A influência das dimensões do valor em uso no comportamento do consumidor através das Branded Mobile apps
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26597 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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A influência das dimensões do valor em uso no comportamento do consumidor através das Branded Mobile appsBranded Mobile AppsService Dominant LogicValor em UsoPersonalizaçãoExperiênciaRelacionamentoSatisfação do ConsumidorLealdade à MarcaValue in UsePersonalizationExperienceRelationshipConsumer SatisfactionBrand LoyaltyMestrado Bolonha em MarketingO avanço tecnológico nos smartphones tem provocado o surgimento de inúmeras soluções para o cliente, levando ao aparecimento de branded mobile apps que permitem uma conexão mais próxima entre as marcas e os clientes. Consequentemente, as marcas começam a criar e a adotar estes aplicativos, como uma forma de extensão das mesmas e, também, como um serviço proporcionado ao cliente. Desta forma, a presente investigação tem como intuito geral explorar o impacto das branded mobile apps no comportamento do consumidor, através da Service Dominant Logic, especificamente pelo Valor em Uso. Dado este propósito, foi desenvolvido um modelo conceptual que pretende explicar como as dimensões do valor uso (personalização, experiência e relacionamento) vão afetar a satisfação do consumidor e a lealdade à marca, aplicado aos supermercados portugueses, através da formulação de hipóteses entre estes construtos. Foi, assim, desenvolvido um estudo explanatório quantitativo de mono-método e cross-sectional, utilizando como técnica de recolha de dados o inquérito através de um questionário online, onde a amostragem foi não probabilística por conveniência. Foi possível obter 600 respostas válidas, sendo os dados analisados através do IBM SPSS Statistics com técnicas de análise fatorial, de fiabilidade e consistência interna, e as hipóteses testadas através de regressões lineares múltiplas. A análise dos resultados obtidos permitiu compreender que algumas dimensões do valor em uso, como a personalização, a experiência sensorial, bem como a confiança e o apego na marca, têm impacto na satisfação do consumidor, enquanto que na lealdade à marca todas as mencionadas têm impacto à exceção do apego com a marca. Além disso a própria satisfação afeta positivamente a lealdade à marca. Posto isto, em termos académicos, a presente investigação permitiu colmatar algumas lacunas no estudo das branded mobile apps e abrir caminho para novos estudos, enquanto que a nível empresarial surgiram insights significativos para serem aplicados pelos gestores de marketing, demonstrando, assim, o valor das branded mobile apps para as empresas.The technological advance in smartphones has caused the emergence of numerous solutions for the customer, leading to the appearance of branded mobile apps that allow a closer connection between brands and customers. Consequently, brands are starting to create and adopt these apps, as an extension of themselves and as a service provided to the customer. Thus, this research aims to explore the impact of branded mobile apps on consumer behavior, through the Service Dominant Logic, specifically through the Value in Use. Given this purpose, a conceptual model was developed to explain how the dimensions of value in use (personalization, experience, and relationship) will affect consumer satisfaction and brand loyalty, applied to Portuguese supermarkets, formulating hypotheses between these constructs. Thus, a quantitative singlemethod and cross-sectional explanatory study was developed, using a survey through an online questionnaire as the data collection technique, where the sampling was non-probabilistic by convenience. It was possible to obtain 600 valid answers, and the data were analyzed using IBM SPSS Statistics, with factor analysis, reliability, and internal consistency techniques, and the hypotheses were tested through multiple linear regressions. Through the results obtained, it was possible to understand that some dimensions of value in use, such as personalization, sensory experience, as well as brand trust and brand attachment, have an impact on consumer satisfaction, whereas in brand loyalty all mentioned have an impact except for brand attachment. In addition, satisfaction itself positively affects brand loyalty. Having said that, in academic terms, this research allowed filling some gaps in the study of branded mobile apps and opened the way for new studies, while at the business level significant insights emerged to be applied by marketing managers, thus demonstrating the value of branded mobile apps for companies.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, Susana Fernandes dosRepositório da Universidade de LisboaMendes, Rita de Carvalho2022-12-27T15:12:41Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26597porMendes, Rita de Carvalho (2022). “A influência das dimensões do valor em uso no comportamento do consumidor através das Branded Mobile apps”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:40:07Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/26597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:40:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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