Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319 |
Resumo: | Neste texto apresentamos uma análise preliminar do conhecimento teórico-metodológico de professores, técnicos e gestores da educação básica sobre racismo, preconceito e discriminação racial. Esse conhecimento teórico-metodológico avaliado emergiu de uma análise de conteúdo das respostas da coleta de entrevistas semi-estruturadas realizadas com esses profissionais. O objetivo é demonstrar, por meio da análise do material coletado pela pesquisa, quais as representações teórico-metodológicas que sustentam os argumentos pedagógicos desses profissionais quando instados a falar sobre o conhecimento que possuem para tratar questão étnico-racial na escola. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Racismo. Preconceito. Discriminação Racial. Teacher training and the theoretical and methodological principles for the teaching of (ethnic-races): racism, prejudice and discrimination. ABSTRACT: Here we present a preliminary analysis of the theoretical and methodological knowledge of teachers, technicians and managers of the basic education about racism, prejudice and racial discrimination. The theoretical and methodological knowledge here evaluated emerged from a substantial analysis of the responses from the semi-structured interviews collected within these professionals. The main goal, therefore, is to demonstrate, by analyzing the material collected on the aforementioned survey, which theoretical and methodological representations support the pedagogical arguments of those professionals when asked about the knowledge they possess to address ethno-racial issues at their school. KEYWORDS: Teacher formation. Racism Prejudice Racial Discrimination. |
id |
UFBA-5_579cccec1da96c3f7d916f63d5b8364a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5319 |
network_acronym_str |
UFBA-5 |
network_name_str |
Políticas Culturais em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino FundamentalNeste texto apresentamos uma análise preliminar do conhecimento teórico-metodológico de professores, técnicos e gestores da educação básica sobre racismo, preconceito e discriminação racial. Esse conhecimento teórico-metodológico avaliado emergiu de uma análise de conteúdo das respostas da coleta de entrevistas semi-estruturadas realizadas com esses profissionais. O objetivo é demonstrar, por meio da análise do material coletado pela pesquisa, quais as representações teórico-metodológicas que sustentam os argumentos pedagógicos desses profissionais quando instados a falar sobre o conhecimento que possuem para tratar questão étnico-racial na escola. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Racismo. Preconceito. Discriminação Racial. Teacher training and the theoretical and methodological principles for the teaching of (ethnic-races): racism, prejudice and discrimination. ABSTRACT: Here we present a preliminary analysis of the theoretical and methodological knowledge of teachers, technicians and managers of the basic education about racism, prejudice and racial discrimination. The theoretical and methodological knowledge here evaluated emerged from a substantial analysis of the responses from the semi-structured interviews collected within these professionals. The main goal, therefore, is to demonstrate, by analyzing the material collected on the aforementioned survey, which theoretical and methodological representations support the pedagogical arguments of those professionals when asked about the knowledge they possess to address ethno-racial issues at their school. KEYWORDS: Teacher formation. Racism Prejudice Racial Discrimination.Universidade Federal da Bahia2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/531910.9771/1983-3717pcr.v4i1.5319Políticas Culturais em Revista; v. 4 n. 1 (2011): Dossiê - Cultura e Educação1983-371710.9771/1983-3717pcr.v4i1reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319/3847Coelho, Wilma de Nazaré BaíaPadinha, Maria do Socorro Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:42Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5319Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:42Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental |
title |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental Coelho, Wilma de Nazaré Baía |
title_short |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental |
title_full |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental |
title_sort |
Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental |
author |
Coelho, Wilma de Nazaré Baía |
author_facet |
Coelho, Wilma de Nazaré Baía Padinha, Maria do Socorro Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Padinha, Maria do Socorro Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Wilma de Nazaré Baía Padinha, Maria do Socorro Ribeiro |
description |
Neste texto apresentamos uma análise preliminar do conhecimento teórico-metodológico de professores, técnicos e gestores da educação básica sobre racismo, preconceito e discriminação racial. Esse conhecimento teórico-metodológico avaliado emergiu de uma análise de conteúdo das respostas da coleta de entrevistas semi-estruturadas realizadas com esses profissionais. O objetivo é demonstrar, por meio da análise do material coletado pela pesquisa, quais as representações teórico-metodológicas que sustentam os argumentos pedagógicos desses profissionais quando instados a falar sobre o conhecimento que possuem para tratar questão étnico-racial na escola. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Racismo. Preconceito. Discriminação Racial. Teacher training and the theoretical and methodological principles for the teaching of (ethnic-races): racism, prejudice and discrimination. ABSTRACT: Here we present a preliminary analysis of the theoretical and methodological knowledge of teachers, technicians and managers of the basic education about racism, prejudice and racial discrimination. The theoretical and methodological knowledge here evaluated emerged from a substantial analysis of the responses from the semi-structured interviews collected within these professionals. The main goal, therefore, is to demonstrate, by analyzing the material collected on the aforementioned survey, which theoretical and methodological representations support the pedagogical arguments of those professionals when asked about the knowledge they possess to address ethno-racial issues at their school. KEYWORDS: Teacher formation. Racism Prejudice Racial Discrimination. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319 10.9771/1983-3717pcr.v4i1.5319 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319 |
identifier_str_mv |
10.9771/1983-3717pcr.v4i1.5319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319/3847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista; v. 4 n. 1 (2011): Dossiê - Cultura e Educação 1983-3717 10.9771/1983-3717pcr.v4i1 reponame:Políticas Culturais em Revista instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Políticas Culturais em Revista |
collection |
Políticas Culturais em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com |
_version_ |
1799319739561934848 |