Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto Junior, Dilton Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pocahy, Fernando, Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25716
Resumo: A proposta desse texto é discutir a criança e as infâncias em suas posições dissidentes, centralizando os esforços reflexivos em torno das experiências sociais de sujeitos que construíram trajetórias marcadas por movimentos e posições de dissidência. O texto é enredado por rememorações de infâncias de jovens autodeclaradxs não-heterossexuais que participaram de trabalho de campo de pesquisa de doutorado recentemente concluída. Articulado com o campo das infâncias e dos estudos de gênero e sexualidade, o trabalho promove interlocuções teórico-metodológicas que permitem acompanhar posições de sujeito, trânsitos, interpelações das (cis)heteronormas. Isso permitiu-nos (re)discutir o papel social da escola frente à educação daquelas crianças que, colocadas na condição de “estranhas” e “diferentes”, levam o desconforto a muitos espaços institucionais e às políticas educacionais, virando de ponta-cabeça o currículo. Esse desconforto, no entanto, é imprescindível para que brechas sejam abertas e favoreçam o ato de (re)pensarmos as experiências infantis em suas posições dissidentes.
id UFBA-8_76d52910b2451fb94bfbf7d78d56202d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25716
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debateA proposta desse texto é discutir a criança e as infâncias em suas posições dissidentes, centralizando os esforços reflexivos em torno das experiências sociais de sujeitos que construíram trajetórias marcadas por movimentos e posições de dissidência. O texto é enredado por rememorações de infâncias de jovens autodeclaradxs não-heterossexuais que participaram de trabalho de campo de pesquisa de doutorado recentemente concluída. Articulado com o campo das infâncias e dos estudos de gênero e sexualidade, o trabalho promove interlocuções teórico-metodológicas que permitem acompanhar posições de sujeito, trânsitos, interpelações das (cis)heteronormas. Isso permitiu-nos (re)discutir o papel social da escola frente à educação daquelas crianças que, colocadas na condição de “estranhas” e “diferentes”, levam o desconforto a muitos espaços institucionais e às políticas educacionais, virando de ponta-cabeça o currículo. Esse desconforto, no entanto, é imprescindível para que brechas sejam abertas e favoreçam o ato de (re)pensarmos as experiências infantis em suas posições dissidentes.Universidade Federal da Bahia2018-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2571610.9771/peri.v1i9.25716Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 55-74Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 55-74Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 55-742358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25716/16105Copyright (c) 2018 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCouto Junior, Dilton RibeiroPocahy, FernandoOswald, Maria Luiza Magalhães Bastos2021-10-27T12:57:07Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25716Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-27T12:57:07Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate
title Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate
spellingShingle Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate
Couto Junior, Dilton Ribeiro
title_short Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate
title_full Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate
title_fullStr Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate
title_full_unstemmed Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate
title_sort Crianças e infâncias (im)possíveis na escola: dissidências em debate
author Couto Junior, Dilton Ribeiro
author_facet Couto Junior, Dilton Ribeiro
Pocahy, Fernando
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
author_role author
author2 Pocahy, Fernando
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto Junior, Dilton Ribeiro
Pocahy, Fernando
Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
description A proposta desse texto é discutir a criança e as infâncias em suas posições dissidentes, centralizando os esforços reflexivos em torno das experiências sociais de sujeitos que construíram trajetórias marcadas por movimentos e posições de dissidência. O texto é enredado por rememorações de infâncias de jovens autodeclaradxs não-heterossexuais que participaram de trabalho de campo de pesquisa de doutorado recentemente concluída. Articulado com o campo das infâncias e dos estudos de gênero e sexualidade, o trabalho promove interlocuções teórico-metodológicas que permitem acompanhar posições de sujeito, trânsitos, interpelações das (cis)heteronormas. Isso permitiu-nos (re)discutir o papel social da escola frente à educação daquelas crianças que, colocadas na condição de “estranhas” e “diferentes”, levam o desconforto a muitos espaços institucionais e às políticas educacionais, virando de ponta-cabeça o currículo. Esse desconforto, no entanto, é imprescindível para que brechas sejam abertas e favoreçam o ato de (re)pensarmos as experiências infantis em suas posições dissidentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25716
10.9771/peri.v1i9.25716
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25716
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i9.25716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25716/16105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 55-74
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 55-74
Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 55-74
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318321762402304