Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aquino, Carla de, Buske, Ana Carolina Signor, Silva, Israel Fraga da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221202
Resumo: Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da categoria /ɛ/ no pós-teste imediato. A análise acústica dos estímulos, associada à verificação dos dados de identificação, mostra que os ouvintes brasileiros tomam F1 como pista prioritária para a distinção entre as categorias fonológicas de /e/ e /ɛ/ nas produções em L2 do aprendiz.
id UFRGS-2_308e3c99a36655e096b37b0dbfa8d6ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Ubiratã KickhöfelAquino, Carla deBuske, Ana Carolina SignorSilva, Israel Fraga da2021-05-18T04:36:30Z20201415-2533http://hdl.handle.net/10183/221202001125338Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da categoria /ɛ/ no pós-teste imediato. A análise acústica dos estímulos, associada à verificação dos dados de identificação, mostra que os ouvintes brasileiros tomam F1 como pista prioritária para a distinção entre as categorias fonológicas de /e/ e /ɛ/ nas produções em L2 do aprendiz.Departing from a conception of pronunciation teaching based on the Intelligibility Principle (LEVIS, 2005, 2018), in this paper we verify the effects of explicit instruction on the identification, by Brazilian listeners, of the front mid vowels produced by an Argentinian learner of Brazilian Portuguese. The perceptual experiment included data obtained from a pre-test, an immediate post-test and a retention test (18 weeks after instruction). The results show a significant improvement in the identification rates of /ɛ/ in the immediate post-test. The acoustic analysis of stimuli and the verification of the identification data show that Brazilian listeners take F1 as a main cue in the distinction between the phonological categories of /e/ and /ɛ/ in the learner’s L2 productions.application/pdfporVeredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [219]-247Língua portuguesaPronúnciaInstrução explícitaVogalLinguagem e línguasExplicit instructionL2 pronunciationCue weightingSpeech intelligibilityEfeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiroEffects of explicit pronunciation instruction on local intelligibility : a study on the identification, by Brazilian listeners, of the mid front vowels produced by an Argentinean learner of Brazilian Portugueseinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125338.pdf.txt001125338.pdf.txtExtracted Texttext/plain79850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221202/2/001125338.pdf.txtc9a9619c7d5c040e455c858074ad264fMD52ORIGINAL001125338.pdfTexto completoapplication/pdf755793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221202/1/001125338.pdf9adc6c33391b09ab3d60aa45604629a0MD5110183/2212022023-08-18 03:40:17.746144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-18T06:40:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Effects of explicit pronunciation instruction on local intelligibility : a study on the identification, by Brazilian listeners, of the mid front vowels produced by an Argentinean learner of Brazilian Portuguese
title Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
spellingShingle Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Língua portuguesa
Pronúncia
Instrução explícita
Vogal
Linguagem e línguas
Explicit instruction
L2 pronunciation
Cue weighting
Speech intelligibility
title_short Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
title_full Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
title_fullStr Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
title_full_unstemmed Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
title_sort Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
author Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_facet Alves, Ubiratã Kickhöfel
Aquino, Carla de
Buske, Ana Carolina Signor
Silva, Israel Fraga da
author_role author
author2 Aquino, Carla de
Buske, Ana Carolina Signor
Silva, Israel Fraga da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ubiratã Kickhöfel
Aquino, Carla de
Buske, Ana Carolina Signor
Silva, Israel Fraga da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Pronúncia
Instrução explícita
Vogal
Linguagem e línguas
topic Língua portuguesa
Pronúncia
Instrução explícita
Vogal
Linguagem e línguas
Explicit instruction
L2 pronunciation
Cue weighting
Speech intelligibility
dc.subject.eng.fl_str_mv Explicit instruction
L2 pronunciation
Cue weighting
Speech intelligibility
description Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da categoria /ɛ/ no pós-teste imediato. A análise acústica dos estímulos, associada à verificação dos dados de identificação, mostra que os ouvintes brasileiros tomam F1 como pista prioritária para a distinção entre as categorias fonológicas de /e/ e /ɛ/ nas produções em L2 do aprendiz.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-18T04:36:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221202
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2533
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125338
identifier_str_mv 1415-2533
001125338
url http://hdl.handle.net/10183/221202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Veredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [219]-247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221202/2/001125338.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221202/1/001125338.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9a9619c7d5c040e455c858074ad264f
9adc6c33391b09ab3d60aa45604629a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225018084950016