A arte de nomear: leituras (trans)gressoras de gênero a partir de uma obra dadaísta de Marcel Duchamp
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20552 |
Resumo: | Um nome pode revelar um papel no mundo, ele faz parte dos atos performáticos do cotidiano, podendo compreender uma infinidade de interpretações e representações. A discussão polissêmica do objeto “nome” em interface com as teorias pós estruturalistas de gênero é problematizada a partir da ótica queer e do movimento dadaísta do século XX. Propõe-se uma breve reflexão crítica sobre o artista dadaísta Marcel Duchamp que, numa de suas obras, utiliza a linguagem da travestilidade como forma de expressão artística, cultural, social e política, dando vida a Rrose Sélavy - seu segundo eu feminino. A manifestação artística configura-se como um potente instrumento de leitura da diferença e da alteridade na produção de subjetividades dissidentes. |
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A arte de nomear: leituras (trans)gressoras de gênero a partir de uma obra dadaísta de Marcel DuchampUm nome pode revelar um papel no mundo, ele faz parte dos atos performáticos do cotidiano, podendo compreender uma infinidade de interpretações e representações. A discussão polissêmica do objeto “nome” em interface com as teorias pós estruturalistas de gênero é problematizada a partir da ótica queer e do movimento dadaísta do século XX. Propõe-se uma breve reflexão crítica sobre o artista dadaísta Marcel Duchamp que, numa de suas obras, utiliza a linguagem da travestilidade como forma de expressão artística, cultural, social e política, dando vida a Rrose Sélavy - seu segundo eu feminino. A manifestação artística configura-se como um potente instrumento de leitura da diferença e da alteridade na produção de subjetividades dissidentes.Universidade Federal da Bahia2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2055210.9771/peri.v1i6.20552Revista Periódicus; Vol. 1 No. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 27-44Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 27-44Revista Periódicus; v. 1 n. 6 (2016): Genealogias excêntricas: práticas artísticas queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados; 27-442358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/20552/13173Copyright (c) 2017 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Cláudio Eduardo ResendeSouza, Magner Miranda deMoreira, Maria Ignez Costa2021-10-19T00:01:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/20552Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-19T00:01:47Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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