TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno CRH |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19128 |
Resumo: | 63 Accioly Neste artigo, contextualizo os paradigmas atuais que possibilitam a análise do sistema de organização cultural (os saberes acadêmicos e locais) e as instituições de ensino superior. Proponho a discussão das diferenciações disciplinares e hierarquias arraigadas em nossa sociedade e, em princípio, da superação através dos olhares sobre as regiões fronteiriças da construção social. Sustento a relação dos saberes formadores das culturas, ressaltando seu momento de separação e hierarquização devido a uma aplicação do método científico formador da construção do conhecimento acadêmico; e a atual discussão sobre sua re-união sob a ótica de uma epistemologia do cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: territorialidades, saberes locais, saber acadêmico, epistemologia do cotidiano. TERRITORIALITY AND LOCAL KNOWLEDGE: walls and frontiers in the construction of the academical knowledge Cecília Bastos da Costa Accioly This article puts in context, the current paradigms which make possible the analyses of the system of cultural organization (the academical and local knowledge) and the institutions of higher education. Proposing a discussion of the different disciplinary and consolidated hierarchies in our society and in principle of overcoming through observation of regions of social construction frontier. Support to the relationships of culture formation knowledge, highlighting its moments of separation, hierarchy due to the application of the scientific method developer of academical knowledge construction; and the current discussion about its reunion under the view of a epistemology of everyday life. KEY WORDS: territoriality, local knowledge, academical knowledge, epistemology of everyday life. TERRITORIALITÉS ET SAVOIRS LOCAUX: murs et frontières pour la construction du savoir académique Cecília Bastos da Costa Accioly Cet article situe les paradigmes actuels qui permettent d’analyser le système d’organisation culturelle (les savoirs académiques et locaux) et les institutions d’enseignement supérieur. On y propose la discussion des différenciations disciplinaires et hierarchiques enracinées dans notre société ainsi qu’un dépassement grâce à un regard sur les régions frontalières de la construction sociale. On y affirme la relation des savoirs qui forment les cultures, en soulignant le moment de séparation et de hierarchisation en fonction d’une mise en place de la méthode scientifique formatrice de la construction de la connaissance académique ainsi que l’actuelle discussion concernant sa ré-union dans l’optique d’une épistémologie du quotidien. MOTS-CLÉS: territorialités, savoirs locaux, savoir académique, épistemologie du quotidien. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh |
id |
UFBA-7_011b043ccb6642a297bdc127d9dfe37a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19128 |
network_acronym_str |
UFBA-7 |
network_name_str |
Caderno CRH |
repository_id_str |
|
spelling |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmicoterritorialidadessaberes locaissaber acadêmicoepistemologia do cotidiano. 63 Accioly Neste artigo, contextualizo os paradigmas atuais que possibilitam a análise do sistema de organização cultural (os saberes acadêmicos e locais) e as instituições de ensino superior. Proponho a discussão das diferenciações disciplinares e hierarquias arraigadas em nossa sociedade e, em princípio, da superação através dos olhares sobre as regiões fronteiriças da construção social. Sustento a relação dos saberes formadores das culturas, ressaltando seu momento de separação e hierarquização devido a uma aplicação do método científico formador da construção do conhecimento acadêmico; e a atual discussão sobre sua re-união sob a ótica de uma epistemologia do cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: territorialidades, saberes locais, saber acadêmico, epistemologia do cotidiano. TERRITORIALITY AND LOCAL KNOWLEDGE: walls and frontiers in the construction of the academical knowledge Cecília Bastos da Costa Accioly This article puts in context, the current paradigms which make possible the analyses of the system of cultural organization (the academical and local knowledge) and the institutions of higher education. Proposing a discussion of the different disciplinary and consolidated hierarchies in our society and in principle of overcoming through observation of regions of social construction frontier. Support to the relationships of culture formation knowledge, highlighting its moments of separation, hierarchy due to the application of the scientific method developer of academical knowledge construction; and the current discussion about its reunion under the view of a epistemology of everyday life. KEY WORDS: territoriality, local knowledge, academical knowledge, epistemology of everyday life. TERRITORIALITÉS ET SAVOIRS LOCAUX: murs et frontières pour la construction du savoir académique Cecília Bastos da Costa Accioly Cet article situe les paradigmes actuels qui permettent d’analyser le système d’organisation culturelle (les savoirs académiques et locaux) et les institutions d’enseignement supérieur. On y propose la discussion des différenciations disciplinaires et hierarchiques enracinées dans notre société ainsi qu’un dépassement grâce à un regard sur les régions frontalières de la construction sociale. On y affirme la relation des savoirs qui forment les cultures, en soulignant le moment de séparation et de hierarchisation en fonction d’une mise en place de la méthode scientifique formatrice de la construction de la connaissance académique ainsi que l’actuelle discussion concernant sa ré-union dans l’optique d’une épistémologie du quotidien. MOTS-CLÉS: territorialités, savoirs locaux, savoir académique, épistemologie du quotidien. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh Universidade Federal da Bahia2012-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"Revisão Bibliográfica e análise documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1912810.9771/ccrh.v24i63.19128Caderno CRH; v. 24 n. 63 (2011): DOSSIÊ: Conhecimento e Inovação. Coord. Sonia K. Guimarães1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19128/12437Bastos da Costa Accioly, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-31T14:21:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19128Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-07-31T14:21:06Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico |
title |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico |
spellingShingle |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico Bastos da Costa Accioly, Cecília territorialidades saberes locais saber acadêmico epistemologia do cotidiano. |
title_short |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico |
title_full |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico |
title_fullStr |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico |
title_full_unstemmed |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico |
title_sort |
TERRITORIALIDADES E SABERES LOCAIS: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico |
author |
Bastos da Costa Accioly, Cecília |
author_facet |
Bastos da Costa Accioly, Cecília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos da Costa Accioly, Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
territorialidades saberes locais saber acadêmico epistemologia do cotidiano. |
topic |
territorialidades saberes locais saber acadêmico epistemologia do cotidiano. |
description |
63 Accioly Neste artigo, contextualizo os paradigmas atuais que possibilitam a análise do sistema de organização cultural (os saberes acadêmicos e locais) e as instituições de ensino superior. Proponho a discussão das diferenciações disciplinares e hierarquias arraigadas em nossa sociedade e, em princípio, da superação através dos olhares sobre as regiões fronteiriças da construção social. Sustento a relação dos saberes formadores das culturas, ressaltando seu momento de separação e hierarquização devido a uma aplicação do método científico formador da construção do conhecimento acadêmico; e a atual discussão sobre sua re-união sob a ótica de uma epistemologia do cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: territorialidades, saberes locais, saber acadêmico, epistemologia do cotidiano. TERRITORIALITY AND LOCAL KNOWLEDGE: walls and frontiers in the construction of the academical knowledge Cecília Bastos da Costa Accioly This article puts in context, the current paradigms which make possible the analyses of the system of cultural organization (the academical and local knowledge) and the institutions of higher education. Proposing a discussion of the different disciplinary and consolidated hierarchies in our society and in principle of overcoming through observation of regions of social construction frontier. Support to the relationships of culture formation knowledge, highlighting its moments of separation, hierarchy due to the application of the scientific method developer of academical knowledge construction; and the current discussion about its reunion under the view of a epistemology of everyday life. KEY WORDS: territoriality, local knowledge, academical knowledge, epistemology of everyday life. TERRITORIALITÉS ET SAVOIRS LOCAUX: murs et frontières pour la construction du savoir académique Cecília Bastos da Costa Accioly Cet article situe les paradigmes actuels qui permettent d’analyser le système d’organisation culturelle (les savoirs académiques et locaux) et les institutions d’enseignement supérieur. On y propose la discussion des différenciations disciplinaires et hierarchiques enracinées dans notre société ainsi qu’un dépassement grâce à un regard sur les régions frontalières de la construction sociale. On y affirme la relation des savoirs qui forment les cultures, en soulignant le moment de séparation et de hierarchisation en fonction d’une mise en place de la méthode scientifique formatrice de la construction de la connaissance académique ainsi que l’actuelle discussion concernant sa ré-union dans l’optique d’une épistémologie du quotidien. MOTS-CLÉS: territorialités, savoirs locaux, savoir académique, épistemologie du quotidien. Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" Revisão Bibliográfica e análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19128 10.9771/ccrh.v24i63.19128 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19128 |
identifier_str_mv |
10.9771/ccrh.v24i63.19128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19128/12437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno CRH; v. 24 n. 63 (2011): DOSSIÊ: Conhecimento e Inovação. Coord. Sonia K. Guimarães 1983-8239 0103-4979 reponame:Caderno CRH instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Caderno CRH |
collection |
Caderno CRH |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br |
_version_ |
1799699053702807552 |