Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucca Junior, Horacio Emidio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106251
Resumo: Orientador: prof. Dr. Welington Vieira Assunção
id UFBC_23c21de39afd87a0126dfa7971c897d9
oai_identifier_str oai:BDTD:106251
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e IntegralLOGARITMOSCÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRALENSINO MÉDIOLOGARITHMSDIFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUSHIGH SCHOOLPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABCOrientador: prof. Dr. Welington Vieira AssunçãoEste trabalho ressalta a importancia de um estudo qualitativo de logaritmos, tratando desde as difculdades em ensinar o conteudo ate as limitações dos alunos para compreendê-los. Apos uma breve citação sobre o comportamento dos alunos do Ensino Medio, foi feita uma proposta acerca da preparação das aulas contemplando a historia do assunto abordado para contribuir com esta preparação Para que o aluno possa ter um conhecimento solido sobre os logaritmos, foi pedido uma busca sobre o tema, que continha uma apresentação de um historico sobre o surgimento dos logaritmos e de suas tabelas. Relacionar os logaritmos com equações exponenciais, progressões aritmeticas e geometricas é primordial e este trabalho apresenta o envolvimento de alguns alunos para demonstrar tais relações. Para um grupo de estudos específico, foi iniciado o estudo de cálculo diferencial e integral e feita a apresentação e demonstração dos logaritmos utilizando o conceito de cálculo. Partindo das aplicações dos logaritmos e com base nos exercícios resolvidos e nos questionários respondidos pelos alunos, foi elaborada uma proposta metodologica para minimizar as difculdades de alunos e professores no ensino de logaritmos. Em geral, o aluno do Ensino Medio, alem dos conhecimentos adquiridos ao termino do curso, tem uma nova meta, o vestibular. Entretanto, mesmo que o aluno nao pretenda continuar seus estudos na area de exatas, cabera ao professor conduzir estes conhecimentos novos, não so para o vestibular, mas, sobretudo, para que o mesmo compreenda a essencia do estudo de logaritmos. Para isso, foi imprescindivel relacionar o estudo de logaritmos com demais areas do conhecimento como a Fisica, a Biologia e a Quimica, demonstrando sua aplicabilidade.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.This research excels the importance of a quality study about logarithms, treating since the teachers teaching diculties to the students comprehension limitations. After a short quotation about the high school students behavoier, the teacher had proposed a concerning through the classes plans and in what the history about the subject in study can contribute with this plannings preparation. So, for a student to have a solid knowledge about logarithm, it had asked a researching about the theme in which have to have an apresentation of the historical logarithm appearance and its index. Its primordial to relate the logarithms with the exponencial equations, the arithmatics an geometrics maths progressions and this research shows some studentsinvolvement to demonstrate these relations. For a group of specific studies, the study of diferential and integral calculus was started, and a presentation and a demonstration of logarithms were made, using the diferential and integral calculus concept. Starting from the aplications of logarithms and with the exercises that have been made and with the answered students questionaires, a methodologic proposal had made to minimize the students and teachers diculties in teaching logarithms. In general, the high school student, beyond the knowledge acquired at the end of the course, he/she has a new goal, the vestibular exam. However, if the student doesnt want to continue his/her study in the area, the teachers duty is to conduct this new knowledges not only for whom will do the vestibular exam, but also, to compreend the essence of the logarithms. For this, it was essential to relate the study of logarithms with the others knowedge area, such as physics, biology and chemistry, showing its applicability.Assunção, Welington VieiraFaleiros, Antonio CândidoMello, Thiago Castilho deLucca Junior, Horacio Emidio de2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf93 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106251http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106251&midiaext=74429http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106251&midiaext=74430Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106251porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-06T15:23:02Zoai:BDTD:106251Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-09-06T15:23:02Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
title Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
spellingShingle Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
Lucca Junior, Horacio Emidio de
LOGARITMOS
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
ENSINO MÉDIO
LOGARITHMS
DIFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS
HIGH SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
title_short Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
title_full Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
title_fullStr Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
title_full_unstemmed Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
title_sort Logaritmos : uma proposta de abordagem no Ensino Médio utilizando a história, o contexto com as demais ciências e o Cálculo Diferencial e Integral
author Lucca Junior, Horacio Emidio de
author_facet Lucca Junior, Horacio Emidio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assunção, Welington Vieira
Faleiros, Antonio Cândido
Mello, Thiago Castilho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca Junior, Horacio Emidio de
dc.subject.por.fl_str_mv LOGARITMOS
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
ENSINO MÉDIO
LOGARITHMS
DIFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS
HIGH SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
topic LOGARITMOS
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
ENSINO MÉDIO
LOGARITHMS
DIFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS
HIGH SCHOOL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT) - UFABC
description Orientador: prof. Dr. Welington Vieira Assunção
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106251
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106251&midiaext=74429
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106251&midiaext=74430
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=106251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
93 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502099641466880