Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Gustavo da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Quintella, Rogério H., Melo, Daniel Reis Armond de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11206
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfi ca demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identifi cou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina “Jogos de Empresas” (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identifi cadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.
id UFBA-4_0c381d0365c51618e3373650f549f1a6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11206
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensinoJogos de empresas. Formação em administração. Componente curricular. Didática. Ensino de administração.O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfi ca demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identifi cou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina “Jogos de Empresas” (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identifi cadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11206Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 62 (2012)Organizações & Sociedade; v. 19 n. 62 (2012)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11206/8115Motta, Gustavo da SilvaQuintella, Rogério H.Melo, Daniel Reis Armond deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-14T15:12:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11206Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-14T15:12:22Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
title Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
spellingShingle Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
Motta, Gustavo da Silva
Jogos de empresas. Formação em administração. Componente curricular. Didática. Ensino de administração.
title_short Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
title_full Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
title_fullStr Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
title_full_unstemmed Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
title_sort Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino
author Motta, Gustavo da Silva
author_facet Motta, Gustavo da Silva
Quintella, Rogério H.
Melo, Daniel Reis Armond de
author_role author
author2 Quintella, Rogério H.
Melo, Daniel Reis Armond de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Gustavo da Silva
Quintella, Rogério H.
Melo, Daniel Reis Armond de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de empresas. Formação em administração. Componente curricular. Didática. Ensino de administração.
topic Jogos de empresas. Formação em administração. Componente curricular. Didática. Ensino de administração.
description O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfi ca demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identifi cou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina “Jogos de Empresas” (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identifi cadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11206
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11206/8115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 62 (2012)
Organizações & Sociedade; v. 19 n. 62 (2012)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969592332288