Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnada
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Periódicus |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25717 |
Resumo: | Neste artigo, a autora acolhe com densidade a teoria feminista e se apropria da sua própria vivência analisando três eventos que versam sobre infância e relações de gênero em três distintos momentos em sua linha de vida − a) na tenra infância; b) na atuação como professora de antropologia; c) na atuação como pesquisadora encarnada −, cenas das quais a sala de aula foi o palco principal. Com isto, advoga como o debate acadêmico sobre as questões de gênero e as relações da infância se estruturam como primordial na área da Educação, uma vez que o debate qualificado denuncia a ideologia de gênero naturalizada no/pelo senso comum. Nesta rota conclui que o entrelaçamento entre os estudos feministas e estudos da infância tem a ver com o cuidado, o refinamento naconstrução de uma ética na vida e nos estudos sobre/com os/as subalternizados/as/xs |
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Memórias e cenas narradas sobre a infância e as relações de gênero na linha de vida da professora universitária e da pesquisadora encarnadaNeste artigo, a autora acolhe com densidade a teoria feminista e se apropria da sua própria vivência analisando três eventos que versam sobre infância e relações de gênero em três distintos momentos em sua linha de vida − a) na tenra infância; b) na atuação como professora de antropologia; c) na atuação como pesquisadora encarnada −, cenas das quais a sala de aula foi o palco principal. Com isto, advoga como o debate acadêmico sobre as questões de gênero e as relações da infância se estruturam como primordial na área da Educação, uma vez que o debate qualificado denuncia a ideologia de gênero naturalizada no/pelo senso comum. Nesta rota conclui que o entrelaçamento entre os estudos feministas e estudos da infância tem a ver com o cuidado, o refinamento naconstrução de uma ética na vida e nos estudos sobre/com os/as subalternizados/as/xsUniversidade Federal da Bahia2018-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/2571710.9771/peri.v1i9.25717Revista Periódicus; Vol. 1 No. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-135Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-135Revista Periódicus; v. 1 n. 9 (2018): Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias; 122-1352358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/25717/16109Copyright (c) 2018 Revista Periódicushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMesseder, Suely Aldir2021-10-27T12:57:07Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/25717Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-27T12:57:07Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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