Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30095 |
Resumo: | As tecnologias móveis desempenham uma função histórica e cultural, interferindo nos processos de sociabilidade do homem e suas práticas de consumo de produtos e informação. A publicidade, enquanto parte do campo da comunicação, também está cada vez mais atrelada às relações culturais e sociais, transformadas pela onipresença da tecnologia, computação ubíqua e mobilidade. A presente monografia se propõe a analisar as apropriações publicitárias contemporâneas dos dispostivos móveis de comunicação, prática chamada de mobile marketing, questinonando a sua redução à formatos transpostos de outras mídias para o ambiente móvel de comunicação. Como uma das formas mais promissoras de mobile marketing, são apresentados e discutidos os branded apps: aplicativos móveis, criados para fins publicitários, que exploram a gramática específica dos dispositivos móveis de comunicação para promoção de experiências diferenciadas com marcas. |
id |
UFBA-2_e34afaefa60c8d877583a8a9853bda2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30095 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Souza, Ian Castro deLemos, André2019-07-18T13:41:20Z2019-07-18T13:41:20Z2019-07-182011Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30095As tecnologias móveis desempenham uma função histórica e cultural, interferindo nos processos de sociabilidade do homem e suas práticas de consumo de produtos e informação. A publicidade, enquanto parte do campo da comunicação, também está cada vez mais atrelada às relações culturais e sociais, transformadas pela onipresença da tecnologia, computação ubíqua e mobilidade. A presente monografia se propõe a analisar as apropriações publicitárias contemporâneas dos dispostivos móveis de comunicação, prática chamada de mobile marketing, questinonando a sua redução à formatos transpostos de outras mídias para o ambiente móvel de comunicação. Como uma das formas mais promissoras de mobile marketing, são apresentados e discutidos os branded apps: aplicativos móveis, criados para fins publicitários, que exploram a gramática específica dos dispositivos móveis de comunicação para promoção de experiências diferenciadas com marcas.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2019-07-18T13:22:07Z No. of bitstreams: 1 TCC - Branded Apps (final).pdf: 5305184 bytes, checksum: 411c689715bfc722403450b6d8014c30 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-18T13:41:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Branded Apps (final).pdf: 5305184 bytes, checksum: 411c689715bfc722403450b6d8014c30 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-18T13:41:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Branded Apps (final).pdf: 5305184 bytes, checksum: 411c689715bfc722403450b6d8014c30 (MD5)ComunicaçãoBranded appsMobile marketingExperiência de marcaDispositivos móveis de comunicaçãoPublicidadeBranded apps as experiências de marca na era da comunicação móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - Branded Apps (final).pdfTCC - Branded Apps (final).pdfapplication/pdf5305184https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/1/TCC%20-%20Branded%20Apps%20%28final%29.pdf411c689715bfc722403450b6d8014c30MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/2/license.txt3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5edMD52TEXTTCC - Branded Apps (final).pdf.txtTCC - Branded Apps (final).pdf.txtExtracted texttext/plain96653https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/3/TCC%20-%20Branded%20Apps%20%28final%29.pdf.txt266b83032e638cd4eb96f00410832f48MD53ri/300952022-02-21 00:27:09.928oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:27:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel |
title |
Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel |
spellingShingle |
Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel Souza, Ian Castro de Comunicação Branded apps Mobile marketing Experiência de marca Dispositivos móveis de comunicação Publicidade |
title_short |
Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel |
title_full |
Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel |
title_fullStr |
Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel |
title_full_unstemmed |
Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel |
title_sort |
Branded apps as experiências de marca na era da comunicação móvel |
author |
Souza, Ian Castro de |
author_facet |
Souza, Ian Castro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ian Castro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lemos, André |
contributor_str_mv |
Lemos, André |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Branded apps Mobile marketing Experiência de marca Dispositivos móveis de comunicação Publicidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branded apps Mobile marketing Experiência de marca Dispositivos móveis de comunicação Publicidade |
description |
As tecnologias móveis desempenham uma função histórica e cultural, interferindo nos processos de sociabilidade do homem e suas práticas de consumo de produtos e informação. A publicidade, enquanto parte do campo da comunicação, também está cada vez mais atrelada às relações culturais e sociais, transformadas pela onipresença da tecnologia, computação ubíqua e mobilidade. A presente monografia se propõe a analisar as apropriações publicitárias contemporâneas dos dispostivos móveis de comunicação, prática chamada de mobile marketing, questinonando a sua redução à formatos transpostos de outras mídias para o ambiente móvel de comunicação. Como uma das formas mais promissoras de mobile marketing, são apresentados e discutidos os branded apps: aplicativos móveis, criados para fins publicitários, que exploram a gramática específica dos dispositivos móveis de comunicação para promoção de experiências diferenciadas com marcas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-18T13:41:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-18T13:41:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30095 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/1/TCC%20-%20Branded%20Apps%20%28final%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30095/3/TCC%20-%20Branded%20Apps%20%28final%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
411c689715bfc722403450b6d8014c30 3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5ed 266b83032e638cd4eb96f00410832f48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459597579550720 |