Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Carneiro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Afro-Ásia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/24131
Resumo: O romance Um defeito de cor, publicado em 2006 por Ana Maria Gonçalves, pode ser considerado um acontecimento no cenário da produção literária contemporânea brasileira. Além de se destacar por seu fôlego e pela matéria da qual se propõe a ser uma reelaboração, a saber, o nosso ainda traumático passado escravista, o livro tem um foco narrativo inédito em nossas letras: uma escrava ou, se consideramos a condição da narradora ao final de sua vida, quando dita relato, uma liberta. A constituição desse texto literário se realiza como contraponto à, reconhecida e declarada, obliteração da história do povo negro no país. Nesse sentido, o romance estabelece intrínseca relação com a disciplina História e a ela faz uma provocação. O presente trabalho pretende compartilhar algo da investigação acerca do modo como são criadas correspondências entre a forma do romance e um discurso histórico. No mesmo contínuo, procuraremos sinalizar os aspectos passíveis de ocupar o campo do literário e que compõem os esforços dos pesquisadores da história social empenhados em elaborar narrativas comprometidas com as perspectivas dos negros em relação ao nosso século XVIII e XIX.  Ancorados nessa trama complexa, delinearemos um movimento presente no qual as oposições “ficção e realidade” e “ficção e história” voltam a interpelar da crítica literária uma revisitação e ressignificação de seus critérios.
id UFBA-9_5c6f110ffa3b0d4f1ce0b64ad95e7181
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24131
network_acronym_str UFBA-9
network_name_str Afro-Ásia (Online)
repository_id_str
spelling Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à HistóriaUm defeito de corRevolta dos MalêsLiteratura e crítica literáriaHistória Social.O romance Um defeito de cor, publicado em 2006 por Ana Maria Gonçalves, pode ser considerado um acontecimento no cenário da produção literária contemporânea brasileira. Além de se destacar por seu fôlego e pela matéria da qual se propõe a ser uma reelaboração, a saber, o nosso ainda traumático passado escravista, o livro tem um foco narrativo inédito em nossas letras: uma escrava ou, se consideramos a condição da narradora ao final de sua vida, quando dita relato, uma liberta. A constituição desse texto literário se realiza como contraponto à, reconhecida e declarada, obliteração da história do povo negro no país. Nesse sentido, o romance estabelece intrínseca relação com a disciplina História e a ela faz uma provocação. O presente trabalho pretende compartilhar algo da investigação acerca do modo como são criadas correspondências entre a forma do romance e um discurso histórico. No mesmo contínuo, procuraremos sinalizar os aspectos passíveis de ocupar o campo do literário e que compõem os esforços dos pesquisadores da história social empenhados em elaborar narrativas comprometidas com as perspectivas dos negros em relação ao nosso século XVIII e XIX.  Ancorados nessa trama complexa, delinearemos um movimento presente no qual as oposições “ficção e realidade” e “ficção e história” voltam a interpelar da crítica literária uma revisitação e ressignificação de seus critérios.UFBA2017-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blid peer-reviewed articleArtigo avaliado por pares em regime de duplo anonimatoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/2413110.9771/aa.v0i55.24131Afro-Ásia; No. 55 (2017)Afro-Ásia; n. 55 (2017)1981-14110002-0591reponame:Afro-Ásia (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/24131/15373Copyright (c) 2017 Afro-Ásiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabiana Carneiro da2022-02-27T14:26:39Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24131Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasiaPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/oaiafroasia@ufba.br1981-14110002-0591opendoar:2022-02-27T14:26:39Afro-Ásia (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História
title Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História
spellingShingle Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História
Silva, Fabiana Carneiro da
Um defeito de cor
Revolta dos Malês
Literatura e crítica literária
História Social.
title_short Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História
title_full Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História
title_fullStr Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História
title_full_unstemmed Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História
title_sort Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito de Cor como provocação à História
author Silva, Fabiana Carneiro da
author_facet Silva, Fabiana Carneiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiana Carneiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Um defeito de cor
Revolta dos Malês
Literatura e crítica literária
História Social.
topic Um defeito de cor
Revolta dos Malês
Literatura e crítica literária
História Social.
description O romance Um defeito de cor, publicado em 2006 por Ana Maria Gonçalves, pode ser considerado um acontecimento no cenário da produção literária contemporânea brasileira. Além de se destacar por seu fôlego e pela matéria da qual se propõe a ser uma reelaboração, a saber, o nosso ainda traumático passado escravista, o livro tem um foco narrativo inédito em nossas letras: uma escrava ou, se consideramos a condição da narradora ao final de sua vida, quando dita relato, uma liberta. A constituição desse texto literário se realiza como contraponto à, reconhecida e declarada, obliteração da história do povo negro no país. Nesse sentido, o romance estabelece intrínseca relação com a disciplina História e a ela faz uma provocação. O presente trabalho pretende compartilhar algo da investigação acerca do modo como são criadas correspondências entre a forma do romance e um discurso histórico. No mesmo contínuo, procuraremos sinalizar os aspectos passíveis de ocupar o campo do literário e que compõem os esforços dos pesquisadores da história social empenhados em elaborar narrativas comprometidas com as perspectivas dos negros em relação ao nosso século XVIII e XIX.  Ancorados nessa trama complexa, delinearemos um movimento presente no qual as oposições “ficção e realidade” e “ficção e história” voltam a interpelar da crítica literária uma revisitação e ressignificação de seus critérios.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blid peer-reviewed article
Artigo avaliado por pares em regime de duplo anonimato
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/24131
10.9771/aa.v0i55.24131
url https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/24131
identifier_str_mv 10.9771/aa.v0i55.24131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/24131/15373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Afro-Ásia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Afro-Ásia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA
publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Afro-Ásia; No. 55 (2017)
Afro-Ásia; n. 55 (2017)
1981-1411
0002-0591
reponame:Afro-Ásia (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Afro-Ásia (Online)
collection Afro-Ásia (Online)
repository.name.fl_str_mv Afro-Ásia (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv afroasia@ufba.br
_version_ 1799318936687214592