Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Luis Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Giselle Watanabe
id UFBC_5456fb03edab807f99ffc8193a181434
oai_identifier_str oai:BDTD:122977
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambientalNATUREZA DA CIÊNCIACOMPLEXIDADEENSINO DE CIÊNCIASMEIO AMBIENTENATURE OF SCIENCECOMPLEXITYSCIENCE TEACHINGENVIRONMENTPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientadora: Profa. Dra. Giselle WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022Por muitas vezes as discussões acerca de problemas socioambientais, especialmente aquelas vinculadas na mídia, se pautam por uma abordagem determinista, reducionista e simplificadora. Isso, por sua vez, pode conduzir a uma visão pouco crítica e complexa acerca dos reais problemas da nossa sociedade. Diante disso, e tomando como pressuposto de que os estudantes têm interesse em compreender de que forma essas notícias impactam suas vidas e como elas se relacionam com os conceitos trabalhados na escola, essa pesquisa identifica alguns parâmetros da Complexidade e da Natureza da Ciência (NDC) que contribuem na construção de uma proposta de aulas de ciências a partir de uma reportagem de cunho socioambiental. Metodologicamente, considerando aspectos da Análise Textual Discursiva, identificam-se alguns parâmetros da Complexidade e da NDC para, em seguida, localizar espaços em uma reportagem de natureza socioambiental que são potenciais para a promoção de discussões mais complexas e críticas nas aulas de ciências. Dos resultados, notam-se que os parâmetros encontrados podem contribuir para a organização de aulas pautadas em problemas contemporâneos, abertos e dinâmicos, capazes de mobilizar outras aprendizagens que não somente as conceituais.Discussions about social and environmental problems, especially those linked to the media, are often guided by a deterministic, reductionist and simplifying approach. This, in turn, can lead to a less critical and complex view of the real problems of our society. Given this, and assuming that students are interested in understanding how this news impacts their lives and how they relate to the concepts worked on at school, this research identifies some parameters of the Complexity and Nature of Science (NOC) that contribute to the construction of a proposal for science classes based on a socio-environmental report. Methodologically, considering aspects of Discursive Textual Analysis, some parameters of Complexity and NDC are identified to then locate spaces in a socio-environmental report that are potential for promoting more complex and critical discussions in science classes. From the results, it is noted that the parameters found can contribute to the organization of classes based on contemporary, open and dynamic problems, capable of mobilizing other learning than just conceptual ones.Watanabe, GiselleXavier, Allan MoreiraJunior, Pedro MirandaUniversidade Federal do ABCDavid, Luis Henrique2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf101 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977&midiaext=80148http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977&midiaext=80147Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122977porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:16:06Zoai:BDTD:122977Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-08-05T13:16:06Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
title Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
spellingShingle Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
David, Luis Henrique
NATUREZA DA CIÊNCIA
COMPLEXIDADE
ENSINO DE CIÊNCIAS
MEIO AMBIENTE
NATURE OF SCIENCE
COMPLEXITY
SCIENCE TEACHING
ENVIRONMENT
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
title_full Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
title_fullStr Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
title_full_unstemmed Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
title_sort Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
author David, Luis Henrique
author_facet David, Luis Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Watanabe, Giselle
Xavier, Allan Moreira
Junior, Pedro Miranda
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Luis Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv NATUREZA DA CIÊNCIA
COMPLEXIDADE
ENSINO DE CIÊNCIAS
MEIO AMBIENTE
NATURE OF SCIENCE
COMPLEXITY
SCIENCE TEACHING
ENVIRONMENT
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic NATUREZA DA CIÊNCIA
COMPLEXIDADE
ENSINO DE CIÊNCIAS
MEIO AMBIENTE
NATURE OF SCIENCE
COMPLEXITY
SCIENCE TEACHING
ENVIRONMENT
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientadora: Profa. Dra. Giselle Watanabe
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977&midiaext=80148
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977&midiaext=80147
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122977
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
101 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502109573578752