Secretariado jurídico remoto: um estudo sobre as configurações do trabalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bianca Gomes Silva dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37788
Resumo: O profissional de Secretariado Executivo, capacitado para desenvolver suas atividades em organizações de diversos segmentos, se mostra como um grande facilitador na área jurídica, segmentando a sua atuação profissional no âmbito do ‘Secretariado Jurídico’. Com o avanço da tecnologia no mundo do trabalho, os(as) secretários(as) puderam oferecer serviços de assessoria, gestão e planejamento para profissionais da área do direito, sobretudo para advogados, através do trabalho remoto. Atualmente, é possível encontrar por meio das redes sociais profissionais que entregam serviços de secretariado jurídico de forma remota, evidenciando que o ‘Secretariado Jurídico Remoto’ é uma área de atuação profissional em ascensão. Neste sentido, essa pesquisa objetiva investigar as configurações do trabalho do secretário executivo no secretariado jurídico remoto. A metodologia adotada para o trabalho baseia-se em uma pesquisa de natureza aplicada, caráter exploratório-descritivo, com abordagem metodológica qualitativa para coleta e análise dos dados. Na etapa de coleta de dados, foi utilizada a técnica de entrevistas semiestruturadas com as participantes da pesquisa: profissionais que atuam como secretárias jurídicas remotas. Participaram dessa pesquisa cinco profissionais, que foram entrevistadas entre os dias 16 e 26 de maio de 2023. Já a análise dos dados foi feita através do método de análise de conteúdo. Os resultados principais indicam que o secretariado jurídico remoto configura-se como uma possibilidade profissional para secretários executivos e que as principais atividades realizadas pelo público participante dessa pesquisa dividem-se nos campos de assessoria, técnicas e gestão secretarial, marketing e design. Como exemplos, podem ser citados o atendimento ao cliente, a gestão de audiência e prazos processuais, gestão de softwares jurídicos, a mediação na comunicação e a prospecção de clientes. Além disso, é importante ressaltar que a atuação nessa atividade demanda competências tecnológicas, comportamentais e comunicacionais para lidar com os públicos e demandas da atuação no secretariado jurídico remoto.
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Neste sentido, essa pesquisa objetiva investigar as configurações do trabalho do secretário executivo no secretariado jurídico remoto. A metodologia adotada para o trabalho baseia-se em uma pesquisa de natureza aplicada, caráter exploratório-descritivo, com abordagem metodológica qualitativa para coleta e análise dos dados. Na etapa de coleta de dados, foi utilizada a técnica de entrevistas semiestruturadas com as participantes da pesquisa: profissionais que atuam como secretárias jurídicas remotas. Participaram dessa pesquisa cinco profissionais, que foram entrevistadas entre os dias 16 e 26 de maio de 2023. Já a análise dos dados foi feita através do método de análise de conteúdo. Os resultados principais indicam que o secretariado jurídico remoto configura-se como uma possibilidade profissional para secretários executivos e que as principais atividades realizadas pelo público participante dessa pesquisa dividem-se nos campos de assessoria, técnicas e gestão secretarial, marketing e design. Como exemplos, podem ser citados o atendimento ao cliente, a gestão de audiência e prazos processuais, gestão de softwares jurídicos, a mediação na comunicação e a prospecção de clientes. 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