Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza-Silva, Jader Cristino de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paixão, Roberto Brazileiro, Franco, Ana Paula da Silva, Alves, Marcus Vinícius Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17373
Resumo: Fruto de uma pesquisa mais ampla sobre docência superior no campo da Administração, este artigo buscou identificar quais as características que compõem o perfil do professor excelente na área de Administração na ótica dos próprios estudantes de graduação em Administração. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, utilizando-se do Discurso do Sujeito Coletivo como estratégia de análise dos dados. O material empírico foi coletado junto a 87 estudantes de graduação de três universidades da Bahia. A partir da análise do material empírico, identificou-se 44 características que compõem o professor excelente na área de Administração, embora somente 22 fatores foram mais profundamente analisados devido ao quesito representatividade. Convém ressaltar que tais fatores corroboram as pesquisas anteriores sobre o tema (MARSH, 1991; FRIEDMAN, 1999; LOWMAN, 2007; PAN et al., 2009; DELANEY et al., 2010) e, em certa medida, acrescentam detalhes a partir da apresentação dos discursos coletivos.
id UFBA-4_0ee21aaa3920aacf444a351673a086b2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17373
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da BahiaCaracterísticas do Professor Excelente. Docência em Administração. Ensino Superior.Fruto de uma pesquisa mais ampla sobre docência superior no campo da Administração, este artigo buscou identificar quais as características que compõem o perfil do professor excelente na área de Administração na ótica dos próprios estudantes de graduação em Administração. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, utilizando-se do Discurso do Sujeito Coletivo como estratégia de análise dos dados. O material empírico foi coletado junto a 87 estudantes de graduação de três universidades da Bahia. A partir da análise do material empírico, identificou-se 44 características que compõem o professor excelente na área de Administração, embora somente 22 fatores foram mais profundamente analisados devido ao quesito representatividade. Convém ressaltar que tais fatores corroboram as pesquisas anteriores sobre o tema (MARSH, 1991; FRIEDMAN, 1999; LOWMAN, 2007; PAN et al., 2009; DELANEY et al., 2010) e, em certa medida, acrescentam detalhes a partir da apresentação dos discursos coletivos.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17373Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 86 (2018)Organizações & Sociedade; v. 25 n. 86 (2018)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17373/16259Souza-Silva, Jader Cristino dePaixão, Roberto BrazileiroFranco, Ana Paula da SilvaAlves, Marcus Vinícius Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:13:16Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17373Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:13:16Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
title Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
spellingShingle Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
Souza-Silva, Jader Cristino de
Características do Professor Excelente. Docência em Administração. Ensino Superior.
title_short Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
title_full Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
title_fullStr Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
title_full_unstemmed Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
title_sort Competências docentes para o ensino superior em administração: A ótica dos graduandos de três universidades da Bahia
author Souza-Silva, Jader Cristino de
author_facet Souza-Silva, Jader Cristino de
Paixão, Roberto Brazileiro
Franco, Ana Paula da Silva
Alves, Marcus Vinícius Pereira
author_role author
author2 Paixão, Roberto Brazileiro
Franco, Ana Paula da Silva
Alves, Marcus Vinícius Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza-Silva, Jader Cristino de
Paixão, Roberto Brazileiro
Franco, Ana Paula da Silva
Alves, Marcus Vinícius Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Características do Professor Excelente. Docência em Administração. Ensino Superior.
topic Características do Professor Excelente. Docência em Administração. Ensino Superior.
description Fruto de uma pesquisa mais ampla sobre docência superior no campo da Administração, este artigo buscou identificar quais as características que compõem o perfil do professor excelente na área de Administração na ótica dos próprios estudantes de graduação em Administração. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, utilizando-se do Discurso do Sujeito Coletivo como estratégia de análise dos dados. O material empírico foi coletado junto a 87 estudantes de graduação de três universidades da Bahia. A partir da análise do material empírico, identificou-se 44 características que compõem o professor excelente na área de Administração, embora somente 22 fatores foram mais profundamente analisados devido ao quesito representatividade. Convém ressaltar que tais fatores corroboram as pesquisas anteriores sobre o tema (MARSH, 1991; FRIEDMAN, 1999; LOWMAN, 2007; PAN et al., 2009; DELANEY et al., 2010) e, em certa medida, acrescentam detalhes a partir da apresentação dos discursos coletivos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17373
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17373/16259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 86 (2018)
Organizações & Sociedade; v. 25 n. 86 (2018)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970428047360