O professor crítico-reflexivo de língua inglesa na contemporaneidade: do estágio à prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Mônica Veloso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27982
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, realizada com professores em formação do quinto semestre da licenciatura em Língua Inglesa da UNEB, campus XIV, da cidade de Conceição do Coité. O objetivo principal deste trabalho é o de investigar como a reflexão crítica, atrelada à ação fomentadora de se pensar o ato de ensinar, alcança o aluno estagiário no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado. A metodologia utilizada teve como instrumentos de pesquisa a análise dos regulamentos que regem a disciplina Estágio Supervisionado; as ementas e planejamentos do professor orientador; a observação de aulas dos futuros professores de língua inglesa; análise de entrevistas semiestruturadas e questionários realizados com os professores em formação. O uso da memória documental da disciplina Estágio Supervisionado me permitiu acompanhar em detalhes o fazer cotidiano dos estagiários na construção das estratégias metodológicas a serem aplicadas em sala de aula. No que se refere ao acompanhamento das aulas, a experiência me possibilitou identificar o comportamento dos estagiários diante dos desafios que se impõem na imprevisibilidade que constitui a dinâmica de uma prática escolar. Os dados da pesquisa foram nos revelando que os estagiários, independentemente de que tivessem ou não experiência prévia em sala de aula, apresentavam uma visível fragilidade na composição do plano de aula, em termos de reflexão crítica sobre seu fazer cotidiano. Por outro lado, à medida que o debate reflexivo, possibilitado pela disciplina Estágio Supervisionado, ia se legitimando, foi perceptível o impacto, entre eles, ainda de forma muito incipiente, tanto na reflexão teórica quanto na ação prática, À título de conclusão foi possível identificar, no processo de formação de futuros professores, o quanto a reflexão crítica se caracteriza como um elemento imprescindível. A reflexão crítica cumpre a função de desconstrução e ressignificação de valores, crenças e preconceitos, identificados nos estagiários e refletidos de maneira direta em sua prática profissional. Nesse contexto, a disciplina Estágio Supervisionado, acaba por transformar-se no instrumento de mediação por excelência do dialético encontro entre o conhecimento prévio do estagiário e a construção de novos saberes. No fundo, o que realmente está em jogo é a possibilidade de realização de um trabalho que contemple como resultado final a melhor qualificação dos futuros profissionais de língua inglesa.
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A metodologia utilizada teve como instrumentos de pesquisa a análise dos regulamentos que regem a disciplina Estágio Supervisionado; as ementas e planejamentos do professor orientador; a observação de aulas dos futuros professores de língua inglesa; análise de entrevistas semiestruturadas e questionários realizados com os professores em formação. O uso da memória documental da disciplina Estágio Supervisionado me permitiu acompanhar em detalhes o fazer cotidiano dos estagiários na construção das estratégias metodológicas a serem aplicadas em sala de aula. No que se refere ao acompanhamento das aulas, a experiência me possibilitou identificar o comportamento dos estagiários diante dos desafios que se impõem na imprevisibilidade que constitui a dinâmica de uma prática escolar. Os dados da pesquisa foram nos revelando que os estagiários, independentemente de que tivessem ou não experiência prévia em sala de aula, apresentavam uma visível fragilidade na composição do plano de aula, em termos de reflexão crítica sobre seu fazer cotidiano. Por outro lado, à medida que o debate reflexivo, possibilitado pela disciplina Estágio Supervisionado, ia se legitimando, foi perceptível o impacto, entre eles, ainda de forma muito incipiente, tanto na reflexão teórica quanto na ação prática, À título de conclusão foi possível identificar, no processo de formação de futuros professores, o quanto a reflexão crítica se caracteriza como um elemento imprescindível. A reflexão crítica cumpre a função de desconstrução e ressignificação de valores, crenças e preconceitos, identificados nos estagiários e refletidos de maneira direta em sua prática profissional. Nesse contexto, a disciplina Estágio Supervisionado, acaba por transformar-se no instrumento de mediação por excelência do dialético encontro entre o conhecimento prévio do estagiário e a construção de novos saberes. No fundo, o que realmente está em jogo é a possibilidade de realização de um trabalho que contemple como resultado final a melhor qualificação dos futuros profissionais de língua inglesa.This is the result of a qualitative ethnographic research, carried out with teachers in training attending the fifth semester of the Undergraduate English Language at UNEB Campus XIV, in the town of Conceição do Coité. The main objective of this study is to investigate how critical reflection, linked to a fomenting action of thinking the act of teaching, reaches the intern student within the Supervised Internship discipline. The metodology used had as instruments of research the analysis the regulations governing the Supervised Internship discipline; the summaries and planning of the mentor teacher; class observation of future English language teachers; analysis of semistructured interviews and questionnaires answered by teachers in training. The use of documentation from the Supervised Internship Discipline, allowed me to perceive in detail the daily tasks of the trainees in their construction of methodological strategies to be applied in their classes. The experience of class observation enabled me to identify the behavior of trainees towards the challenges imposed on the unpredictability that is the dynamics of a school practice. The survey data revealed that, regardless of whether trainees had had some prior experience in the classroom, they had a tangible weakness in the lesson planning, concerning critical reflection about their daily tasks. On the other hand, it was noticeable among them the impact on both the theoretical reflection as in practical actions, as the reflective debate made possible by the Supervised Internship discipline would be legitimizing. In conclusion, it was possible to identify how critical thinking is characterized as an essential element in the formation of future teachers. Critical reflection fulfills the function deconstruction and redefinition of values, beliefs and prejudices, identified the trainees and reflected in a direct way in their professional practice. In this context, Supervised Internship discipline ultimately becomes a mediation tool for excellence of dialectical encounter between the prior knowledge of the intern and the construction of new knowledge. What really is at stake, after all it is the possibility of carrying out a work that contemplates the final result the best qualification of future English language professionals.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-11-19T14:10:29Z No. of bitstreams: 1 BORGES, Mônica Veloso. DISSERTAÇÃO.pdf: 1368946 bytes, checksum: 083df8a9ab7ca2ca5df3223ba277ef04 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-11-19T16:36:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORGES, Mônica Veloso. DISSERTAÇÃO.pdf: 1368946 bytes, checksum: 083df8a9ab7ca2ca5df3223ba277ef04 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-19T16:36:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BORGES, Mônica Veloso. 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