De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Daniella Amaral
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27544
Resumo: Esta tese contempla o estudo de cinco releituras sobre a figura tradicional do Minotauro, presentes nas seguintes produções: o Canto XII do Inferno (século XIV), de Dante Alighieri; o esboço a óleo Dédalo e o Minotauro (1636), de Peter Paul Rubens; a ilustração de Gustave Doré para o Inferno dantesco, intitulada O Minotauro (1861); o texto infanto-juvenil O Minotauro (1939), de Monteiro Lobato, e o conto ―A Casa de Asterion‖ (1949), de Jorge Luis Borges. Com isto, objetiva-se analisar como o uso, seja da estilização, ou da paródia, aproximou o Minotauro do que a Antiguidade concebe como natureza humana e o afastou dos seus elementos constitutivos tradicionais. Para tanto, são tomados como balizadores, a taxonomia de Gérard Genette sobre as relações intertextuais, os estudos sobre a paródia e estilização em Sant‘Anna, Hutcheon e Bakhtin e, uma vez que a análise dos diálogos entre literatura e imagem é mediada pelos contextos histórico-culturais e questões ideológicas, considera-se igualmente a noção de tradução intersemiótica, a partir de Jakobson, e as discussões de Lefevere e Even-Zohar acerca das reescrituras e seus contextos de produção. A partir desta pesquisa, observou-se que, sendo o Minotauro um ser de fronteira entre o humano e o não humano, suas transformações perpetuam sua instabilidade, assim como a possibilidade, peculiar aos personagens míticos, de serem múltiplos, sem perderem de todo a conexão com suas fontes mais remotas.
id UFBA-2_eebe33885f720adfd3ff39f0b1c41c80
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27544
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Tavares, Daniella AmaralTavares, Daniella AmaralHolzhausen, MarleneRamos, Elizabeth SantosSantos Sobrinho, José AmaranteFreire, Luiz Alberto RibeiroCarmo, Tereza Pereira do2018-09-28T18:53:13Z2018-09-28T18:53:13Z2018-09-282018-02-16Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27544Esta tese contempla o estudo de cinco releituras sobre a figura tradicional do Minotauro, presentes nas seguintes produções: o Canto XII do Inferno (século XIV), de Dante Alighieri; o esboço a óleo Dédalo e o Minotauro (1636), de Peter Paul Rubens; a ilustração de Gustave Doré para o Inferno dantesco, intitulada O Minotauro (1861); o texto infanto-juvenil O Minotauro (1939), de Monteiro Lobato, e o conto ―A Casa de Asterion‖ (1949), de Jorge Luis Borges. Com isto, objetiva-se analisar como o uso, seja da estilização, ou da paródia, aproximou o Minotauro do que a Antiguidade concebe como natureza humana e o afastou dos seus elementos constitutivos tradicionais. Para tanto, são tomados como balizadores, a taxonomia de Gérard Genette sobre as relações intertextuais, os estudos sobre a paródia e estilização em Sant‘Anna, Hutcheon e Bakhtin e, uma vez que a análise dos diálogos entre literatura e imagem é mediada pelos contextos histórico-culturais e questões ideológicas, considera-se igualmente a noção de tradução intersemiótica, a partir de Jakobson, e as discussões de Lefevere e Even-Zohar acerca das reescrituras e seus contextos de produção. A partir desta pesquisa, observou-se que, sendo o Minotauro um ser de fronteira entre o humano e o não humano, suas transformações perpetuam sua instabilidade, assim como a possibilidade, peculiar aos personagens míticos, de serem múltiplos, sem perderem de todo a conexão com suas fontes mais remotas.The thesis enquiries into the study of the classical Minotaur and its reinterpretations in five different productions: the Canto XII of Inferno (14th century), by Dante Alighieri; the sketch named Daedalus and the Minotaur (1636), oil on canvas by Peter Paul Rubens; the artwork painted by Gustave Doré for Dante‘s Inferno, The Minotaur (1861); Monteiro Lobato‘s text for children, also The Minotaur (1939), and the short story ―A Casa de Asterion‖ (1949), written by Jorge Luis Borges. The study aims to analyze in which ways the use of either stylization or parody brought the Minotaur closer to what it was envisioned by antiquity as human nature and rejected its traditional constituent elements. Hence the taxonomy of Gérard Genette is used as a reference to transtextuality, along with Sant‘Anna‘s, Hutcheon and Bakhtin studies on stylization, and parody. Since literature and image are correlated, the analysis is embedded in historical and cultural contexts, as well as ideological questions, Jakobson‘s ideas on semiotic translation are mentioned, additionally the analysis of Lefevere and Even-Zohar on rewritings and its production contexts are also used. This research indicates that The Minotaur is a being in the borderline between what is human and non-human, therefore, its transformations preserve its instability, along with the unique characteristic of being multiple without failing to keep its connection with a distant origin, as all the mythical creatures do.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-09-28T14:43:28Z No. of bitstreams: 1 daniella_amaral_tese.pdf: 5187586 bytes, checksum: dd4f8249a5759969949f0c196e1bf3c4 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-28T18:53:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 daniella_amaral_tese.pdf: 5187586 bytes, checksum: dd4f8249a5759969949f0c196e1bf3c4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-28T18:53:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 daniella_amaral_tese.pdf: 5187586 bytes, checksum: dd4f8249a5759969949f0c196e1bf3c4 (MD5)FAPESBLetrasMinotauroReleituraMonstroDanteRubensDoréLobatoBorgesDe Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdaniella_amaral_tese.pdfdaniella_amaral_tese.pdfapplication/pdf5187586https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27544/1/daniella_amaral_tese.pdfdd4f8249a5759969949f0c196e1bf3c4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27544/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTdaniella_amaral_tese.pdf.txtdaniella_amaral_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain431886https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27544/3/daniella_amaral_tese.pdf.txtde61b4a614fcbc0e3bcc7b5430ffd793MD53ri/275442022-07-05 14:03:56.572oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX
title De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX
spellingShingle De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX
Tavares, Daniella Amaral
Letras
Minotauro
Releitura
Monstro
Dante
Rubens
Doré
Lobato
Borges
title_short De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX
title_full De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX
title_fullStr De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX
title_full_unstemmed De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX
title_sort De Minotauro a Asterion: transmutações do prisioneiro do labirinto entre os séculos XIV e XX
author Tavares, Daniella Amaral
author_facet Tavares, Daniella Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Daniella Amaral
Tavares, Daniella Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Holzhausen, Marlene
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Elizabeth Santos
Santos Sobrinho, José Amarante
Freire, Luiz Alberto Ribeiro
Carmo, Tereza Pereira do
contributor_str_mv Holzhausen, Marlene
Ramos, Elizabeth Santos
Santos Sobrinho, José Amarante
Freire, Luiz Alberto Ribeiro
Carmo, Tereza Pereira do
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Minotauro
Releitura
Monstro
Dante
Rubens
Doré
Lobato
Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Minotauro
Releitura
Monstro
Dante
Rubens
Doré
Lobato
Borges
description Esta tese contempla o estudo de cinco releituras sobre a figura tradicional do Minotauro, presentes nas seguintes produções: o Canto XII do Inferno (século XIV), de Dante Alighieri; o esboço a óleo Dédalo e o Minotauro (1636), de Peter Paul Rubens; a ilustração de Gustave Doré para o Inferno dantesco, intitulada O Minotauro (1861); o texto infanto-juvenil O Minotauro (1939), de Monteiro Lobato, e o conto ―A Casa de Asterion‖ (1949), de Jorge Luis Borges. Com isto, objetiva-se analisar como o uso, seja da estilização, ou da paródia, aproximou o Minotauro do que a Antiguidade concebe como natureza humana e o afastou dos seus elementos constitutivos tradicionais. Para tanto, são tomados como balizadores, a taxonomia de Gérard Genette sobre as relações intertextuais, os estudos sobre a paródia e estilização em Sant‘Anna, Hutcheon e Bakhtin e, uma vez que a análise dos diálogos entre literatura e imagem é mediada pelos contextos histórico-culturais e questões ideológicas, considera-se igualmente a noção de tradução intersemiótica, a partir de Jakobson, e as discussões de Lefevere e Even-Zohar acerca das reescrituras e seus contextos de produção. A partir desta pesquisa, observou-se que, sendo o Minotauro um ser de fronteira entre o humano e o não humano, suas transformações perpetuam sua instabilidade, assim como a possibilidade, peculiar aos personagens míticos, de serem múltiplos, sem perderem de todo a conexão com suas fontes mais remotas.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-28T18:53:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-28T18:53:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27544
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Tese
identifier_str_mv Tese
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27544/1/daniella_amaral_tese.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27544/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27544/3/daniella_amaral_tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dd4f8249a5759969949f0c196e1bf3c4
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
de61b4a614fcbc0e3bcc7b5430ffd793
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459575311990784