Marketing e competitividade no turismo da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça Junior, Érico Pina
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340
Resumo: Esta dissertação trata de questões relacionadas ao marketing e a competitividade do turismo no Estado da Bahia, buscando integrar conceitos de organizações de aprendizagem como forma de obtenção de melhores resultados, tanto na competitividade quanto no marketing turístico do produto Bahia. Utilizou-se de duas pesquisas específicas onde se buscou a opinião do operador de turismo internacional sobre a Bahia como destino turístico comparando-a a outros produtos similares em nível mundial. Em seguida buscou-se avaliar a percepção da marca Bahia perante o mercado nacional através da técnica de pesquisa do Focus Group, na cidade de São Paulo, por tratar-se do maior mercado emissor para a Bahia. Esta última pesquisa visava também um maior aprofundamento na percepção do consumidor de turismo sobre o ato de viajar e a escolha de um destino. Os resultados das pesquisas confrontados com o referencial bibliográfico usado, demonstraram o perfil de um “novo turista”, mais atento às características de ordem sócio-culturais, enfatizando ainda valores ecológicos, que, reunidos, possam propiciar a vivencia de novas experiências quando na realização de uma viagem. Confrontando-se ainda essas conclusões aos modelos de gestão empresarial vigentes na Bahia, pôde-se constatar uma inércia do trade frente às novas prerrogativas exigidas pelo turismo na atualidade, sobretudo na necessidade premente de constituírem-se alianças estratégicas que permitam formatar e gerir produtos que venham de encontro a essa nova realidade do turismo.
id UFBA-2_faf194beb53e771698585020ad1dbe9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35340
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-05-25T14:02:53Z2022-05-25T14:02:53Z2003-07-07https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340Esta dissertação trata de questões relacionadas ao marketing e a competitividade do turismo no Estado da Bahia, buscando integrar conceitos de organizações de aprendizagem como forma de obtenção de melhores resultados, tanto na competitividade quanto no marketing turístico do produto Bahia. Utilizou-se de duas pesquisas específicas onde se buscou a opinião do operador de turismo internacional sobre a Bahia como destino turístico comparando-a a outros produtos similares em nível mundial. Em seguida buscou-se avaliar a percepção da marca Bahia perante o mercado nacional através da técnica de pesquisa do Focus Group, na cidade de São Paulo, por tratar-se do maior mercado emissor para a Bahia. Esta última pesquisa visava também um maior aprofundamento na percepção do consumidor de turismo sobre o ato de viajar e a escolha de um destino. Os resultados das pesquisas confrontados com o referencial bibliográfico usado, demonstraram o perfil de um “novo turista”, mais atento às características de ordem sócio-culturais, enfatizando ainda valores ecológicos, que, reunidos, possam propiciar a vivencia de novas experiências quando na realização de uma viagem. Confrontando-se ainda essas conclusões aos modelos de gestão empresarial vigentes na Bahia, pôde-se constatar uma inércia do trade frente às novas prerrogativas exigidas pelo turismo na atualidade, sobretudo na necessidade premente de constituírem-se alianças estratégicas que permitam formatar e gerir produtos que venham de encontro a essa nova realidade do turismo.This dissertation aims to approach questions related to tourism marketing and competitivity in the state of Bahia, seeking to integrate the learning organization concepts as a way to obtain better results, not only in competitivity but in marketing of the Bahia product. The research for this dissertation was performed via two specific inquiries in order to ascertain the international tour operators’ opinion about Bahia as a tourism destination, comparing it to others similar products in the world. Subsequently, through a focus group, this dissertation evaluated the perception of the Bahia brand in the São Paulo market, because this city represents the major national market for Bahia. The focus groups also aim to get information on how the decision to travel was made and how the destination was chosen. The results demonstrate the appearance of a new tourist profile, more concerned with socio-cultural matters and emphasizing ecological values that will generate new experiences. Comparing these data with the business culture of the Bahia tourism trade, it is possible to conclude that there is a gap between the new tourism trends and the current emphasis by the tourism sector. Forming strategic alliances that create, offer and manage these new tourism products for this new tourist can narrow this gap.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-05-23T19:41:59Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL completa.pdf: 1540846 bytes, checksum: c7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Administração (bibadm@ufba.br) on 2022-05-25T14:02:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL completa.pdf: 1540846 bytes, checksum: c7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-25T14:02:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL completa.pdf: 1540846 bytes, checksum: c7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112 (MD5) Previous issue date: 2003-07-07porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoServices Marketing (Tourism) - BahiaTourism - BahiaCompetitivenessTourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia BrandCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketing de serviços (Turismo) - BahiaTurismo - BahiaMarketingCompetitividadeTurismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca BahiaMarketing e competitividade no turismo da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlmeida, GilbertoAlmeida, GilbertoLadeira, Rodrigohttps://orcid.org/0000-0001-8243-7270http://lattes.cnpq.br/2458185696007117Cardoso, CláudioNão temMendonça Junior, Érico Pinareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVERSÃO FINAL completa.pdfVERSÃO FINAL completa.pdfapplication/pdf1540846https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/1/VERS%c3%83O%20FINAL%20completa.pdfc7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXTVERSÃO FINAL completa.pdf.txtVERSÃO FINAL completa.pdf.txtExtracted texttext/plain309020https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/3/VERS%c3%83O%20FINAL%20completa.pdf.txt64d6280301c684e94d91d472d93adfd9MD53ri/353402022-05-28 04:26:50.906oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-05-28T07:26:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing e competitividade no turismo da Bahia
title Marketing e competitividade no turismo da Bahia
spellingShingle Marketing e competitividade no turismo da Bahia
Mendonça Junior, Érico Pina
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing de serviços (Turismo) - Bahia
Turismo - Bahia
Marketing
Competitividade
Turismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca Bahia
Services Marketing (Tourism) - Bahia
Tourism - Bahia
Competitiveness
Tourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia Brand
title_short Marketing e competitividade no turismo da Bahia
title_full Marketing e competitividade no turismo da Bahia
title_fullStr Marketing e competitividade no turismo da Bahia
title_full_unstemmed Marketing e competitividade no turismo da Bahia
title_sort Marketing e competitividade no turismo da Bahia
author Mendonça Junior, Érico Pina
author_facet Mendonça Junior, Érico Pina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Gilberto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Gilberto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ladeira, Rodrigo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8243-7270
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2458185696007117
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cardoso, Cláudio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv Não tem
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça Junior, Érico Pina
contributor_str_mv Almeida, Gilberto
Almeida, Gilberto
Ladeira, Rodrigo
Cardoso, Cláudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing de serviços (Turismo) - Bahia
Turismo - Bahia
Marketing
Competitividade
Turismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca Bahia
Services Marketing (Tourism) - Bahia
Tourism - Bahia
Competitiveness
Tourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia Brand
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços (Turismo) - Bahia
Turismo - Bahia
Marketing
Competitividade
Turismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca Bahia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Services Marketing (Tourism) - Bahia
Tourism - Bahia
Competitiveness
Tourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia Brand
description Esta dissertação trata de questões relacionadas ao marketing e a competitividade do turismo no Estado da Bahia, buscando integrar conceitos de organizações de aprendizagem como forma de obtenção de melhores resultados, tanto na competitividade quanto no marketing turístico do produto Bahia. Utilizou-se de duas pesquisas específicas onde se buscou a opinião do operador de turismo internacional sobre a Bahia como destino turístico comparando-a a outros produtos similares em nível mundial. Em seguida buscou-se avaliar a percepção da marca Bahia perante o mercado nacional através da técnica de pesquisa do Focus Group, na cidade de São Paulo, por tratar-se do maior mercado emissor para a Bahia. Esta última pesquisa visava também um maior aprofundamento na percepção do consumidor de turismo sobre o ato de viajar e a escolha de um destino. Os resultados das pesquisas confrontados com o referencial bibliográfico usado, demonstraram o perfil de um “novo turista”, mais atento às características de ordem sócio-culturais, enfatizando ainda valores ecológicos, que, reunidos, possam propiciar a vivencia de novas experiências quando na realização de uma viagem. Confrontando-se ainda essas conclusões aos modelos de gestão empresarial vigentes na Bahia, pôde-se constatar uma inércia do trade frente às novas prerrogativas exigidas pelo turismo na atualidade, sobretudo na necessidade premente de constituírem-se alianças estratégicas que permitam formatar e gerir produtos que venham de encontro a essa nova realidade do turismo.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-25T14:02:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-25T14:02:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/1/VERS%c3%83O%20FINAL%20completa.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/3/VERS%c3%83O%20FINAL%20completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
64d6280301c684e94d91d472d93adfd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459644008398848