Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Diana Ribas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi Lopes
id UFBC_559b862c83a774d0dbb6338a4003be5d
oai_identifier_str oai:BDTD:124351
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamentalCIÊNCIA CIDADÃASTROBIOLOGIACTSALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICACITIZEN SCIENCEASTROBIOLOGYSTSSCIENTIFIC LITERACYPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi LopesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2020Co-orientador: Prof. Dr. Douglas GalanteO trabalho possui divulgação autorizada (fonte: Sucupira)Em um mundo onde as transformações em todos os campos da ciência acontecem a todo instante e de maneira cada vez mais acelerada, compreender, interpretar e estabelecer o pensamento crítico torna-se fundamental para ampliar os horizontes do ser humano. Com preocupações semelhantes, o objetivo desta pesquisa é buscar entender como uma sequência didática sobre Astrobiologia, orientada por uma perspectiva de Ciência Cidadã, pode contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Dentro deste enfoque, foi estudado um grupo de estudantes de uma escola particular da região do ABC paulista que participa de aulas extracurriculares de ciências no contraturno de suas aulas regulares. A sequência didática foi planejada em cinco etapas, sendo que nas duas primeiras os conceitos relacionados à Astrobiologia e Ciência Cidadã foram trabalhados, seguida de uma etapa de participação em um projeto de ciência cidadã (projeto COSMIC) e de uma etapa de diálogo com uma cientista. Finalmente, a etapa de avaliação foi constituída da elaboração de cartazes e vídeos pelos estudantes. Os dados foram coletados por meio de anotações em diário de campo da professora-pesquisadora e da transcrição da sequência didática, que foi gravada. A análise da sequência didática e dos dados obtidos a partir dela nos mostraram evidências significativas de que o fato de os estudantes fazerem parte de uma proposta da escola, na qual se matriculam por livre vontade, já demonstra que existia uma aproximação prévia com a temática, no caso ciências. Isso se torna claro nas falas dos estudantes, principalmente na terceira aula da sequência. Destacamos também a potencialidade da sequência didática em promover a alfabetização científica nos estudantes, por meio de um projeto de Ciência Cidadã. Foram identificadas as seguintes categorias nas falas transcritas dos diálogos entre professora e estudantes: a. Motivação para participar do Clube de Ciências; b. Concepções sobre Ciência Cidadã; c. Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino; d. Noção de Autoeficácia; e. Apoio da Família; f. Estereótipo do Cientista e g. Questão de Gênero na Ciência. Todavia, gostaríamos de destacar que a possibilidade da alfabetização científica poderia ser mais pronunciada, caso essa sequência fosse implementada num contexto comum de uma sala de aula, principalmente num contexto socioeconômico distinto da escola na qual foi realizada a coleta de dados. Consideramos que propostas didáticas como a apresentada, possuem um grande potencial no sentido de aproximar os estudantes ao conhecimento científico.In a world where transformations in all fields of science happen every moment and in an increasingly accelerated way, understanding, interpreting, and establishing critical thinking is essential to broaden the horizons of human beings. With similar concerns, the objective of this research is to seek to understand how a didactic sequence on Astrobiology, guided by a Citizen Science perspective, can contribute to the development of Scientific Literacy in sixth-year students in Elementary School. In this context, the present research had as its central axis the implementation of a Citizen Science project in the classroom, to contribute to the Scientific Literacy of students in the final years of Elementary School. Within this focus, a group of students from a private school in the ABC region of São Paulo who participate in extracurricular science classes outside of their regular classes was studied. The didactic sequence was planned in five stages, in the first two, the concepts related to Astrobiology and Citizen Science were worked on, followed by a stage of participation in a citizen science project (COSMIC project) and a stage of dialogue with a scientist. Finally, the evaluation stage consisted of the preparation of posters and videos by the students. Data were collected using notes in a field diary of the teacher-researcher and the transcription of the didactic sequence, which was recorded. The analysis of the didactic sequence and the data obtained from it showed us significant evidence that the fact that students are part of a school proposal, in which they enroll of their own free will, already demonstrates that there was a previous approach to the theme. , in the case of science. This becomes clear in the students' statements, especially in the third class of the sequence. We also highlight the potential of the didactic sequence to promote scientific literacy in students, through a Citizen Science project. The following categories were identified in the transcripts of the dialogues between teacher and students: a. Motivation to participate in the Science Club; B. Conceptions on Citizen Science; ç. Information and Communication Technology in Teaching; d. The notion of Self-efficacy; and. Family Support; f. Scientist stereotype and g. Gender in Science. However, we would like to point out that the possibility of scientific literacy could be more pronounced if this sequence were implemented in a common context of a classroom, especially in a socioeconomic context different from the school in which the data collection was carried out. We consider that didactic proposals such as the one presented have great potential to bring students closer to scientific knowledge.Lopes, Natalia Pirani GhilardiGalante, DouglasRicardo, Elio CarlosAlbrecht, EvonirUniversidade Federal do ABCRodrigues, Diana Ribas2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351&midiaext=80843Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124351porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-17T10:29:05Zoai:BDTD:124351Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-09-17T10:29:05Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
title Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
spellingShingle Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
Rodrigues, Diana Ribas
CIÊNCIA CIDADÃ
ASTROBIOLOGIA
CTS
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
CITIZEN SCIENCE
ASTROBIOLOGY
STS
SCIENTIFIC LITERACY
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
title_full Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
title_fullStr Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
title_sort Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
author Rodrigues, Diana Ribas
author_facet Rodrigues, Diana Ribas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Natalia Pirani Ghilardi
Galante, Douglas
Ricardo, Elio Carlos
Albrecht, Evonir
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Diana Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIA CIDADÃ
ASTROBIOLOGIA
CTS
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
CITIZEN SCIENCE
ASTROBIOLOGY
STS
SCIENTIFIC LITERACY
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic CIÊNCIA CIDADÃ
ASTROBIOLOGIA
CTS
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
CITIZEN SCIENCE
ASTROBIOLOGY
STS
SCIENTIFIC LITERACY
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi Lopes
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351&midiaext=80843
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124351
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
151 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263926811426816