Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messeder, Suely Aldir
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25717
Resumo: Neste artigo,  a autora acolhe com densidade a teoria feminista e se apropria da sua própria vivência analisando três eventos que versam sobre infância e relações de gênero em três distintos momentos em sua linha de vida − a) na tenra infância; b) na atuação como professora de antropologia; c) na atuação como pesquisadora encarnada  −, cenas das quais a sala de aula foi o palco principal.  Com isto, advoga como o debate acadêmico sobre as questões de gênero e as relações da infância se estruturam como primordial na área da Educação, uma vez que o debate qualificado denuncia a ideologia de gênero naturalizada no/pelo senso comum. Nesta rota conclui que o entrelaçamento entre os estudos feministas e estudos da infância tem a ver com o cuidado, o refinamento naconstrução de uma ética na vida e nos estudos sobre/com os/as subalternizados/as/xs
id UFBA-8_ac428bd449a20705247829f4de93085e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25717
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnadaNeste artigo,  a autora acolhe com densidade a teoria feminista e se apropria da sua própria vivência analisando três eventos que versam sobre infância e relações de gênero em três distintos momentos em sua linha de vida − a) na tenra infância; b) na atuação como professora de antropologia; c) na atuação como pesquisadora encarnada  −, cenas das quais a sala de aula foi o palco principal.  Com isto, advoga como o debate acadêmico sobre as questões de gênero e as relações da infância se estruturam como primordial na área da Educação, uma vez que o debate qualificado denuncia a ideologia de gênero naturalizada no/pelo senso comum. Nesta rota conclui que o entrelaçamento entre os estudos feministas e estudos da infância tem a ver com o cuidado, o refinamento naconstrução de uma ética na vida e nos estudos sobre/com os/as subalternizados/as/xsUniversidade Federal da Bahia2018-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2571710.9771/peri.v1i9.25717Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-135Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-135Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-1352358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25717/16109Copyright (c) 2018 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMesseder, Suely Aldir2021-10-27T12:57:07Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25717Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-27T12:57:07Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
title Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
spellingShingle Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
Messeder, Suely Aldir
title_short Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
title_full Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
title_fullStr Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
title_full_unstemmed Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
title_sort Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
author Messeder, Suely Aldir
author_facet Messeder, Suely Aldir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Messeder, Suely Aldir
description Neste artigo,  a autora acolhe com densidade a teoria feminista e se apropria da sua própria vivência analisando três eventos que versam sobre infância e relações de gênero em três distintos momentos em sua linha de vida − a) na tenra infância; b) na atuação como professora de antropologia; c) na atuação como pesquisadora encarnada  −, cenas das quais a sala de aula foi o palco principal.  Com isto, advoga como o debate acadêmico sobre as questões de gênero e as relações da infância se estruturam como primordial na área da Educação, uma vez que o debate qualificado denuncia a ideologia de gênero naturalizada no/pelo senso comum. Nesta rota conclui que o entrelaçamento entre os estudos feministas e estudos da infância tem a ver com o cuidado, o refinamento naconstrução de uma ética na vida e nos estudos sobre/com os/as subalternizados/as/xs
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25717
10.9771/peri.v1i9.25717
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25717
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i9.25717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25717/16109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-135
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-135
Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-135
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318321763450880