O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Gabriela Gotlieb
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122085
Resumo: Orientadora: Prof.ª. Drª. Adriana Pugliese Netto Lamas
id UFBC_2fed18df0ed8591a6dd09415b8c5d5cf
oai_identifier_str oai:BDTD:122085
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docenteFORMAÇÃO DE PROFESSORESFORMAÇÃO INICIALEGRESSOSTRAJETÓRIA PROFISSIONALUniversidade Federal do ABCINITIAL TRAININGTEACHER TRAININGGRADUATESPROFESSIONAL TRAJECTORYINTERDISCIPLINARITYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Prof.ª. Drª. Adriana Pugliese Netto LamasDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de PósGraduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, Santo André, 2020.A Universidade Federal do ABC (UFABC) tem se destacado como universidade com a cara do século XXI. A graduação, além dos bacharelados interdisciplinares e, a partir de 2020, as licenciaturas interdisciplinares, cursos de ingresso na universidade, tem entre seus cursos específicos, a Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB). Nota máxima no último ENADE, a Universidade e o curso são reconhecidos por sua excelência educacional. O objetivo deste estudo foi conhecer o trajeto do egresso do curso de LCB da UFABC, identificar sua atuação e colocação profissional, motivações e opiniões sobre as contribuições do curso para sua carreira de maneira a reforçar ou apontar dificuldades nos profissionais que são formados através da instituição, em especial os que atuam na área da Educação. A partir de uma metodologia qualitativa, foram contatados 48 dos 49 egressos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFABC desde a primeira turma formada até o ano de 2018. A análise documental trouxe questões sobre os cursos de formação inicial de professores, com destaque aos cursos de Ciências Biológicas e aos que têm uma proposta interdisciplinar como os da UFABC. A partir da devolutiva de 39 egressos ao questionário on-line foram levantados dados quantitativos. Foi realizada entrevista semiestruturada com 8 destes egressos, registrada por gravação de áudio. Os dados dos questionários foram tratados estatisticamente e as entrevistas transcritas foram exploradas através de análise de conteúdo. A partir dos dados, foi verificado que 59% dos egressos atuam com atividades relacionadas à Educação (inclui os professores em busca de colocação profissional), cerca de 23% já trabalharam alguma vez com Educação desde a formação inicial, mas mudaram de área e os outros 18% dos egressos nunca chegaram a atuar na área de Educação, seguindo logo após a conclusão do curso para a área acadêmica do Bacharelado em Ciências Biológicas. As entrevistas levantaram as categorias Intenções, Sucessos, Desafios e Perspectivas e, no geral, a formação na UFABC, segundo as professoras e professor sujeitos da pesquisa, foi fator determinante para a atuação de um profissional crítico, democrático, consciente do seu papel na sociedade e interdisciplinar no seu modo de agir e que atua em diferentes contextos educativos.The Federal University of ABC (UFABC) has stood out as a university with the face of the 21st century. Graduation, in addition to interdisciplinary bachelor's degrees and, from 2020, interdisciplinary degrees, university entrance courses, has among its specific courses, the Biological Sciences Degree (LCB). Maximum score in the last ENADE, the University and the course are recognized for their educational excellence. The objective of this study was to trace the course of the graduate of the LCB course at UFABC, to identify his performance and professional placement, motivations, and opinions on the contributions of the course to his career to reinforce or point out difficulties in the professionals who are trained through the institution. From a qualitative methodology, 48 of the 49 graduates from the Biological Sciences Degree course at UFABC were contacted from the first class formed until the year 2018. The documentary analysis raised questions about the initial teacher training courses, with emphasis on the Biological Sciences courses and those with an interdisciplinary proposal such as those at UFABC. From the return of 39 graduates to the online questionnaire, quantitative data were collected. A semi-structured interview was conducted with 8 of these graduates, recorded by audio recording. The questionnaire data were treated statistically, and the transcribed interviews were explored through content analysis. From the data, it was found that 59% of the graduate's work with activities related to education (includes teachers seeking professional placement), about 23% have already worked with Education since initial training but have changed areas and another 18% of graduates never got to work in the Education area, following shortly after the conclusion of the course for the academic area of BCB. The interviews raised the categories Intentions, Successes, Challenges and Perspectives and, in general, according to the teachers subjects of the research, training at UFABC was a determining factor for the performance of a critical, democratic professional, aware of his role in society and interdisciplinary in his way of acting and operate in different educational contexts.Lamas, Adriana Pugliese NettoMiranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposSilva, Rosana Louro FerreiraRibas, Gabriela Gotlieb2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122085http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122085&midiaext=79152http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122085&midiaext=79118Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122085porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:49:17Zoai:BDTD:122085Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-30T14:49:17Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente
title O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente
spellingShingle O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente
Ribas, Gabriela Gotlieb
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO INICIAL
EGRESSOS
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Universidade Federal do ABC
INITIAL TRAINING
TEACHER TRAINING
GRADUATES
PROFESSIONAL TRAJECTORY
INTERDISCIPLINARITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente
title_full O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente
title_fullStr O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente
title_full_unstemmed O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente
title_sort O curso de licenciatura em ciências biológicas pelo olhar do egresso : trajetória e desdobramento da formação docente
author Ribas, Gabriela Gotlieb
author_facet Ribas, Gabriela Gotlieb
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamas, Adriana Pugliese Netto
Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos
Silva, Rosana Louro Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Gabriela Gotlieb
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO INICIAL
EGRESSOS
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Universidade Federal do ABC
INITIAL TRAINING
TEACHER TRAINING
GRADUATES
PROFESSIONAL TRAJECTORY
INTERDISCIPLINARITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO INICIAL
EGRESSOS
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Universidade Federal do ABC
INITIAL TRAINING
TEACHER TRAINING
GRADUATES
PROFESSIONAL TRAJECTORY
INTERDISCIPLINARITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Prof.ª. Drª. Adriana Pugliese Netto Lamas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122085
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122085&midiaext=79152
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122085&midiaext=79118
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502106886078464