Marketing e competitividade no turismo da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340 |
Resumo: | Esta dissertação trata de questões relacionadas ao marketing e a competitividade do turismo no Estado da Bahia, buscando integrar conceitos de organizações de aprendizagem como forma de obtenção de melhores resultados, tanto na competitividade quanto no marketing turístico do produto Bahia. Utilizou-se de duas pesquisas específicas onde se buscou a opinião do operador de turismo internacional sobre a Bahia como destino turístico comparando-a a outros produtos similares em nível mundial. Em seguida buscou-se avaliar a percepção da marca Bahia perante o mercado nacional através da técnica de pesquisa do Focus Group, na cidade de São Paulo, por tratar-se do maior mercado emissor para a Bahia. Esta última pesquisa visava também um maior aprofundamento na percepção do consumidor de turismo sobre o ato de viajar e a escolha de um destino. Os resultados das pesquisas confrontados com o referencial bibliográfico usado, demonstraram o perfil de um “novo turista”, mais atento às características de ordem sócio-culturais, enfatizando ainda valores ecológicos, que, reunidos, possam propiciar a vivencia de novas experiências quando na realização de uma viagem. Confrontando-se ainda essas conclusões aos modelos de gestão empresarial vigentes na Bahia, pôde-se constatar uma inércia do trade frente às novas prerrogativas exigidas pelo turismo na atualidade, sobretudo na necessidade premente de constituírem-se alianças estratégicas que permitam formatar e gerir produtos que venham de encontro a essa nova realidade do turismo. |
id |
UFBA-2_faf194beb53e771698585020ad1dbe9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35340 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-05-25T14:02:53Z2022-05-25T14:02:53Z2003-07-07https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340Esta dissertação trata de questões relacionadas ao marketing e a competitividade do turismo no Estado da Bahia, buscando integrar conceitos de organizações de aprendizagem como forma de obtenção de melhores resultados, tanto na competitividade quanto no marketing turístico do produto Bahia. Utilizou-se de duas pesquisas específicas onde se buscou a opinião do operador de turismo internacional sobre a Bahia como destino turístico comparando-a a outros produtos similares em nível mundial. Em seguida buscou-se avaliar a percepção da marca Bahia perante o mercado nacional através da técnica de pesquisa do Focus Group, na cidade de São Paulo, por tratar-se do maior mercado emissor para a Bahia. Esta última pesquisa visava também um maior aprofundamento na percepção do consumidor de turismo sobre o ato de viajar e a escolha de um destino. Os resultados das pesquisas confrontados com o referencial bibliográfico usado, demonstraram o perfil de um “novo turista”, mais atento às características de ordem sócio-culturais, enfatizando ainda valores ecológicos, que, reunidos, possam propiciar a vivencia de novas experiências quando na realização de uma viagem. Confrontando-se ainda essas conclusões aos modelos de gestão empresarial vigentes na Bahia, pôde-se constatar uma inércia do trade frente às novas prerrogativas exigidas pelo turismo na atualidade, sobretudo na necessidade premente de constituírem-se alianças estratégicas que permitam formatar e gerir produtos que venham de encontro a essa nova realidade do turismo.This dissertation aims to approach questions related to tourism marketing and competitivity in the state of Bahia, seeking to integrate the learning organization concepts as a way to obtain better results, not only in competitivity but in marketing of the Bahia product. The research for this dissertation was performed via two specific inquiries in order to ascertain the international tour operators’ opinion about Bahia as a tourism destination, comparing it to others similar products in the world. Subsequently, through a focus group, this dissertation evaluated the perception of the Bahia brand in the São Paulo market, because this city represents the major national market for Bahia. The focus groups also aim to get information on how the decision to travel was made and how the destination was chosen. The results demonstrate the appearance of a new tourist profile, more concerned with socio-cultural matters and emphasizing ecological values that will generate new experiences. Comparing these data with the business culture of the Bahia tourism trade, it is possible to conclude that there is a gap between the new tourism trends and the current emphasis by the tourism sector. Forming strategic alliances that create, offer and manage these new tourism products for this new tourist can narrow this gap.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-05-23T19:41:59Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL completa.pdf: 1540846 bytes, checksum: c7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Administração (bibadm@ufba.br) on 2022-05-25T14:02:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL completa.pdf: 1540846 bytes, checksum: c7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-25T14:02:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL completa.pdf: 1540846 bytes, checksum: c7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112 (MD5) Previous issue date: 2003-07-07porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoServices Marketing (Tourism) - BahiaTourism - BahiaCompetitivenessTourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia BrandCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketing de serviços (Turismo) - BahiaTurismo - BahiaMarketingCompetitividadeTurismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca BahiaMarketing e competitividade no turismo da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlmeida, GilbertoAlmeida, GilbertoLadeira, Rodrigohttps://orcid.org/0000-0001-8243-7270http://lattes.cnpq.br/2458185696007117Cardoso, CláudioNão temMendonça Junior, Érico Pinareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVERSÃO FINAL completa.pdfVERSÃO FINAL completa.pdfapplication/pdf1540846https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/1/VERS%c3%83O%20FINAL%20completa.pdfc7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXTVERSÃO FINAL completa.pdf.txtVERSÃO FINAL completa.pdf.txtExtracted texttext/plain309020https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/3/VERS%c3%83O%20FINAL%20completa.pdf.txt64d6280301c684e94d91d472d93adfd9MD53ri/353402022-05-28 04:26:50.906oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-05-28T07:26:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing e competitividade no turismo da Bahia |
title |
Marketing e competitividade no turismo da Bahia |
spellingShingle |
Marketing e competitividade no turismo da Bahia Mendonça Junior, Érico Pina CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing de serviços (Turismo) - Bahia Turismo - Bahia Marketing Competitividade Turismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca Bahia Services Marketing (Tourism) - Bahia Tourism - Bahia Competitiveness Tourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia Brand |
title_short |
Marketing e competitividade no turismo da Bahia |
title_full |
Marketing e competitividade no turismo da Bahia |
title_fullStr |
Marketing e competitividade no turismo da Bahia |
title_full_unstemmed |
Marketing e competitividade no turismo da Bahia |
title_sort |
Marketing e competitividade no turismo da Bahia |
author |
Mendonça Junior, Érico Pina |
author_facet |
Mendonça Junior, Érico Pina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Gilberto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Gilberto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ladeira, Rodrigo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8243-7270 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2458185696007117 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Cardoso, Cláudio |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
Não tem |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça Junior, Érico Pina |
contributor_str_mv |
Almeida, Gilberto Almeida, Gilberto Ladeira, Rodrigo Cardoso, Cláudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Marketing de serviços (Turismo) - Bahia Turismo - Bahia Marketing Competitividade Turismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca Bahia Services Marketing (Tourism) - Bahia Tourism - Bahia Competitiveness Tourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia Brand |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços (Turismo) - Bahia Turismo - Bahia Marketing Competitividade Turismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca Bahia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Services Marketing (Tourism) - Bahia Tourism - Bahia Competitiveness Tourism - Strategic Alliances - Learning Organizations - Bahia Brand |
description |
Esta dissertação trata de questões relacionadas ao marketing e a competitividade do turismo no Estado da Bahia, buscando integrar conceitos de organizações de aprendizagem como forma de obtenção de melhores resultados, tanto na competitividade quanto no marketing turístico do produto Bahia. Utilizou-se de duas pesquisas específicas onde se buscou a opinião do operador de turismo internacional sobre a Bahia como destino turístico comparando-a a outros produtos similares em nível mundial. Em seguida buscou-se avaliar a percepção da marca Bahia perante o mercado nacional através da técnica de pesquisa do Focus Group, na cidade de São Paulo, por tratar-se do maior mercado emissor para a Bahia. Esta última pesquisa visava também um maior aprofundamento na percepção do consumidor de turismo sobre o ato de viajar e a escolha de um destino. Os resultados das pesquisas confrontados com o referencial bibliográfico usado, demonstraram o perfil de um “novo turista”, mais atento às características de ordem sócio-culturais, enfatizando ainda valores ecológicos, que, reunidos, possam propiciar a vivencia de novas experiências quando na realização de uma viagem. Confrontando-se ainda essas conclusões aos modelos de gestão empresarial vigentes na Bahia, pôde-se constatar uma inércia do trade frente às novas prerrogativas exigidas pelo turismo na atualidade, sobretudo na necessidade premente de constituírem-se alianças estratégicas que permitam formatar e gerir produtos que venham de encontro a essa nova realidade do turismo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-25T14:02:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-25T14:02:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/1/VERS%c3%83O%20FINAL%20completa.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35340/3/VERS%c3%83O%20FINAL%20completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7f059865d1cec5c2c4c5b14aba27112 5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5 64d6280301c684e94d91d472d93adfd9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459644008398848 |