Destinos ImprovÃveis: trajetÃrias de jovens egressos de uma experiÃncia de arte-educaÃÃo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isaurora ClÃudia Martins de Freitas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3325
Resumo: Este trabalho visa compreender de que forma as experiÃncias de socializaÃÃo, entendidas como incorporaÃÃo das disposiÃÃes do habitus, instalam-se e repercutem na vida dos indivÃduos, constituindo, inclusive, possibilidades de nÃo reproduÃÃo da condiÃÃo social de origem destes. Na realizaÃÃo, tomei como fio condutor a reconstituiÃÃo das trajetÃrias de sete jovens egressos da Escola de DanÃa e IntegraÃÃo Social para CrianÃas e Adolescentes (EDISCA), instituiÃÃo que realiza trabalho de arte-educaÃÃo com crianÃas e adolescentes desfavorecidas, da cidade de Fortaleza. No julgamento e na previsÃo da InstituiÃÃo as disposiÃÃes adquiridas nesse processo vÃo compor a matriz comportamental necessÃria à mudanÃa de um destino social provÃvel, ou seja, o da falta de perspectivas dada pela condiÃÃo de pobreza. As trajetÃrias permitiram perceber os reflexos das vÃrias pertenÃas e deslocamentos na constituiÃÃo do sistema de crenÃas, anseios e prÃticas dos jovens, em especial, as repercussÃes da socializaÃÃo da EDISCA na âinvenÃÃoâ das suas vidas cotidianas, bem como os dilemas e tensÃes oriundos da disputa entre duas trajetÃrias: a denegada, pensada a partir dos comportamentos âdesviantesâ que a InstituiÃÃo quer prevenir e a idealizada, recomendada como garantia de âsalvaÃÃoâ do destino social provÃvel.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDestinos ImprovÃveis: trajetÃrias de jovens egressos de uma experiÃncia de arte-educaÃÃo.(Im)Probables Destinations: Trajectories of youngs egresses of an art-education experience2006-04-20Irlys Alencar Firmo Barreira1201124018237172158334http://lattes.cnpq.br/3717727283873872 Isaurora ClÃudia Martins de FreitasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRJuventude SocializaÃÃo ONG Arte-educaÃÃoYoungstersocializationONG Art-educationCiÃncias HumanasEste trabalho visa compreender de que forma as experiÃncias de socializaÃÃo, entendidas como incorporaÃÃo das disposiÃÃes do habitus, instalam-se e repercutem na vida dos indivÃduos, constituindo, inclusive, possibilidades de nÃo reproduÃÃo da condiÃÃo social de origem destes. Na realizaÃÃo, tomei como fio condutor a reconstituiÃÃo das trajetÃrias de sete jovens egressos da Escola de DanÃa e IntegraÃÃo Social para CrianÃas e Adolescentes (EDISCA), instituiÃÃo que realiza trabalho de arte-educaÃÃo com crianÃas e adolescentes desfavorecidas, da cidade de Fortaleza. No julgamento e na previsÃo da InstituiÃÃo as disposiÃÃes adquiridas nesse processo vÃo compor a matriz comportamental necessÃria à mudanÃa de um destino social provÃvel, ou seja, o da falta de perspectivas dada pela condiÃÃo de pobreza. As trajetÃrias permitiram perceber os reflexos das vÃrias pertenÃas e deslocamentos na constituiÃÃo do sistema de crenÃas, anseios e prÃticas dos jovens, em especial, as repercussÃes da socializaÃÃo da EDISCA na âinvenÃÃoâ das suas vidas cotidianas, bem como os dilemas e tensÃes oriundos da disputa entre duas trajetÃrias: a denegada, pensada a partir dos comportamentos âdesviantesâ que a InstituiÃÃo quer prevenir e a idealizada, recomendada como garantia de âsalvaÃÃoâ do destino social provÃvel. This work aims at comprehending how the socialization experiences, understood as incorporation of the disposals of the habitus, are installed and echoed in the life of the individuals constituing, inclusevely, the possibilities of non reproduction of thei original social condition. In the execution of this project I took as a conduit the reconsttution of the trajectories of seven youngsters, egressed from the School of Dance and Social Integration for Children and Adolescents (EDISCA), an institution that carries out work in art-education with needy children and adolescents in the city of Fortaleza. In the judgement and foresight of the Institution, the dispositions acquired in this process will compose the behavioral matrix necessary for the change probable social destiny, i.e. that of the lack of perspectives given by the condition of poverty. The trajectories allowd to perceive the reflexes of the various dislocations in the consttution of the system of beliefs, yearnings and practices of the youngsters, in special, the re percussions of the socialization at EDISCA in the âiventionâ of their daily lives, as well as the dilemmas and tensions arising from the dispute between two trajectories: the renegade, thought of from the âdeviatingâ behaviors that the Institution wants to prevent, and the idealized one, recommended as a guarantee of âsalvationâ of their probable social destiny.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3325application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:27Zmail@mail.com -
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