Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuzziol, Gabriel do Prado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Giselle Watanabe
id UFBC_1df9a991ea85b0bd7c6ecfbbdc4fe2d3
oai_identifier_str oai:BDTD:126258
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidadeEDUCAÇÃO PARA O RISCOCOMPLEXIDADEENSINO DE CIÊNCIASCICLO DA ÁGUARISK EDUCATIONCOMPLEXITYSCIENCE TEACHINGWATER CYCLEPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Giselle WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2023Essa pesquisa discorre sobre alguns elementos relativos às incertezas a partir do olhar de docentes o que, por sua vez, pode embasar o desenvolvimento de aulas de ciências na perspectiva da complexidade e do risco. Para tal, toma-se o risco do ponto de vista sociológico, considerando que nossa sociedade se encontra em uma fase em que eles são produzidos pelo capital e distribuídos aos mais pobres prevalecendo ante a riqueza produzida, e que, para isso, é necessário desenvolver uma cultura de mitigação e prevenção. Em paralelo, a perspectiva da complexidade mostra que é necessário considerar o impacto de outros âmbitos no momento de construção do conhecimento científico escolar, tais como o ambiental, social, econômico, dentre outros, considerando que ele se constrói a partir de relações estabelecidas em uma teia, em que cada nó é composto por elementos que permitem o desenvolvimento de um conhecimento mais abrangente e bem estruturado. Assim, para propor aulas de ciências considerando esses elementos, analisa-se pelo viés da Análise Textual Discursiva as ideias dos docentes de escolas públicas do ensino médio e os referenciais teóricos sobre o assunto. Dos resultados, nota-se que os riscos são considerados ao se tratar das questões de (i) saúde, (ii) segurança, (iii) habitacionais, (iv) político-econômicos e (v) socioambientais. A partir deles foi possível propor um conjunto de aulas sobre a Água, considerando a importância da relação local-global, a visão sistêmica da sociedade e a compreensão da incerteza dentro do sistema.This research discusses some elements related to uncertainties from the perspective of educators, which, in turn, can inform the development of science lessons from the perspective of complexity and risk. To do so, a sociological view of risk is taken into account, considering that our society is in a phase where risks are produced by capital and distributed to the less fortunate, prevailing over wealth production. It is necessary to develop a culture of mitigation and prevention. In parallel, the complexity perspective shows that it is necessary to consider the impact of other domains in the construction of school scientific knowledge, such as environmental, social, economic, among others, considering that it is built from relationships established in a web, where each node is composed of elements that allow the development of a more comprehensive and well-structured knowledge. Therefore, in order to propose science lessons considering these elements, the ideas of public high school teachers and theoretical references on the subject are analyzed from the perspective of Textual Discursive Analysis. From the results, it is noted that risks are considered when dealing with issues of (i) health, (ii) safety, (iii) housing, (iv) political-economic, and (v) socio-environmental aspects. Based on them, it was possible to propose a set of lessons on Water, considering the importance of the local-global relationship, the systemic view of society, and the understanding of uncertainty within the system.Watanabe, GiselleRodrigues, Ernani VassolerLopes, Natalia Pirani GhilardiUniversidade Federal do ABCCuzziol, Gabriel do Prado2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258&midiaext=81155Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126258porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T08:54:42Zoai:BDTD:126258Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T08:54:42Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
title Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
spellingShingle Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
Cuzziol, Gabriel do Prado
EDUCAÇÃO PARA O RISCO
COMPLEXIDADE
ENSINO DE CIÊNCIAS
CICLO DA ÁGUA
RISK EDUCATION
COMPLEXITY
SCIENCE TEACHING
WATER CYCLE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
title_full Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
title_fullStr Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
title_full_unstemmed Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
title_sort Educação para o risco : elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade
author Cuzziol, Gabriel do Prado
author_facet Cuzziol, Gabriel do Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Watanabe, Giselle
Rodrigues, Ernani Vassoler
Lopes, Natalia Pirani Ghilardi
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuzziol, Gabriel do Prado
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA O RISCO
COMPLEXIDADE
ENSINO DE CIÊNCIAS
CICLO DA ÁGUA
RISK EDUCATION
COMPLEXITY
SCIENCE TEACHING
WATER CYCLE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic EDUCAÇÃO PARA O RISCO
COMPLEXIDADE
ENSINO DE CIÊNCIAS
CICLO DA ÁGUA
RISK EDUCATION
COMPLEXITY
SCIENCE TEACHING
WATER CYCLE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Giselle Watanabe
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126258&midiaext=81155
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263963950940160