Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Giselle Watanabe |
id |
UFBC_1df9a991ea85b0bd7c6ecfbbdc4fe2d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:126258 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidadeEDUCAÇÃO PARA O RISCOCOMPLEXIDADEENSINO DE CIÊNCIASCICLO DA ÁGUARISK EDUCATIONCOMPLEXITYSCIENCE TEACHINGWATER CYCLEPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Giselle WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2023Essa pesquisa discorre sobre alguns elementos relativos às incertezas a partir do olhar de docentes o que, por sua vez, pode embasar o desenvolvimento de aulas de ciências na perspectiva da complexidade e do risco. Para tal, toma-se o risco do ponto de vista sociológico, considerando que nossa sociedade se encontra em uma fase em que eles são produzidos pelo capital e distribuídos aos mais pobres prevalecendo ante a riqueza produzida, e que, para isso, é necessário desenvolver uma cultura de mitigação e prevenção. Em paralelo, a perspectiva da complexidade mostra que é necessário considerar o impacto de outros âmbitos no momento de construção do conhecimento científico escolar, tais como o ambiental, social, econômico, dentre outros, considerando que ele se constrói a partir de relações estabelecidas em uma teia, em que cada nó é composto por elementos que permitem o desenvolvimento de um conhecimento mais abrangente e bem estruturado. Assim, para propor aulas de ciências considerando esses elementos, analisa-se pelo viés da Análise Textual Discursiva as ideias dos docentes de escolas públicas do ensino médio e os referenciais teóricos sobre o assunto. Dos resultados, nota-se que os riscos são considerados ao se tratar das questões de (i) saúde, (ii) segurança, (iii) habitacionais, (iv) político-econômicos e (v) socioambientais. A partir deles foi possível propor um conjunto de aulas sobre a Água, considerando a importância da relação local-global, a visão sistêmica da sociedade e a compreensão da incerteza dentro do sistema.This research discusses some elements related to uncertainties from the perspective of educators, which, in turn, can inform the development of science lessons from the perspective of complexity and risk. To do so, a sociological view of risk is taken into account, considering that our society is in a phase where risks are produced by capital and distributed to the less fortunate, prevailing over wealth production. It is necessary to develop a culture of mitigation and prevention. In parallel, the complexity perspective shows that it is necessary to consider the impact of other domains in the construction of school scientific knowledge, such as environmental, social, economic, among others, considering that it is built from relationships established in a web, where each node is composed of elements that allow the development of a more comprehensive and well-structured knowledge. Therefore, in order to propose science lessons considering these elements, the ideas of public high school teachers and theoretical references on the subject are analyzed from the perspective of Textual Discursive Analysis. From the results, it is noted that risks are considered when dealing with issues of (i) health, (ii) safety, (iii) housing, (iv) political-economic, and (v) socio-environmental aspects. Based on them, it was possible to propose a set of lessons on Water, considering the importance of the local-global relationship, the systemic view of society, and the understanding of uncertainty within the system.Watanabe, GiselleRodrigues, Ernani VassolerLopes, Natalia Pirani GhilardiUniversidade Federal do ABCCuzziol, Gabriel do Prado2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258&midiaext=81155Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126258porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T08:54:42Zoai:BDTD:126258Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T08:54:42Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade |
title |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade |
spellingShingle |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade Cuzziol, Gabriel do Prado EDUCAÇÃO PARA O RISCO COMPLEXIDADE ENSINO DE CIÊNCIAS CICLO DA ÁGUA RISK EDUCATION COMPLEXITY SCIENCE TEACHING WATER CYCLE PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
title_short |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade |
title_full |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade |
title_fullStr |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade |
title_full_unstemmed |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade |
title_sort |
Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade |
author |
Cuzziol, Gabriel do Prado |
author_facet |
Cuzziol, Gabriel do Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Watanabe, Giselle Rodrigues, Ernani Vassoler Lopes, Natalia Pirani Ghilardi Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cuzziol, Gabriel do Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PARA O RISCO COMPLEXIDADE ENSINO DE CIÊNCIAS CICLO DA ÁGUA RISK EDUCATION COMPLEXITY SCIENCE TEACHING WATER CYCLE PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
topic |
EDUCAÇÃO PARA O RISCO COMPLEXIDADE ENSINO DE CIÊNCIAS CICLO DA ÁGUA RISK EDUCATION COMPLEXITY SCIENCE TEACHING WATER CYCLE PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Giselle Watanabe |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258&midiaext=81155 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 113 f : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263963950940160 |