Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Padinha, Maria do Socorro Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Políticas Culturais em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319
Resumo: Neste texto apresentamos uma análise preliminar do conhecimento teórico-metodológico de professores, técnicos e gestores da educação básica sobre racismo, preconceito e discriminação racial. Esse conhecimento teórico-metodológico avaliado emergiu de uma análise de conteúdo das respostas da coleta de entrevistas semi-estruturadas realizadas com esses profissionais. O objetivo é demonstrar, por meio da análise do material coletado pela pesquisa, quais as representações teórico-metodológicas que sustentam os argumentos pedagógicos desses profissionais quando instados a falar sobre o conhecimento que possuem para tratar questão étnico-racial na escola. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Racismo. Preconceito. Discriminação Racial. Teacher training and the theoretical and methodological principles for the teaching of (ethnic-races): racism, prejudice and discrimination. ABSTRACT: Here we present a preliminary analysis of the theoretical and methodological knowledge of teachers, technicians and managers of the basic education about racism, prejudice and racial discrimination. The theoretical and methodological knowledge here evaluated emerged from a substantial analysis of the responses from the semi-structured interviews collected within these professionals. The main goal, therefore, is to demonstrate, by analyzing the material collected on the aforementioned survey, which theoretical and methodological representations support the pedagogical arguments of those professionals when asked about the knowledge they possess to address ethno-racial issues at their school. KEYWORDS: Teacher formation. Racism Prejudice Racial Discrimination.
id UFBA-5_579cccec1da96c3f7d916f63d5b8364a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5319
network_acronym_str UFBA-5
network_name_str Políticas Culturais em Revista
repository_id_str
spelling Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino FundamentalNeste texto apresentamos uma análise preliminar do conhecimento teórico-metodológico de professores, técnicos e gestores da educação básica sobre racismo, preconceito e discriminação racial. Esse conhecimento teórico-metodológico avaliado emergiu de uma análise de conteúdo das respostas da coleta de entrevistas semi-estruturadas realizadas com esses profissionais. O objetivo é demonstrar, por meio da análise do material coletado pela pesquisa, quais as representações teórico-metodológicas que sustentam os argumentos pedagógicos desses profissionais quando instados a falar sobre o conhecimento que possuem para tratar questão étnico-racial na escola. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Racismo. Preconceito. Discriminação Racial. Teacher training and the theoretical and methodological principles for the teaching of (ethnic-races): racism, prejudice and discrimination. ABSTRACT: Here we present a preliminary analysis of the theoretical and methodological knowledge of teachers, technicians and managers of the basic education about racism, prejudice and racial discrimination. The theoretical and methodological knowledge here evaluated emerged from a substantial analysis of the responses from the semi-structured interviews collected within these professionals. The main goal, therefore, is to demonstrate, by analyzing the material collected on the aforementioned survey, which theoretical and methodological representations support the pedagogical arguments of those professionals when asked about the knowledge they possess to address ethno-racial issues at their school. KEYWORDS: Teacher formation. Racism Prejudice Racial Discrimination.Universidade Federal da Bahia2011-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/531910.9771/1983-3717pcr.v4i1.5319Políticas Culturais em Revista; v. 4 n. 1 (2011): Dossiê - Cultura e Educação1983-371710.9771/1983-3717pcr.v4i1reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319/3847Coelho, Wilma de Nazaré BaíaPadinha, Maria do Socorro Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:42Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5319Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:42Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
title Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
spellingShingle Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
Coelho, Wilma de Nazaré Baía
title_short Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
title_full Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
title_fullStr Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
title_sort Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental
author Coelho, Wilma de Nazaré Baía
author_facet Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Padinha, Maria do Socorro Ribeiro
author_role author
author2 Padinha, Maria do Socorro Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Padinha, Maria do Socorro Ribeiro
description Neste texto apresentamos uma análise preliminar do conhecimento teórico-metodológico de professores, técnicos e gestores da educação básica sobre racismo, preconceito e discriminação racial. Esse conhecimento teórico-metodológico avaliado emergiu de uma análise de conteúdo das respostas da coleta de entrevistas semi-estruturadas realizadas com esses profissionais. O objetivo é demonstrar, por meio da análise do material coletado pela pesquisa, quais as representações teórico-metodológicas que sustentam os argumentos pedagógicos desses profissionais quando instados a falar sobre o conhecimento que possuem para tratar questão étnico-racial na escola. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Racismo. Preconceito. Discriminação Racial. Teacher training and the theoretical and methodological principles for the teaching of (ethnic-races): racism, prejudice and discrimination. ABSTRACT: Here we present a preliminary analysis of the theoretical and methodological knowledge of teachers, technicians and managers of the basic education about racism, prejudice and racial discrimination. The theoretical and methodological knowledge here evaluated emerged from a substantial analysis of the responses from the semi-structured interviews collected within these professionals. The main goal, therefore, is to demonstrate, by analyzing the material collected on the aforementioned survey, which theoretical and methodological representations support the pedagogical arguments of those professionals when asked about the knowledge they possess to address ethno-racial issues at their school. KEYWORDS: Teacher formation. Racism Prejudice Racial Discrimination.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319
10.9771/1983-3717pcr.v4i1.5319
url https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319
identifier_str_mv 10.9771/1983-3717pcr.v4i1.5319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5319/3847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista; v. 4 n. 1 (2011): Dossiê - Cultura e Educação
1983-3717
10.9771/1983-3717pcr.v4i1
reponame:Políticas Culturais em Revista
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Políticas Culturais em Revista
collection Políticas Culturais em Revista
repository.name.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com
_version_ 1799319739561934848