Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a mídia contemporânea – na atualidade totalmente integrada com a internet – e sugerir novas práticas e formas de ofertar produtos e narrativas na perspectiva do consumidor inserido numa sociedade capitalista de informação e consumo. A ideia é de trazer ao debate as políticas públicas de comunicação a partir de três aspectos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania. Neste sentido, vamos refletir sobre a diversidade cultural, a vulnerabilidade dos consumidores da mídia e formas de acesso à informação diversificada. PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Informação. Consumo. Cidadania. Communication: creating means for rights and citizenship in the digital era ABSTRACT: The aim of this paper is to propose a reflection on the contemporary media - currently fully integrated with the Internet - and suggest new practices and ways of offering products and narratives from a consumer perspective embedded in a capitalist society of information and consumerism. The idea is to discuss the public policy communication from three aspects: content production, distribution ways and citizenship. In this sense, we will reflect on cultural diversity, the vulnerability of consumers of media and forms of access to diverse information. KEYWORDS: Media, information, consumption, citizenship. |
id |
UFBA-5_df265f7cf5a837efa20bb0e1e63758af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5596 |
network_acronym_str |
UFBA-5 |
network_name_str |
Políticas Culturais em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digitalO objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a mídia contemporânea – na atualidade totalmente integrada com a internet – e sugerir novas práticas e formas de ofertar produtos e narrativas na perspectiva do consumidor inserido numa sociedade capitalista de informação e consumo. A ideia é de trazer ao debate as políticas públicas de comunicação a partir de três aspectos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania. Neste sentido, vamos refletir sobre a diversidade cultural, a vulnerabilidade dos consumidores da mídia e formas de acesso à informação diversificada. PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Informação. Consumo. Cidadania. Communication: creating means for rights and citizenship in the digital era ABSTRACT: The aim of this paper is to propose a reflection on the contemporary media - currently fully integrated with the Internet - and suggest new practices and ways of offering products and narratives from a consumer perspective embedded in a capitalist society of information and consumerism. The idea is to discuss the public policy communication from three aspects: content production, distribution ways and citizenship. In this sense, we will reflect on cultural diversity, the vulnerability of consumers of media and forms of access to diverse information. KEYWORDS: Media, information, consumption, citizenship.Universidade Federal da Bahia2012-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/559610.9771/1983-3717pcr.v4i2.5596Políticas Culturais em Revista; v. 4 n. 2 (2011): Dossiê - Cultura e Comunicação1983-371710.9771/1983-3717pcr.v4i2reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596/4052Melo, Patricia Bandeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:42Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5596Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:42Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital |
title |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital |
spellingShingle |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital Melo, Patricia Bandeira de |
title_short |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital |
title_full |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital |
title_fullStr |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital |
title_full_unstemmed |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital |
title_sort |
Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital |
author |
Melo, Patricia Bandeira de |
author_facet |
Melo, Patricia Bandeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Patricia Bandeira de |
description |
O objetivo deste artigo é propor uma reflexão sobre a mídia contemporânea – na atualidade totalmente integrada com a internet – e sugerir novas práticas e formas de ofertar produtos e narrativas na perspectiva do consumidor inserido numa sociedade capitalista de informação e consumo. A ideia é de trazer ao debate as políticas públicas de comunicação a partir de três aspectos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania. Neste sentido, vamos refletir sobre a diversidade cultural, a vulnerabilidade dos consumidores da mídia e formas de acesso à informação diversificada. PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Informação. Consumo. Cidadania. Communication: creating means for rights and citizenship in the digital era ABSTRACT: The aim of this paper is to propose a reflection on the contemporary media - currently fully integrated with the Internet - and suggest new practices and ways of offering products and narratives from a consumer perspective embedded in a capitalist society of information and consumerism. The idea is to discuss the public policy communication from three aspects: content production, distribution ways and citizenship. In this sense, we will reflect on cultural diversity, the vulnerability of consumers of media and forms of access to diverse information. KEYWORDS: Media, information, consumption, citizenship. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596 10.9771/1983-3717pcr.v4i2.5596 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596 |
identifier_str_mv |
10.9771/1983-3717pcr.v4i2.5596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/5596/4052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista; v. 4 n. 2 (2011): Dossiê - Cultura e Comunicação 1983-3717 10.9771/1983-3717pcr.v4i2 reponame:Políticas Culturais em Revista instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Políticas Culturais em Revista |
collection |
Políticas Culturais em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com |
_version_ |
1799319739570323456 |