O jogo dramático influenciando na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32276 |
Resumo: | A presente monografia é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo geral Identificar e refletir o Jogo Dramático Infantil enquanto elemento curricular na Educação Infantil. A pesquisa tem caráter qualitativo descritivo e está organizada metodologicamente como estudo de caso, o que implicou identificar, descrever, fundamentar refletir e registrar. Escolhi três escolas para realizar minha pesquisa de campo, duas escolas do setor privado e uma escola do setor público. Em cada escola observei uma turma de educação infantil e realizei entrevistas com as professoras das turmas. Nas observações tive como foco o Jogo Dramático Infantil nas atividades pedagógicas direcionadas e não direcionadas pelas professoras, também observei os espaços físicos enquanto motivadores de Jogos Dramáticos Infantis. Nas entrevistas procurei identificar o Jogo Dramático Infantil no projeto pedagógico da escola, o referencial teórico da professora e sua metodologia. A partir da coleta de dados e dos estudos teóricos realizei umas reflexões sobre os dados obtidos e percebi que o Jogo Dramático Infantil ainda não demarcou terreno na educação Infantil enquanto componente curricular. Os espaços físicos observados ainda são marcados por uma estética dura e sem corpo, a mente é o que prevalece escrever e ler continua sendo a meta, quase única, o jogo tem força nas atividades livres. O registro desta pesquisa, a monografia, está organizado a partir de introdução, três capítulos e as considerações finais. No primeiro capítulo apresento, resumidamente, o caminho histórico da Educação Infantil no Brasil, no segundo capítulo faço uma reflexão teórica sobre O Jogo a partir de três sub-temas referenciados por: Huizinga, Kishimoto, Vygotski e Slade. No terceiro capítulo faço uma reflexão, a luz dos teóricos estudados, dos dados coletados no campo. Nas considerações finais, apresento uma síntese da minha pesquisa, procuro evidenciar os contrastes entre as escolas e os dados coletados, tento apontar possível crescimento na Educação Infantil no que se refere apropriação do Jogo Dramático Infantil na Educação Infantil. A presente pesquisa foi uma oportunidade de realizar um exercício metodológico e também uma oportunidade de pensar sobre o lugar do jogo na educação infantil. |
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Silva, Andréa ConceiçãoSilva, Rilmar Lopes daSiqueira, Sandra Maria MarinhoCanda, Cilene NascimentoSilva, Rilmar Lopes da2020-10-05T18:20:22Z2020-10-05T18:20:22Z2020-10-052008TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32276A presente monografia é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo geral Identificar e refletir o Jogo Dramático Infantil enquanto elemento curricular na Educação Infantil. A pesquisa tem caráter qualitativo descritivo e está organizada metodologicamente como estudo de caso, o que implicou identificar, descrever, fundamentar refletir e registrar. Escolhi três escolas para realizar minha pesquisa de campo, duas escolas do setor privado e uma escola do setor público. Em cada escola observei uma turma de educação infantil e realizei entrevistas com as professoras das turmas. Nas observações tive como foco o Jogo Dramático Infantil nas atividades pedagógicas direcionadas e não direcionadas pelas professoras, também observei os espaços físicos enquanto motivadores de Jogos Dramáticos Infantis. Nas entrevistas procurei identificar o Jogo Dramático Infantil no projeto pedagógico da escola, o referencial teórico da professora e sua metodologia. A partir da coleta de dados e dos estudos teóricos realizei umas reflexões sobre os dados obtidos e percebi que o Jogo Dramático Infantil ainda não demarcou terreno na educação Infantil enquanto componente curricular. Os espaços físicos observados ainda são marcados por uma estética dura e sem corpo, a mente é o que prevalece escrever e ler continua sendo a meta, quase única, o jogo tem força nas atividades livres. O registro desta pesquisa, a monografia, está organizado a partir de introdução, três capítulos e as considerações finais. No primeiro capítulo apresento, resumidamente, o caminho histórico da Educação Infantil no Brasil, no segundo capítulo faço uma reflexão teórica sobre O Jogo a partir de três sub-temas referenciados por: Huizinga, Kishimoto, Vygotski e Slade. No terceiro capítulo faço uma reflexão, a luz dos teóricos estudados, dos dados coletados no campo. Nas considerações finais, apresento uma síntese da minha pesquisa, procuro evidenciar os contrastes entre as escolas e os dados coletados, tento apontar possível crescimento na Educação Infantil no que se refere apropriação do Jogo Dramático Infantil na Educação Infantil. A presente pesquisa foi uma oportunidade de realizar um exercício metodológico e também uma oportunidade de pensar sobre o lugar do jogo na educação infantil.ABSTRACT - The present monograph is resulted of a research project that had as objective generality To identify and to reflect Dramatically the Game Infantile while curricular element in the Infantile Education. The research has descriptive qualitative character and is organized methodology as case study, what it implied to identify, to describe, to base to reflect and to register. I chose three schools to carry through my research of field, two schools of the private sector and a school of the public sector. In each school I observed a group of infantile education and carried through interviews with the teachers of the groups. In the comments I had as focus the Infantile Dramatically Game in the directed pedagogical activities and not directed for the teachers, also I observed the physical spaces while motivators of Infantile Dramatically Games. In the interviews I looked for to identify the Infantile Dramatically Game in the pedagogical project of the school, the theoretical referential of the teacher and its methodology. From the collection of data and the theoretical studies I carried through reflections on the gotten data and perceived that the Infantile Dramatically Game not yet demarcated land in curricular component the Infantile education while. The observed physical spaces still are marked by aesthetic a hard one and without body, the mind is what it prevails to write and to read continues being the goal, almost only, the game has force in the free activities. The register of this research, the monograph, is organized from the final introduction, three chapters and consideration end. In the first chapter I present, summarized the historical way of the Infantile Education in Brazil, in as chapter I make a theoretical reflection on the Game from three sub-subjects reference for: Huizinga, Kishimoto, Vygotski and Slade. In the third chapter I make a reflection, the light of the studied theoreticians, the data collected in the field. In the final considerações, I present a synthesis of my research, look for to evidence the contrasts between the schools and the collected data, I try to point possible growth in the Infantile Education in what it is mentioned is Dramatically appropriation of the Infantile Game in the Infantile Education. The present research was a chance to carry through a methodology exercise of the research and also a chance to think on the place of the game about the infantile education.Submitted by Rafaela Bispo (bispo.rafaela@ufba.br) on 2020-10-02T19:44:35Z No. of bitstreams: 1 Monografia de Graduação.pdf: 357102 bytes, checksum: 54beac9a288c8efffa96b300962a525c (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2020-10-05T18:20:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia de Graduação.pdf: 357102 bytes, checksum: 54beac9a288c8efffa96b300962a525c (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-05T18:20:22Z (GMT). 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