De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Caroline Rodrigues da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8223
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto trazer um debate exploratório sobre a formação docente do curso em Ciências Sociais de licenciatura da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes como ritual de passagem. A relevância em entender a trajetória acadêmica como ritual de passagem, está na contribuição de compreender de que maneira aqueles que passaram pela formação docente utilizam na sua identidade profissional. Nesta transição, na entrada da sua posição social como discente ao entrar na universidade como sua saída para a sua atual posição social como egresso, são encontrados significados nessa trajetória, que se entrelaçam e se complementam, ocorrendo interrogações de como é feito essa passagem e de como será ao terminar esse ritual. Para analisar essas reflexões deste ritual pesquisado, serão utilizados metodologicamente como base desta pesquisa, análise documental, obtido na coordenação do curso, entrevista exploratória feita com a coordenadora do curso e roteiro de entrevista com perguntas abertas, realizadas por intermediário das redes sociais, como facebook, whatsapp e e-mail pelos egressos
id UFF-2_ac89cccf220948535e6c2d0388e5c7f2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8223
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagemEgressosCiências sociaisFormação docenteTrajetória acadêmicaEnsino superiorDiscenteFormação de professorDocênciaGraduatesSocial sciencesTeacher trainingAcademic trajectoryEsta pesquisa tem como objeto trazer um debate exploratório sobre a formação docente do curso em Ciências Sociais de licenciatura da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes como ritual de passagem. A relevância em entender a trajetória acadêmica como ritual de passagem, está na contribuição de compreender de que maneira aqueles que passaram pela formação docente utilizam na sua identidade profissional. Nesta transição, na entrada da sua posição social como discente ao entrar na universidade como sua saída para a sua atual posição social como egresso, são encontrados significados nessa trajetória, que se entrelaçam e se complementam, ocorrendo interrogações de como é feito essa passagem e de como será ao terminar esse ritual. Para analisar essas reflexões deste ritual pesquisado, serão utilizados metodologicamente como base desta pesquisa, análise documental, obtido na coordenação do curso, entrevista exploratória feita com a coordenadora do curso e roteiro de entrevista com perguntas abertas, realizadas por intermediário das redes sociais, como facebook, whatsapp e e-mail pelos egressosThis research aims to bring an exploratory debate about the teacher training of the degree course in Social Sciences of the Federal Fluminense University of Campos dos Goytacazes as a passing ritual. The relevance of understanding the academic trajectory as a ritual of passage is in the contribution of understanding how those who passed through the teacher training use in their professional identity. In this transition, at the entrance of his social position as a student when entering the university as his exit to his current social position as egress, are found meanings in this trajectory, that intertwine and complement each other, occurring interrogations of how this passage is made and of as it will be at the end of this ritual. In order to analyze these reflections of this ritual, it will be used methodologically as the basis of this research, documentary analysis, obtained in the coordination of the course, an exploratory interview with the course coordinator and interview script with open questions, , whatsapp, and e-mailPaiva, Andrea Lúcia da Silva deRocha, Erica Tavares da SilvaSilveira, Raquel Brum Fernandes daConceição, Caroline Rodrigues da2019-01-17T12:41:41Z2019-01-17T12:41:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8223Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T19:10:54Zoai:app.uff.br:1/8223Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-01T19:10:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
title De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
spellingShingle De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
Conceição, Caroline Rodrigues da
Egressos
Ciências sociais
Formação docente
Trajetória acadêmica
Ensino superior
Discente
Formação de professor
Docência
Graduates
Social sciences
Teacher training
Academic trajectory
title_short De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
title_full De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
title_fullStr De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
title_full_unstemmed De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
title_sort De discente a docente: pensando a trajetória acadêmica do curso de Ciências Sociais - Licenciatura em Campos dos Goytacazes como ritual de passagem
author Conceição, Caroline Rodrigues da
author_facet Conceição, Caroline Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Andrea Lúcia da Silva de
Rocha, Erica Tavares da Silva
Silveira, Raquel Brum Fernandes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Caroline Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Egressos
Ciências sociais
Formação docente
Trajetória acadêmica
Ensino superior
Discente
Formação de professor
Docência
Graduates
Social sciences
Teacher training
Academic trajectory
topic Egressos
Ciências sociais
Formação docente
Trajetória acadêmica
Ensino superior
Discente
Formação de professor
Docência
Graduates
Social sciences
Teacher training
Academic trajectory
description Esta pesquisa tem como objeto trazer um debate exploratório sobre a formação docente do curso em Ciências Sociais de licenciatura da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes como ritual de passagem. A relevância em entender a trajetória acadêmica como ritual de passagem, está na contribuição de compreender de que maneira aqueles que passaram pela formação docente utilizam na sua identidade profissional. Nesta transição, na entrada da sua posição social como discente ao entrar na universidade como sua saída para a sua atual posição social como egresso, são encontrados significados nessa trajetória, que se entrelaçam e se complementam, ocorrendo interrogações de como é feito essa passagem e de como será ao terminar esse ritual. Para analisar essas reflexões deste ritual pesquisado, serão utilizados metodologicamente como base desta pesquisa, análise documental, obtido na coordenação do curso, entrevista exploratória feita com a coordenadora do curso e roteiro de entrevista com perguntas abertas, realizadas por intermediário das redes sociais, como facebook, whatsapp e e-mail pelos egressos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-01-17T12:41:41Z
2019-01-17T12:41:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8223
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8223
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135323410432000