Terceirização: uma Análise Desconstrutivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Giuseppe Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leitão, Sergio Proença
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10825
Resumo: A terceirização é uma técnica que vem sendo utilizada em larga escala e é vista como uma alternativa de desverticalização para tornar as organizações mais flexíveis às mudanças do mercado. Com uma visão tradicional instrumental–econômica, a terceirização aparentemente tem pouca preocupação com os aspectos relacionados à qualidade das relações de trabalho. A pouca discussão sobre a possibilidade de uma visão substantiva, preocupada com o bem-estar das partes envolvidas na relação contratual, coloca-a imersa num dualismo binário e hierárquico que distancia os dois lados de uma legítima condição de parceria, em que a dimensão humana é um aspecto relevante. A desconstrução crítica foi utilizada de forma empírica, em um estudo de caso, com o objetivo de descobrir significados escondidos num contrato de terceirização. Conclui-se que por mais que as empresas busquem o conceito de parceria, na prática ocorre o contrário, demonstrando que o propósito é obter alguma vantagem dessa relação. A visão do contrato é essencialmente mercantil.
id UFBA-4_1dd3d36291ef7a6ea70a0ffc009fd7a8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10825
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Terceirização: uma Análise DesconstrutivistaA terceirização é uma técnica que vem sendo utilizada em larga escala e é vista como uma alternativa de desverticalização para tornar as organizações mais flexíveis às mudanças do mercado. Com uma visão tradicional instrumental–econômica, a terceirização aparentemente tem pouca preocupação com os aspectos relacionados à qualidade das relações de trabalho. A pouca discussão sobre a possibilidade de uma visão substantiva, preocupada com o bem-estar das partes envolvidas na relação contratual, coloca-a imersa num dualismo binário e hierárquico que distancia os dois lados de uma legítima condição de parceria, em que a dimensão humana é um aspecto relevante. A desconstrução crítica foi utilizada de forma empírica, em um estudo de caso, com o objetivo de descobrir significados escondidos num contrato de terceirização. Conclui-se que por mais que as empresas busquem o conceito de parceria, na prática ocorre o contrário, demonstrando que o propósito é obter alguma vantagem dessa relação. A visão do contrato é essencialmente mercantil.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10825Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 36 (2006)Organizações & Sociedade; v. 13 n. 36 (2006)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10825/7769Russo, Giuseppe MariaLeitão, Sergio Proençainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-05T15:45:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10825Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-05T15:45:38Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Terceirização: uma Análise Desconstrutivista
title Terceirização: uma Análise Desconstrutivista
spellingShingle Terceirização: uma Análise Desconstrutivista
Russo, Giuseppe Maria
title_short Terceirização: uma Análise Desconstrutivista
title_full Terceirização: uma Análise Desconstrutivista
title_fullStr Terceirização: uma Análise Desconstrutivista
title_full_unstemmed Terceirização: uma Análise Desconstrutivista
title_sort Terceirização: uma Análise Desconstrutivista
author Russo, Giuseppe Maria
author_facet Russo, Giuseppe Maria
Leitão, Sergio Proença
author_role author
author2 Leitão, Sergio Proença
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Giuseppe Maria
Leitão, Sergio Proença
description A terceirização é uma técnica que vem sendo utilizada em larga escala e é vista como uma alternativa de desverticalização para tornar as organizações mais flexíveis às mudanças do mercado. Com uma visão tradicional instrumental–econômica, a terceirização aparentemente tem pouca preocupação com os aspectos relacionados à qualidade das relações de trabalho. A pouca discussão sobre a possibilidade de uma visão substantiva, preocupada com o bem-estar das partes envolvidas na relação contratual, coloca-a imersa num dualismo binário e hierárquico que distancia os dois lados de uma legítima condição de parceria, em que a dimensão humana é um aspecto relevante. A desconstrução crítica foi utilizada de forma empírica, em um estudo de caso, com o objetivo de descobrir significados escondidos num contrato de terceirização. Conclui-se que por mais que as empresas busquem o conceito de parceria, na prática ocorre o contrário, demonstrando que o propósito é obter alguma vantagem dessa relação. A visão do contrato é essencialmente mercantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10825
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10825/7769
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 36 (2006)
Organizações & Sociedade; v. 13 n. 36 (2006)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968394858496