e consistência, validação social, admiração e afinidade, identificação e internalização; as bases de poder mais utilizadas foram de informação, de especialista e de referência. O processo de influência que ocorre através dos perfis foi percebido positivamente pelas entrevistadas. As repercussões nas condutas que foram relatadas apontaram que as seguidoras passaram a repensar a efemeridade de tendências de moda e a necessidade da prática do hiperconsumo. Constatou-se também que a influência não costuma ser percebida conscientemente pelas participantes analisadas.
id UFBA-2_e33f34406690ab95518d261500e16087
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30094
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Luz, Thianne PassosRibeiro, José CarlosBecker, BiancaGianordoli-Nascimento, Ingrid Faria2019-07-18T13:39:04Z2019-07-18T13:39:04Z2019-07-182019-05-24http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30094A influência social é um processo de mudança de comportamento, crenças, atitudes, opiniões ou sentimentos a partir de como é percebido e interpretado o comportamento de outras pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os mecanismos do processo de influência social exercido por influenciadoras digitais de moda em suas seguidoras, partindo de ambas as perspectivas da relação processual. Para isso, a investigação buscou definir quais os comportamentos transmitidos por influenciadoras digitais de moda de Salvador que correspondam às estratégias do Processo de Influência Social conhecidas e já mapeadas por pesquisadores da Psicologia Social; identificar a percepção dos atores sociais envolvidos no processo; e esclarecer as repercussões desses comportamentos nas condutas das seguidoras em questões relacionadas à moda. Nessa perspectiva, a fundamentação teórica sobre o tema principal é, em sua maioria, composta por referenciais relevantes no campo da psicologia e complementada por teóricos importantes de outras áreas do conhecimento. Por meio da abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, participaram do estudo três influenciadoras digitais de moda e três seguidoras. A análise dos dados foi realizada por análise de conteúdo e houve a divisão em categorias que permitiram encontrar respostas para as indagações iniciais. O Instagram foi apontado como o principal canal de comunicação utilizado pelas participantes sobre o tema moda. As principais estratégias de influência social desenvolvidas em perfis de Instagram voltados especialmente para a moda, são de persuasão, e são classificadas como reciprocidade, comprometimento e consistência, validação social, admiração e afinidade, identificação e internalização; as bases de poder mais utilizadas foram de informação, de especialista e de referência. O processo de influência que ocorre através dos perfis foi percebido positivamente pelas entrevistadas. As repercussões nas condutas que foram relatadas apontaram que as seguidoras passaram a repensar a efemeridade de tendências de moda e a necessidade da prática do hiperconsumo. Constatou-se também que a influência não costuma ser percebida conscientemente pelas participantes analisadas.Social influence is a process of changing behavior, beliefs, attitudes, opinions or feelings from how other people's behavior is perceived and interpreted. This research had as general aim to analyze the mechanisms of social influence process exerted by fashion digital influencers in their followers, starting from both perspectives of the procedural relationship. Thus, the research sought to define the behaviors transmitted by fashion digital influencers from Salvador, Bahia, corresponding to known strategies of the Social Influence Process and already mapped by Social Psychology researchers; to identify the perception from social actors involved in this process; and to clarify the repercussions of these behaviors on actions of followers on fashion related issues. Taking this perspective, the theoretical foundation on the main theme is mostly composed of relevant references in psychology field, however, there is complementarity with important theoreticians from other areas of knowledge. Using a qualitative approach, with semi-structured interviews, three fashion digital influencers and three followers took part in this study. We used content analysis to perform the data analysis and the division into categories allowed finding answers to the initial inquiries. The participants pointed Instagram as the main communication channel on fashion theme. The main strategies of social influence developed on Instagram profiles focused especially on fashion are persuasive and are classified as reciprocity, commitment and consistency, social validation, admiration and affinity, identification and internalization; the most used bases of power were information, specialist and reference. The influence process that occurs through the profiles was positively perceived by the interviewees. The impact on reported behaviors indicated that the followers began to reassess the ephemerality of fashion trends and the need to practice hyperconsumption. It was also observed that the participants analyzed do not usually perceive the influence consciously.Submitted by Thianne Luz (thianneluz29@gmail.com) on 2019-06-26T14:21:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Thianne_Luz_2019_PPGPSI_UFBA.pdf: 1521356 bytes, checksum: 5a441eda5a87a9d1809935d12b5de9fc (MD5)Approved for entry into archive by Bianca Rodrigues de Oliveira (bianca75300@gmail.com) on 2019-07-18T13:39:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Thianne_Luz_2019_PPGPSI_UFBA.pdf: 1521356 bytes, checksum: 5a441eda5a87a9d1809935d12b5de9fc (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-18T13:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Thianne_Luz_2019_PPGPSI_UFBA.pdf: 1521356 bytes, checksum: 5a441eda5a87a9d1809935d12b5de9fc (MD5)CAPESCiências HumanasPsicologiaPsicologia SocialProcessos Grupais e de ComunicaçãoInfluência SocialGerenciamento de ImpressõesInfluenciadores DigitaisModaInstagramO Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30094/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52ORIGINALDissertação_Thianne_ Luz_2019_PPGPSI_UFBA..pdfDissertação_Thianne_ Luz_2019_PPGPSI_UFBA..pdfapplication/pdf1733032https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30094/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Thianne_%20Luz_2019_PPGPSI_UFBA..pdf7afe88c715713d7a75f15d76ec7ed750MD53TEXTDissertação_Thianne_ Luz_2019_PPGPSI_UFBA..pdf.txtDissertação_Thianne_ Luz_2019_PPGPSI_UFBA..pdf.txtExtracted texttext/plain256723https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30094/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Thianne_%20Luz_2019_PPGPSI_UFBA..pdf.txtaf522b80d03568fb72d2ab3af2625412MD54ri/300942022-07-01 10:46:51.726oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram
title O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram
spellingShingle O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram
Luz, Thianne Passos
Ciências Humanas
Psicologia
Psicologia Social
Processos Grupais e de Comunicação
Influência Social
Gerenciamento de Impressões
Influenciadores Digitais
Moda
Instagram
title_short O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram
title_full O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram
title_fullStr O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram
title_full_unstemmed O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram
title_sort O Processo de Influência Social entre Influenciadoras Digitais de Moda e suas Seguidoras na Plataforma de Rede Social Instagram
author Luz, Thianne Passos
author_facet Luz, Thianne Passos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Thianne Passos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, José Carlos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Becker, Bianca
Gianordoli-Nascimento, Ingrid Faria
contributor_str_mv Ribeiro, José Carlos
Becker, Bianca
Gianordoli-Nascimento, Ingrid Faria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia
Psicologia Social
Processos Grupais e de Comunicação
topic Ciências Humanas
Psicologia
Psicologia Social
Processos Grupais e de Comunicação
Influência Social
Gerenciamento de Impressões
Influenciadores Digitais
Moda
Instagram
dc.subject.por.fl_str_mv Influência Social
Gerenciamento de Impressões
Influenciadores Digitais
Moda
Instagram
description A influência social é um processo de mudança de comportamento, crenças, atitudes, opiniões ou sentimentos a partir de como é percebido e interpretado o comportamento de outras pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os mecanismos do processo de influência social exercido por influenciadoras digitais de moda em suas seguidoras, partindo de ambas as perspectivas da relação processual. Para isso, a investigação buscou definir quais os comportamentos transmitidos por influenciadoras digitais de moda de Salvador que correspondam às estratégias do Processo de Influência Social conhecidas e já mapeadas por pesquisadores da Psicologia Social; identificar a percepção dos atores sociais envolvidos no processo; e esclarecer as repercussões desses comportamentos nas condutas das seguidoras em questões relacionadas à moda. Nessa perspectiva, a fundamentação teórica sobre o tema principal é, em sua maioria, composta por referenciais relevantes no campo da psicologia e complementada por teóricos importantes de outras áreas do conhecimento. Por meio da abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, participaram do estudo três influenciadoras digitais de moda e três seguidoras. A análise dos dados foi realizada por análise de conteúdo e houve a divisão em categorias que permitiram encontrar respostas para as indagações iniciais. O Instagram foi apontado como o principal canal de comunicação utilizado pelas participantes sobre o tema moda. As principais estratégias de influência social desenvolvidas em perfis de Instagram voltados especialmente para a moda, são de persuasão, e são classificadas como reciprocidade, comprometimento e consistência, validação social, admiração e afinidade, identificação e internalização; as bases de poder mais utilizadas foram de informação, de especialista e de referência. O processo de influência que ocorre através dos perfis foi percebido positivamente pelas entrevistadas. As repercussões nas condutas que foram relatadas apontaram que as seguidoras passaram a repensar a efemeridade de tendências de moda e a necessidade da prática do hiperconsumo. Constatou-se também que a influência não costuma ser percebida conscientemente pelas participantes analisadas.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-05-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T13:39:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-18T13:39:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30094
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30094/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30094/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Thianne_%20Luz_2019_PPGPSI_UFBA..pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30094/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Thianne_%20Luz_2019_PPGPSI_UFBA..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
7afe88c715713d7a75f15d76ec7ed750
af522b80d03568fb72d2ab3af2625412
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459595643879424