Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118313 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa Pires |
id |
UFBC_3404731016bba2f79948be5c5bf2a0a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:118313 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicosFÍSICA - ESTUDO E ENSINORADIAÇÃO ULTRAVIOLETATRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOSARDUINOPHYSICS - STUDY AND TEACHINGULTRAVIOLET RADIATIONTHREE PEDAGOGICAL MOMENTSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa PiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2018.O entendimento das ondas eletromagnéticas possui uma representatividade signicativa na vida contemporânea. Os diversos tipos de radiação tais como ondas de radiofrequência, radiação infravermelha, radiação visível, radiação ultravioleta, raios X e radiação gama, são objetos de estudo do tema. Em especial, sabe-se que a radiação ultravioleta é perigosa à saúde da pele e dos olhos. Diversos produtos comerciais foram desenvolvidos a m de proteger os órgãos dos danos caso haja uma exposição excessiva a essa radiação. Apesar dessa importância, o ensino de ondas no ensino médio está dissociado do cotidiano do aluno. Nesse cenário, propomos um produto educacional que aborda, de forma dialógica, os perigos da radiação ultravioleta utilizando-se dos conceitos de ondas no ensino médio. Esse produto consiste de uma sequência de aulas e um experimento de detecção da radiação ultravioleta através de um sensor eletrônico conectado a uma plataforma Arduino. Para o desenvolvimento da sequência de aulas, escolhemos como metodologia de aprendizagem os Três Momentos Pedagógicos por propiciar a problematização do assunto em sala de aula. O produto foi aplicado em três turmas do ensino médio de duas escolas com realidades sociais distintas na cidade de Barueri. O relato da aplicação do produto nas turmas, bem como a avaliação, estão contidas nessa dissertação.The understanding of electromagnetic waves has a signicant representation in contemporary life. Various types of radiation such as radiofrequency waves, infrared radiation, visible radiation, ultraviolet radiation, X-rays and gamma radiation are objects of study of the subject, in particular it is known that ultraviolet radiation is dangerous to skin health and eyes. Several commercial products have been developed in order to protect the cited organs from damage if there is excessive exposure to this radiation. Despite this importance, the teaching of waves in high school is dissociated from the daily life of the student. In this scenario, we propose an educational product that approaches, in a dialogical way, the dangers of ultraviolet radiation using the concepts of waves in high school. This product consists of a sequence of classes and an experiment to detect ultraviolet radiation through an electronic sensor connected to an Arduino platform. For the development of the sequence of classes, we chose as the learning methodology the Three Pedagogical Moments for propitiating the problem of the subject in the classroom. The product was applied in three high school classes of two schools with distinct social realities in the city of Barueri. The report of the application of the product in the classes, as well as the evaluation, are contained in this dissertation.Pires, Marcelo Oliveira da CostaStudart Filho, NelsonOkuno, EmicoAlbuquerque, Odimar Gondim de2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf103 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118313http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118313&midiaext=77487http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118313&midiaext=77488Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118313porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-31T14:26:33Zoai:BDTD:118313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-10-31T14:26:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos |
title |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos |
spellingShingle |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos Albuquerque, Odimar Gondim de FÍSICA - ESTUDO E ENSINO RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ARDUINO PHYSICS - STUDY AND TEACHING ULTRAVIOLET RADIATION THREE PEDAGOGICAL MOMENTS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos |
title_full |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos |
title_fullStr |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos |
title_sort |
Ensino das propriedades da radiação ultravioleta usando os três momentos pedagógicos |
author |
Albuquerque, Odimar Gondim de |
author_facet |
Albuquerque, Odimar Gondim de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Marcelo Oliveira da Costa Studart Filho, Nelson Okuno, Emico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Odimar Gondim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ARDUINO PHYSICS - STUDY AND TEACHING ULTRAVIOLET RADIATION THREE PEDAGOGICAL MOMENTS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ARDUINO PHYSICS - STUDY AND TEACHING ULTRAVIOLET RADIATION THREE PEDAGOGICAL MOMENTS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa Pires |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118313 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118313&midiaext=77487 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118313&midiaext=77488 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 103 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263949168115712 |