A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Luiz Henrique Portela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103778
Resumo: Orientadora: Profa Dra Ana Maria Dietrich
id UFBC_2daedd65179cf8942ca5c4466dece710
oai_identifier_str oai:BDTD:103778
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)CONTAÇÃO DE HISTÓRIAEDUCAÇÃO NÃO FORMALENSINO DE CIÊNCIASSTORYTELLINGNON-FORMAL EDUCATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa Dra Ana Maria DietrichDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.Este trabalho visou analisar a contação de história enquanto ferramenta metodológica para o ensino de ciências em educação não formal de estudantes de 7 a 13 anos. Para isto, foram analisadas as estratégias pedagógicas utilizadas no Projeto de Extensão Batuclagem (PROEX-UFABC 2011-2016), que tem como base a contação de história voltada à questão ambiental. Em um segundo momento, buscou-se analisar, segundo a teoria sócio-interacionista de Vygotsky, se tais estratégicas se mostraram eficazes para o ensino de ciências, em especial para educação ambiental. Foram elaboradas narrativas orais dos discentes, docentes participantes e outros profissionais envolvidos com o projeto dentro da perspectiva da História Oral temática. Como complemento às narrativas, foi feita a observação participante das oficinas de arte-educação, a análise do acervo documental do Batuclagem (composto principalmente de documentos audiovisuais, fotografias e filmagens) e elaborados questionários com 85 crianças participantes. Pelos resultados desta pesquisa, foi possível demonstrar a contação de história como estratégia fundamental para o ensino de crianças em educação não formal, permitindo um ensino que conduza o estudante à imaginação, reflexão, criatividade e entendimento de um mundo simbólico. Além disso, fez-se necessário repensar a formação de educadores para que o uso desta estratégia de ensino seja apropriado e melhor utilizado na Educação Fundamental.This work aims to analyze the storytelling as a methodological tool for Science teaching in non-formal education of 7 to 13 years old students. For this, we will analyze the pedagógical strategies used in the Batuclagem Extension Project (PROEX-UFABC 2011-2016), a extension project wich is based on the storytelling focused on environmental issues. In a second phase the aim is to analyze, according to the Vygotsky¿s socio-interacionist theory, if such strategies have been proved effective for teaching science, especially for environmental education. Oral narratives of students, participating teachers and other professionals involved with the project from the perspective of Oral History Theme were prepared. As a complement to the narrative, a participative observation of art-education workshops was made, besides the analysis of the documentary collection of Batuclagem (mainly composed of audiovisual documents, photos and videos) and from the questionnaires conducted with 80 children participating. By the results of this research, it was possible to demonstrate the storytelling as a key strategy for teaching of children in non-formal education, allowing a teaching that leads the student to the imagination, reflection, creativity and understanding of a symbolic world. Moreover, it is necessary to rethink the training of educators so that the use of this teaching strategy could be appropriate and best used in Elementary Education.Dietrich, Ana MariaFaria, Luiz Henrique Portela2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf233 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103778http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103778&midiaext=73261http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103778&midiaext=73262Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103778porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-20T16:41:32Zoai:BDTD:103778Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-04-20T16:41:32Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)
title A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)
spellingShingle A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)
Faria, Luiz Henrique Portela
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
ENSINO DE CIÊNCIAS
STORYTELLING
NON-FORMAL EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)
title_full A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)
title_fullStr A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)
title_full_unstemmed A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)
title_sort A contação de história como estratégia de ensino em educação não formal : análise do Projeto Batuclagem (UFABC)
author Faria, Luiz Henrique Portela
author_facet Faria, Luiz Henrique Portela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dietrich, Ana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Luiz Henrique Portela
dc.subject.por.fl_str_mv CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
ENSINO DE CIÊNCIAS
STORYTELLING
NON-FORMAL EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
ENSINO DE CIÊNCIAS
STORYTELLING
NON-FORMAL EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa Dra Ana Maria Dietrich
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103778
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103778&midiaext=73261
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103778&midiaext=73262
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103778
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
233 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263940424040448