Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Patricia Bandeira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Políticas Culturais em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596
Resumo: O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a mídia contemporânea – na atualidade totalmente integrada com a internet – e sugerir novas práticas e formas de ofertar produtos e narrativas na perspectiva do consumidor inserido numa sociedade capitalista de informação e consumo. A ideia é de trazer ao debate as políticas públicas de comunicação a partir de três aspectos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania. Neste sentido, vamos refletir sobre a diversidade cultural, a vulnerabilidade dos consumidores da mídia e formas de acesso à informação diversificada. PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Informação. Consumo. Cidadania. Communication: creating means for rights and citizenship in the digital era ABSTRACT: The aim of this paper is to propose a reflection on the contemporary media - currently fully integrated with the Internet - and suggest new practices and ways of offering products and narratives from a consumer perspective embedded in a capitalist society of information and consumerism. The idea is to discuss the public policy communication from three aspects: content production, distribution ways and citizenship. In this sense, we will reflect on cultural diversity, the vulnerability of consumers of media and forms of access to diverse information. KEYWORDS: Media, information, consumption, citizenship.
id UFBA-5_df265f7cf5a837efa20bb0e1e63758af
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5596
network_acronym_str UFBA-5
network_name_str Políticas Culturais em Revista
repository_id_str
spelling Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digitalO objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a mídia contemporânea – na atualidade totalmente integrada com a internet – e sugerir novas práticas e formas de ofertar produtos e narrativas na perspectiva do consumidor inserido numa sociedade capitalista de informação e consumo. A ideia é de trazer ao debate as políticas públicas de comunicação a partir de três aspectos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania. Neste sentido, vamos refletir sobre a diversidade cultural, a vulnerabilidade dos consumidores da mídia e formas de acesso à informação diversificada. PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Informação. Consumo. Cidadania. Communication: creating means for rights and citizenship in the digital era ABSTRACT: The aim of this paper is to propose a reflection on the contemporary media - currently fully integrated with the Internet - and suggest new practices and ways of offering products and narratives from a consumer perspective embedded in a capitalist society of information and consumerism. The idea is to discuss the public policy communication from three aspects: content production, distribution ways and citizenship. In this sense, we will reflect on cultural diversity, the vulnerability of consumers of media and forms of access to diverse information. KEYWORDS: Media, information, consumption, citizenship.Universidade Federal da Bahia2012-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/559610.9771/1983-3717pcr.v4i2.5596Políticas Culturais em Revista; v. 4 n. 2 (2011): Dossiê - Cultura e Comunicação1983-371710.9771/1983-3717pcr.v4i2reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596/4052Melo, Patricia Bandeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:42Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5596Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:42Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
title Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
spellingShingle Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
Melo, Patricia Bandeira de
title_short Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
title_full Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
title_fullStr Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
title_full_unstemmed Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
title_sort Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
author Melo, Patricia Bandeira de
author_facet Melo, Patricia Bandeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Patricia Bandeira de
description O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a mídia contemporânea – na atualidade totalmente integrada com a internet – e sugerir novas práticas e formas de ofertar produtos e narrativas na perspectiva do consumidor inserido numa sociedade capitalista de informação e consumo. A ideia é de trazer ao debate as políticas públicas de comunicação a partir de três aspectos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania. Neste sentido, vamos refletir sobre a diversidade cultural, a vulnerabilidade dos consumidores da mídia e formas de acesso à informação diversificada. PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Informação. Consumo. Cidadania. Communication: creating means for rights and citizenship in the digital era ABSTRACT: The aim of this paper is to propose a reflection on the contemporary media - currently fully integrated with the Internet - and suggest new practices and ways of offering products and narratives from a consumer perspective embedded in a capitalist society of information and consumerism. The idea is to discuss the public policy communication from three aspects: content production, distribution ways and citizenship. In this sense, we will reflect on cultural diversity, the vulnerability of consumers of media and forms of access to diverse information. KEYWORDS: Media, information, consumption, citizenship.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596
10.9771/1983-3717pcr.v4i2.5596
url https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596
identifier_str_mv 10.9771/1983-3717pcr.v4i2.5596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596/4052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista; v. 4 n. 2 (2011): Dossiê - Cultura e Comunicação
1983-3717
10.9771/1983-3717pcr.v4i2
reponame:Políticas Culturais em Revista
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Políticas Culturais em Revista
collection Políticas Culturais em Revista
repository.name.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com
_version_ 1799319739570323456