Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ian Castro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30095
Resumo: As tecnologias móveis desempenham uma função histórica e cultural, interferindo nos processos de sociabilidade do homem e suas práticas de consumo de produtos e informação. A publicidade, enquanto parte do campo da comunicação, também está cada vez mais atrelada às relações culturais e sociais, transformadas pela onipresença da tecnologia, computação ubíqua e mobilidade. A presente monografia se propõe a analisar as apropriações publicitárias contemporâneas dos dispostivos móveis de comunicação, prática chamada de mobile marketing, questinonando a sua redução à formatos transpostos de outras mídias para o ambiente móvel de comunicação. Como uma das formas mais promissoras de mobile marketing, são apresentados e discutidos os branded apps: aplicativos móveis, criados para fins publicitários, que exploram a gramática específica dos dispositivos móveis de comunicação para promoção de experiências diferenciadas com marcas.
id UFBA-2_e34afaefa60c8d877583a8a9853bda2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30095
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Souza, Ian Castro deLemos, André2019-07-18T13:41:20Z2019-07-18T13:41:20Z2019-07-182011Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30095As tecnologias móveis desempenham uma função histórica e cultural, interferindo nos processos de sociabilidade do homem e suas práticas de consumo de produtos e informação. A publicidade, enquanto parte do campo da comunicação, também está cada vez mais atrelada às relações culturais e sociais, transformadas pela onipresença da tecnologia, computação ubíqua e mobilidade. A presente monografia se propõe a analisar as apropriações publicitárias contemporâneas dos dispostivos móveis de comunicação, prática chamada de mobile marketing, questinonando a sua redução à formatos transpostos de outras mídias para o ambiente móvel de comunicação. Como uma das formas mais promissoras de mobile marketing, são apresentados e discutidos os branded apps: aplicativos móveis, criados para fins publicitários, que exploram a gramática específica dos dispositivos móveis de comunicação para promoção de experiências diferenciadas com marcas.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2019-07-18T13:22:07Z No. of bitstreams: 1 TCC - Branded Apps (final).pdf: 5305184 bytes, checksum: 411c689715bfc722403450b6d8014c30 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-18T13:41:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Branded Apps (final).pdf: 5305184 bytes, checksum: 411c689715bfc722403450b6d8014c30 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-18T13:41:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Branded Apps (final).pdf: 5305184 bytes, checksum: 411c689715bfc722403450b6d8014c30 (MD5)ComunicaçãoBranded appsMobile marketingExperiência de marcaDispositivos móveis de comunicaçãoPublicidadeBranded apps as experiências de marca na era da comunicação móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - Branded Apps (final).pdfTCC - Branded Apps (final).pdfapplication/pdf5305184https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/1/TCC%20-%20Branded%20Apps%20%28final%29.pdf411c689715bfc722403450b6d8014c30MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/2/license.txt3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5edMD52TEXTTCC - Branded Apps (final).pdf.txtTCC - Branded Apps (final).pdf.txtExtracted texttext/plain96653https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/3/TCC%20-%20Branded%20Apps%20%28final%29.pdf.txt266b83032e638cd4eb96f00410832f48MD53ri/300952022-02-21 00:27:09.928oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:27:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
title Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
spellingShingle Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
Souza, Ian Castro de
Comunicação
Branded apps
Mobile marketing
Experiência de marca
Dispositivos móveis de comunicação
Publicidade
title_short Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
title_full Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
title_fullStr Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
title_full_unstemmed Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
title_sort Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
author Souza, Ian Castro de
author_facet Souza, Ian Castro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ian Castro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lemos, André
contributor_str_mv Lemos, André
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Branded apps
Mobile marketing
Experiência de marca
Dispositivos móveis de comunicação
Publicidade
dc.subject.por.fl_str_mv Branded apps
Mobile marketing
Experiência de marca
Dispositivos móveis de comunicação
Publicidade
description As tecnologias móveis desempenham uma função histórica e cultural, interferindo nos processos de sociabilidade do homem e suas práticas de consumo de produtos e informação. A publicidade, enquanto parte do campo da comunicação, também está cada vez mais atrelada às relações culturais e sociais, transformadas pela onipresença da tecnologia, computação ubíqua e mobilidade. A presente monografia se propõe a analisar as apropriações publicitárias contemporâneas dos dispostivos móveis de comunicação, prática chamada de mobile marketing, questinonando a sua redução à formatos transpostos de outras mídias para o ambiente móvel de comunicação. Como uma das formas mais promissoras de mobile marketing, são apresentados e discutidos os branded apps: aplicativos móveis, criados para fins publicitários, que exploram a gramática específica dos dispositivos móveis de comunicação para promoção de experiências diferenciadas com marcas.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T13:41:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-18T13:41:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30095
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/1/TCC%20-%20Branded%20Apps%20%28final%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/3/TCC%20-%20Branded%20Apps%20%28final%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 411c689715bfc722403450b6d8014c30
3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5ed
266b83032e638cd4eb96f00410832f48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459597579550720