Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Bruna Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122493
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Salomão Barros Ximenes
id UFBC_30faca80a1dcd2968c388bfbf6970f5f
oai_identifier_str oai:BDTD:122493
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São PauloIDEIAS PEDAGÓGICASPRÁTICAS PEDAGÓGICASPOLÍTICAS EDUCACIONAISSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULOPEDAGOGICAL IDEASPEDAGOGICAL PRACTICESEDUCATIONAL POLICIESSÃO PAULO MUNICIPAL SECRETARY OF EDUCATIONPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICASESCOLA SEM PARTIDOAPOLITICAL SCHOOLOrientador: Prof. Dr. Salomão Barros XimenesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas. São Bernardo do Campo, 2021O objetivo desta pesquisa é investigar os efeitos das proposições políticas ideológicas conservadoras contemporâneas nas práticas escolares dos profissionais do magistério da rede pública municipal de São Paulo. A pesquisa se justifica pela crescente tentativa de censura aos professores e pelo fortalecimento destas ideias na política brasileira e em alguns países do mundo. É uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório, utilizando-se de técnicas da abordagem etnográfica para a coleta de dados para assegurar mais conforto e confiança aos participantes desta pesquisa. Realizou-se questionários aplicados para os profissionais da educação, entrevistas, relatos de informantes e observação-participante. Todos estes procedimentos foram registrados em Diário de Campo. Como achados desta pesquisa, identificamos práticas escolares de autocensura por receio de constrangimentos, práticas de censura da comunidade escolar para dentro das escolas, entre profissionais da educação, de estudantes para com seus professores. Os temas geradores de acusações são, no geral, temas ligados às pautas democráticas de direito, como identidade de gênero e sexualidade, culturas africanas, entre outras. Encontramos diversidade nos encaminhamentos das direções escolares diante destes casos, bem como reações diferentes destes profissionais. Para discussão do tema, realizamos pesquisa bibliográfica destacando o conservadorismo como reação às demandas democráticas nas últimas décadas no Brasil e produzimos análise documental dos Projetos de Lei da Comissão Especial Escola sem Partido, sistematizando os conteúdos mais frequentes, a saber, ideologia de gênero, neutralidade do professor e Estado e precedência da família. Buscamos compreender com isso quais são os fundamentos teóricos e ideológicos destas proposições e os sujeitos proponentes dos projetos de lei conservadores. Discutimos que as ideias conservadoras atuais foram possíveis de se fortalecerem pela consolidação do neoliberalismo vigente há décadas no Brasil, em especial nas políticas educacionais e com a ascensão de Jair Bolsonaro à presidência da República. Concluímos, no entanto, que o atual conservadorismo não é hegemônico na sociedade e na educação, encontrando-se em estágio de grande disputa em vários espaços sociais, adotando práticas de censura, constrangimentos e desvalorização dos sujeitos da educação. Nestas disputas, emergem resistências, alianças e práticas que preservam vivo o sentido democrático e transformador da educação.This research aims to investigate the effects of contemporary conservative ideological political propositions on school practices of magisterium professionals in the municipal public grid of São Paulo. The research is justified by the growing attempt to censor teachers, strengthening of these ideas in Brazilian politics and in some countries around the world. It is an exploratory qualitative research, using techniques of the ethnographic approach for data collection, in order to ensure more comfort and confidence to research participants. Questionnaires were applied to education professionals, interviews, report of informants and participant observation. All these procedures were registered in the Field Diary. As findings of this research, we identified school practices of self-censorship for fear of embarrassment, practices of censorship from the school community into schools, among education professionals, from students towards their teachers. The topics that generate accusations are, in general, topics linked to democratic agendas of law, such as gender identity and sexuality, African cultures, and so on. We discover diversity in the referrals of school boards in face of these cases, as well as different reactions from these professionals. In order to discuss the topic, we carried out bibliographic research highlighting conservatism as a reaction to democratic demands in Brazil in recent decades and produced a documental analysis of the Law Projects of the Apolitical School Special Commission, systematizing the most frequent contents, namely, gender ideology, teacher and State neutrality, family precedence. Having this we seek to understand what are the theoretical and ideological foundations of these propositions and the tenderers of the conservative bills. We argue that the current conservative ideas were possible to be strengthened by the consolidation of the neoliberalism that has been in force for decades in Brazil, especially in educational policies and with the rise of Jair Bolsonaro to the presidency of the Republic. We conclude, however, that the current conservatism is not hegemonic in society and in education, finding itself in a stage of great dispute in several social spaces, adopting practices of censorship, embarrassment and devaluation of the subjects of education. In these disputes, emerge resistances, alliances and practices that keep alive the democratic and transformative sense of education.Ximenes, Salomão BarrosSoares, Denise CarreiraTeixeira, AlessandraUniversidade Federal do ABCSartori, Bruna Santos2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf176 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122493http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122493&midiaext=79920http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122493&midiaext=79919Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122493porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-11T09:26:11Zoai:BDTD:122493Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-11T09:26:11Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo
title Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo
spellingShingle Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo
Sartori, Bruna Santos
IDEIAS PEDAGÓGICAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
PEDAGOGICAL IDEAS
PEDAGOGICAL PRACTICES
EDUCATIONAL POLICIES
SÃO PAULO MUNICIPAL SECRETARY OF EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
ESCOLA SEM PARTIDO
APOLITICAL SCHOOL
title_short Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo
title_full Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo
title_fullStr Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo
title_full_unstemmed Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo
title_sort Onda conservadora na educação pública : (auto)censura e resistência entre os profissionais do magistério do município de São Paulo
author Sartori, Bruna Santos
author_facet Sartori, Bruna Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ximenes, Salomão Barros
Soares, Denise Carreira
Teixeira, Alessandra
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Bruna Santos
dc.subject.por.fl_str_mv IDEIAS PEDAGÓGICAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
PEDAGOGICAL IDEAS
PEDAGOGICAL PRACTICES
EDUCATIONAL POLICIES
SÃO PAULO MUNICIPAL SECRETARY OF EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
ESCOLA SEM PARTIDO
APOLITICAL SCHOOL
topic IDEIAS PEDAGÓGICAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
PEDAGOGICAL IDEAS
PEDAGOGICAL PRACTICES
EDUCATIONAL POLICIES
SÃO PAULO MUNICIPAL SECRETARY OF EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
ESCOLA SEM PARTIDO
APOLITICAL SCHOOL
description Orientador: Prof. Dr. Salomão Barros Ximenes
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122493
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122493&midiaext=79920
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122493&midiaext=79919
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122493
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
176 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502109007347712