MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gajanigo, Paulo Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira de Souza, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19431
Resumo: O artigo analisa algumas manifestações sociais que surgiram pelo mundo a partir de 2008, em especial no Egito, na Espanha, nos EUA, no Chile e no Brasil. O nosso interesse está no impacto, nessas manifestações, do uso das redes sociais, já razoavelmente inseridas num contexto de intensa mediação na comunicação entre manifestantes e na opinião pública em geral. Analisamos dois aspectos: o impacto na organização desses movimentos e o uso cada vez mais central das imagens como forma de comunicação. Com a preocupação de identificar pontos de novidade mais do que analisá-los profundamente, indicamos que há interessantes possibilidades de luta contra-hegemônica a partir do uso extensivo e intensivo das mídias sociais, o que se dá pela busca da democracia radical e pelo uso crítico da imagem. PALAVRAS-CHAVE: Internet. Mídias sociais. Hegemonia. Movimentos sociais. Política.SOCIAL MANIFESTATIONS AND NEW MEDIA: the construction of a counter-hegemonic culture Paulo Rodrigues Gajanigo Rogério Ferreira de Souza The article analyzes some social protests that have appeared around the world from 2008, especially in Egypt, Spain, USA, Chile and Brazil. Our interest is in the impact, on these events, of the use of social networks, already fairly inserted in a context of intense mediation in communication between protesters and public opinion in general. We analyze two aspects: the impact on the organization of these movements and more central use of images as a form of communication. With a view to identify new points, more than deeply analyze them, indicate that there are interesting possibilities for counter-hegemonic struggle from the extensive and intensive use of social media, which is given by the search for radical democracy and critical use of images. KEYWORDS: Internet. Social media. Hegemony. Social movements. Policy.MANIFESTATIONS SOCIALES ET NOUVEAUX MÉDIAS: la construction d’une culture contrehégémonique Paulo Rodrigues Gajanigo Rogério Ferreira de Souza Cet article analyse quelques manifestations sociales qui ont eu lieu dans le monde à partir de 2008, tout spécialement en Égypte, en Espagne, aux États-Unis, au Chili et au Brésil. Notre centre d’intérêt se situe au niveau de l’impact créé par l’utilisation des réseaux sociaux dans ces manifestations déjà suffisamment insérées dans un contexte d’intense médiation de ces réseaux pour la communication entre les manifestants et l’opinion publique en général. L’analyse porte sur deux aspects: l’impact au niveau de l’organisation de ces mouvements et l’utilisation chaque fois plus centrale des images comme moyen de communication. Dans l’intérêt d’identifier des éléments nouveaux plus que d’en approfondir l’analyse, nous signalons qu’il y a des possibilités intéressantes de lutte contre-hégémonique grâce à l’utilisation intensive des médias sociaux, auxquels on fait appel en vue d’une démocratie radicale et pour l’utilisation critique de l’image. MOTS-CLÉS: Internet. Médias sociaux. Hégémonie. Mouvements sociaux. Politique. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br 
id UFBA-7_ee2ddf22f077860860ad8dc2466c3187
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19431
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônicaInternet. Mídias sociais. Hegemonia. Movimentos sociais. Política.O artigo analisa algumas manifestações sociais que surgiram pelo mundo a partir de 2008, em especial no Egito, na Espanha, nos EUA, no Chile e no Brasil. O nosso interesse está no impacto, nessas manifestações, do uso das redes sociais, já razoavelmente inseridas num contexto de intensa mediação na comunicação entre manifestantes e na opinião pública em geral. Analisamos dois aspectos: o impacto na organização desses movimentos e o uso cada vez mais central das imagens como forma de comunicação. Com a preocupação de identificar pontos de novidade mais do que analisá-los profundamente, indicamos que há interessantes possibilidades de luta contra-hegemônica a partir do uso extensivo e intensivo das mídias sociais, o que se dá pela busca da democracia radical e pelo uso crítico da imagem. PALAVRAS-CHAVE: Internet. Mídias sociais. Hegemonia. Movimentos sociais. Política.SOCIAL MANIFESTATIONS AND NEW MEDIA: the construction of a counter-hegemonic culture Paulo Rodrigues Gajanigo Rogério Ferreira de Souza The article analyzes some social protests that have appeared around the world from 2008, especially in Egypt, Spain, USA, Chile and Brazil. Our interest is in the impact, on these events, of the use of social networks, already fairly inserted in a context of intense mediation in communication between protesters and public opinion in general. We analyze two aspects: the impact on the organization of these movements and more central use of images as a form of communication. With a view to identify new points, more than deeply analyze them, indicate that there are interesting possibilities for counter-hegemonic struggle from the extensive and intensive use of social media, which is given by the search for radical democracy and critical use of images. KEYWORDS: Internet. Social media. Hegemony. Social movements. Policy.MANIFESTATIONS SOCIALES ET NOUVEAUX MÉDIAS: la construction d’une culture contrehégémonique Paulo Rodrigues Gajanigo Rogério Ferreira de Souza Cet article analyse quelques manifestations sociales qui ont eu lieu dans le monde à partir de 2008, tout spécialement en Égypte, en Espagne, aux États-Unis, au Chili et au Brésil. Notre centre d’intérêt se situe au niveau de l’impact créé par l’utilisation des réseaux sociaux dans ces manifestations déjà suffisamment insérées dans un contexte d’intense médiation de ces réseaux pour la communication entre les manifestants et l’opinion publique en général. L’analyse porte sur deux aspects: l’impact au niveau de l’organisation de ces mouvements et l’utilisation chaque fois plus centrale des images comme moyen de communication. Dans l’intérêt d’identifier des éléments nouveaux plus que d’en approfondir l’analyse, nous signalons qu’il y a des possibilités intéressantes de lutte contre-hégémonique grâce à l’utilisation intensive des médias sociaux, auxquels on fait appel en vue d’une démocratie radicale et pour l’utilisation critique de l’image. MOTS-CLÉS: Internet. Médias sociaux. Hégémonie. Mouvements sociaux. Politique. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br Universidade Federal da Bahia2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"Análise imagética, de matérias jornalísticas, manifestos políticos.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/1943110.9771/ccrh.v27i72.19431Caderno CRH; v. 27 n. 72 (2014): V. 27,Nº 72,Set./Dez. 2014.DOSSIÊ: As Políticas Sociais Brasileiras.Coord.Isabel Georges,Cibele Rizek,Marco Ceballos1983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19431/12562Gajanigo, Paulo RodriguesFerreira de Souza, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-28T14:32:54Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/19431Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2017-07-28T14:32:54Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica
title MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica
spellingShingle MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica
Gajanigo, Paulo Rodrigues
Internet. Mídias sociais. Hegemonia. Movimentos sociais. Política.
title_short MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica
title_full MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica
title_fullStr MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica
title_full_unstemmed MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica
title_sort MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E NOVAS MÍDIAS: a construção de uma cultura contra-hegemônica
author Gajanigo, Paulo Rodrigues
author_facet Gajanigo, Paulo Rodrigues
Ferreira de Souza, Rogério
author_role author
author2 Ferreira de Souza, Rogério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gajanigo, Paulo Rodrigues
Ferreira de Souza, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Internet. Mídias sociais. Hegemonia. Movimentos sociais. Política.
topic Internet. Mídias sociais. Hegemonia. Movimentos sociais. Política.
description O artigo analisa algumas manifestações sociais que surgiram pelo mundo a partir de 2008, em especial no Egito, na Espanha, nos EUA, no Chile e no Brasil. O nosso interesse está no impacto, nessas manifestações, do uso das redes sociais, já razoavelmente inseridas num contexto de intensa mediação na comunicação entre manifestantes e na opinião pública em geral. Analisamos dois aspectos: o impacto na organização desses movimentos e o uso cada vez mais central das imagens como forma de comunicação. Com a preocupação de identificar pontos de novidade mais do que analisá-los profundamente, indicamos que há interessantes possibilidades de luta contra-hegemônica a partir do uso extensivo e intensivo das mídias sociais, o que se dá pela busca da democracia radical e pelo uso crítico da imagem. PALAVRAS-CHAVE: Internet. Mídias sociais. Hegemonia. Movimentos sociais. Política.SOCIAL MANIFESTATIONS AND NEW MEDIA: the construction of a counter-hegemonic culture Paulo Rodrigues Gajanigo Rogério Ferreira de Souza The article analyzes some social protests that have appeared around the world from 2008, especially in Egypt, Spain, USA, Chile and Brazil. Our interest is in the impact, on these events, of the use of social networks, already fairly inserted in a context of intense mediation in communication between protesters and public opinion in general. We analyze two aspects: the impact on the organization of these movements and more central use of images as a form of communication. With a view to identify new points, more than deeply analyze them, indicate that there are interesting possibilities for counter-hegemonic struggle from the extensive and intensive use of social media, which is given by the search for radical democracy and critical use of images. KEYWORDS: Internet. Social media. Hegemony. Social movements. Policy.MANIFESTATIONS SOCIALES ET NOUVEAUX MÉDIAS: la construction d’une culture contrehégémonique Paulo Rodrigues Gajanigo Rogério Ferreira de Souza Cet article analyse quelques manifestations sociales qui ont eu lieu dans le monde à partir de 2008, tout spécialement en Égypte, en Espagne, aux États-Unis, au Chili et au Brésil. Notre centre d’intérêt se situe au niveau de l’impact créé par l’utilisation des réseaux sociaux dans ces manifestations déjà suffisamment insérées dans un contexte d’intense médiation de ces réseaux pour la communication entre les manifestants et l’opinion publique en général. L’analyse porte sur deux aspects: l’impact au niveau de l’organisation de ces mouvements et l’utilisation chaque fois plus centrale des images comme moyen de communication. Dans l’intérêt d’identifier des éléments nouveaux plus que d’en approfondir l’analyse, nous signalons qu’il y a des possibilités intéressantes de lutte contre-hégémonique grâce à l’utilisation intensive des médias sociaux, auxquels on fait appel en vue d’une démocratie radicale et pour l’utilisation critique de l’image. MOTS-CLÉS: Internet. Médias sociaux. Hégémonie. Mouvements sociaux. Politique. Publicação Online do Caderno CRH no Scielo: http://www.scielo.br/ccrh  Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
Análise imagética, de matérias jornalísticas, manifestos políticos.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19431
10.9771/ccrh.v27i72.19431
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19431
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v27i72.19431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/19431/12562
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 27 n. 72 (2014): V. 27,Nº 72,Set./Dez. 2014.DOSSIÊ: As Políticas Sociais Brasileiras.Coord.Isabel Georges,Cibele Rizek,Marco Ceballos
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699054631845888