DIREITOS DA NATUREZA: SUMAK KAWSAY, EPISTEMOLOGIA E ESCOLHA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/8265 |
Resumo: | Trata-se de reflexão sobre a mudança paradigmática proposta pela Constituição equatoriana de 2008, sobre os Direitos da Natureza ou Sumak Kawsay (bem con-viver em quéchua), com base em conceito ancestral das populações nativas andinas, legitimando a sua participação na gestão política da vida do país e provocando perplexidade para o resto do mundo. Focalizando a questão da construção social “gênero”, reflito sobre repercussões no campo da epistemologia e da educação, para o Brasil e demais países ao sul do globo. Problematizo a mudança na maneira de conhecer, A partir da pergunta: Para que nos serve essa notícia? Desenvolvo reflexão, com base em pesquisa mitohermenêutica realizada entre 2009-2010, com professoras da rede pública do Brasil e do Perú. Interrogando sobre mudanças paradigmáticas subsequentes à posta pelo Sumak Kawsay, questiono algumas afirmativas de pensadores contemporâneos sobre a educação intercultural, concluindo que no Brasil ainda não demos ouvidos aos conhecimentos dos povos nativos, tendo escolhido ignorá-los e sofrer as consequências. Palavras-chave: Direitos da Natureza. Epistemologia. Escolha. Gênero. Educação. |
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DIREITOS DA NATUREZA: SUMAK KAWSAY, EPISTEMOLOGIA E ESCOLHATrata-se de reflexão sobre a mudança paradigmática proposta pela Constituição equatoriana de 2008, sobre os Direitos da Natureza ou Sumak Kawsay (bem con-viver em quéchua), com base em conceito ancestral das populações nativas andinas, legitimando a sua participação na gestão política da vida do país e provocando perplexidade para o resto do mundo. Focalizando a questão da construção social “gênero”, reflito sobre repercussões no campo da epistemologia e da educação, para o Brasil e demais países ao sul do globo. Problematizo a mudança na maneira de conhecer, A partir da pergunta: Para que nos serve essa notícia? Desenvolvo reflexão, com base em pesquisa mitohermenêutica realizada entre 2009-2010, com professoras da rede pública do Brasil e do Perú. Interrogando sobre mudanças paradigmáticas subsequentes à posta pelo Sumak Kawsay, questiono algumas afirmativas de pensadores contemporâneos sobre a educação intercultural, concluindo que no Brasil ainda não demos ouvidos aos conhecimentos dos povos nativos, tendo escolhido ignorá-los e sofrer as consequências. Palavras-chave: Direitos da Natureza. Epistemologia. Escolha. Gênero. Educação.Universidade Federal da Bahia2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/826510.9771/1983-3717pcr.v6i1.8265Políticas Culturais em Revista; v. 6 n. 1 (2013): Dossiê - Direitos Culturais; 152-1621983-371710.9771/1983-3717pcr.v6i1reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/8265/6075Sanchez, Janina Mirthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T09:51:44Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/8265Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:44Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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