Ensino de partículas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Luís Cláudio de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10418
Resumo: Nesta pesquisa propomos um produto educacional para o ensino de física, na área de partículas elementares, com base na teoria da aprendizagem significativa e no uso de tecnologias de informação e comunicação. Procuramos investigar se o produto traz contribuições para a aprendizagem significativa dos alunos. As atividades foram realizadas com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita por meio de questionários respondidos pelos alunos. Para a análise dos resultados da aplicação do produto aos alunos utilizamos a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso do produto educacional proposto se mostrou eficaz no que se refere a aprendizagem de conceitos de física de partículas por parte dos alunos
id UFF-2_ad56dab9452ca1b094cbff3982b2f172
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10418
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de partículas no ensino médioTeaching of particles in middle schoolEnsino de físicaPartículas elementaresFísica modernaEnsino de físicaAprendizagem significativaTecnologia da informaçãoPhysics teachingElementary particlesModern physicsNesta pesquisa propomos um produto educacional para o ensino de física, na área de partículas elementares, com base na teoria da aprendizagem significativa e no uso de tecnologias de informação e comunicação. Procuramos investigar se o produto traz contribuições para a aprendizagem significativa dos alunos. As atividades foram realizadas com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita por meio de questionários respondidos pelos alunos. Para a análise dos resultados da aplicação do produto aos alunos utilizamos a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso do produto educacional proposto se mostrou eficaz no que se refere a aprendizagem de conceitos de física de partículas por parte dos alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn this research we propose an educational product for the teaching of physics, in the area of elementary particles, based on the theory of significant learning and the use of Information and communication technologies. We seek to investigate if the product brings contributions to the significant learning of the students. The activities were carried out with students of the third grade of high school from a public school in the interior of the state of São Paulo. The data collection was done through questionnaires answered by the students. For the analysis of the results of the application of the product to the students we use the methodology of content analysis. The results of the research show that the use of the proposed educational product was effective in learning the concepts of particle physics by the students101f.Huguenin, José Augusto OliveiraBarroso, Marta FeijóBalthazar, Wagner Franklinhttp://lattes.cnpq.br/6664664451681689http://lattes.cnpq.br/5806476476274947http://lattes.cnpq.br/8979560510386706http://lattes.cnpq.br/4855581834199288Castilho, Luís Cláudio de Oliveira2019-07-12T13:56:31Z2019-07-12T13:56:31Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCASTILHO, Luís Cláudio de Oliveira. Ensino de partículas no ensino médio. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10418Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:11:08Zoai:app.uff.br:1/10418Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:22.704882Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de partículas no ensino médio
Teaching of particles in middle school
title Ensino de partículas no ensino médio
spellingShingle Ensino de partículas no ensino médio
Castilho, Luís Cláudio de Oliveira
Ensino de física
Partículas elementares
Física moderna
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Tecnologia da informação
Physics teaching
Elementary particles
Modern physics
title_short Ensino de partículas no ensino médio
title_full Ensino de partículas no ensino médio
title_fullStr Ensino de partículas no ensino médio
title_full_unstemmed Ensino de partículas no ensino médio
title_sort Ensino de partículas no ensino médio
author Castilho, Luís Cláudio de Oliveira
author_facet Castilho, Luís Cláudio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huguenin, José Augusto Oliveira
Barroso, Marta Feijó
Balthazar, Wagner Franklin
http://lattes.cnpq.br/6664664451681689
http://lattes.cnpq.br/5806476476274947
http://lattes.cnpq.br/8979560510386706
http://lattes.cnpq.br/4855581834199288
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Luís Cláudio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Partículas elementares
Física moderna
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Tecnologia da informação
Physics teaching
Elementary particles
Modern physics
topic Ensino de física
Partículas elementares
Física moderna
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Tecnologia da informação
Physics teaching
Elementary particles
Modern physics
description Nesta pesquisa propomos um produto educacional para o ensino de física, na área de partículas elementares, com base na teoria da aprendizagem significativa e no uso de tecnologias de informação e comunicação. Procuramos investigar se o produto traz contribuições para a aprendizagem significativa dos alunos. As atividades foram realizadas com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita por meio de questionários respondidos pelos alunos. Para a análise dos resultados da aplicação do produto aos alunos utilizamos a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso do produto educacional proposto se mostrou eficaz no que se refere a aprendizagem de conceitos de física de partículas por parte dos alunos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-12T13:56:31Z
2019-07-12T13:56:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTILHO, Luís Cláudio de Oliveira. Ensino de partículas no ensino médio. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10418
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv CASTILHO, Luís Cláudio de Oliveira. Ensino de partículas no ensino médio. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642959413248