Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diego Siqueira de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Katerina Lukasova
id UFBC_3a657b1cc9c29a7b3be9c39b5c6ce5f0
oai_identifier_str oai:BDTD:122272
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escritaFLUÊNCIA VERBALLINGUAGEMLEITURA E ESCRITAVERBAL FLUENCYLANGUAGEREADING AND WRITINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Katerina LukasovaCoorientadora - Profa. Dra. Maria Teresa Carthery-GoulartDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição, São Bernardo do Campo, 2021.Fazem parte desta dissertação, dois estudos que tiveram por objetivo comparar os desempenhos nos testes de fluência verbal (FV) em 68 crianças, sem comorbidades e com atraso na alfabetização, com desenvolvimento típico (DT) e com dificuldade de aprendizagem (DA), sendo as ultimas indicadas pelo professor para um programa de intervenção na leitura e escrita e, por fim, relacionar o desempenho nesses testes com o desenvolvimento das habilidades de leitura. O primeiro estudo avaliou a FV, por meio dos testes de Fluência Verbal Semântica (FVS) e Fluência Verbal Fonêmica (FVF) em alunos do 2 a 5 ano do ensino fundamental, verificando sua associação com as habilidades de leitura e escrita e sua correlação com os testes neuropsicológicos que avaliam raciocínio lógico, memória de trabalho, velocidade de acesso lexical, habilidade de leitura oral e consciência fonológica. O segundo estudo, complementar ao primeiro, comparou o desempenho dos componentes cluster e switch nos testes de FV (FVS e FVF) da mesma amostra, verificando as associações no desempenho dos testes de FV seguindo os mesmos critérios metodológicos do primeiro estudo para efeito de ano escolar, tipo de tarefa e grupo. No resultado do primeiro estudo, a comparação entre os anos escolares apresentou resultado estatisticamente significante para o total de acertos em ambos os teste de FV e houve melhora na pontuação apenas no teste de FVF, no grupo DT. Ocorreram correlações positivas estatisticamente significantes entre FVF e FVS, e FVF com outros testes cognitivos principalmente de leitura, consciência fonológica e nomeação rápida. Na regressão multilinear constatou-se que para o número de palavras lidas corretamente, os testes de Consciência Fonológica e os FVF foram os melhorar preditores. No segundo estudo foi encontrado maior número de clusters, tamanho médio de clusters e switch na FVS do que em FVF. Também foi observada diferença estatisticamente significante para efeito de grupo para o número total de clusters no teste de FVS, no qual o grupo DT pontuou mais do que o DA. Os totais de acertos nos testes de FV demonstraram correlação média e alta com as variáveis dos testes de FV para efeito de teste, grupo e anos escolares. Foi observada correlação das variáveis de cluster e switch com o desempenho geral na FVF, mas no teste de FVS a correlação foi alta com apenas o número de clusters e switches, mas não com tamanho médio do cluster. A análise de regressão linear apresentou variância maior para o total de clusters em ambos os testes de FV, o tornando mais preditivo para o desempenho nos testes de FV. Os testes de FV são sensíveis a diferentes habilidades cognitivas, como observado principalmente no teste de FVF neste estudo, a leitura e a escrita são habilidades complexas e importantes para a alfabetização, exigindo diversos processos cognitivos. Os presentes estudos apresentaram diferenças nas diversas variáveis dos testes de Fluência Verbal encontradas na comparação de alunos com desenvolvimento típico e com dificuldade de aprendizagem. Principalmente o teste de FVF se mostrou mais sensível e preditivo com o desempenho relacionado com acesso lexical e habilidades de leitura em geral. A contribuição desses estudos se configura na importância do olhar que deve ser dado aos alunos com dificuldade de aprendizagem resultando em atraso na aprendizagem e também nas possibilidades que os testes de FVF têm de identificarem esses alunos.This dissertation comprises two studies aiming to investigate the changes in verbal fluency (VF) tests in 68 children, without comorbidities and with delay in literacy, with typical development (TD) with learning difficulties (AD), the last being indicated by the teacher for an intervention program in reading and writing and, at least, relate the performance in these tests with the development of reading skills. The first study evaluated VF, through the Semantic Verbal Fluency (SVF) and Phonemic Verbal Fluency (PVF) tests in 2-5 year-old elementary school students, verifying its association with reading and writing skills and their score with neuropsychological tests that evaluate reasoning ability, working memory, lexical access speed, oral reading and phonological awareness. The second study, complementary to the first, compared the performance of the cluster and switch components in the VF tests (SVF and PVF) of the same sample, verifying the associations in the performance of the VF tests following the same methodological criteria of the first study for the effect of year school, type of task and group. In the result of the first study, the comparison between the school years presented a statistically significant result for the total number of correct answers in both VF tests and there was an improvement in the score only in the PVF test in the TD group. There were statistically significant positive correlations between PVF and SVF, and PVF with other cognitive tests mainly reading, phonological awareness and rapid naming. In the multilinear regression, it was found that for the number of words read correctly, the Phonological Awareness tests and the PVF were the improve predictors. In the second study, a higher number of clusters, average cluster size and switch in SVF than in PVF were found. A statistically significant difference was also observed for group effect for the total number of clusters in the SVF test, in which the DT group scored more than the LD. The total correct answers in the VF tests showed a moderate and large correlation with the variables of the VF tests for the test effect, group and school years. A correlation of cluster and switch variables was observed with the overall performance in PVF, but in the SVF test the correlation was large with only the number of clusters and switches, but not with the average cluster size. The linear regression analysis showed higher variance for the total number of clusters in both VF tests, making it more predictive for performance in VF tests. VF tests are sensitive to different cognitive abilities, as observed mainly in the PVF test in this study, reading and writing are complex and important skills for literacy, requiring several cognitive processes. The present studies showed differences in the various variables of verbal fluency tests found in the comparison of students with typical development and learning difficulties. Mainly the PVF test was more sensitive and predictive with performance related to lexical access and reading skills in general. The contribution of this study is configured in the importance of the look that should be given to students with atypical development resulting in delayed learning and also in the possibilities that VF tests have to identify these students.Lukasova, KaterinaCarthery-Goulart, Maria TeresaSalles, Jerusa Fumagalli deVanzella, Patrícia MariaTeixeira, Diego Siqueira de Lima2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf82 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272&midiaext=79552http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272&midiaext=79551Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122272porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-01T18:59:44Zoai:BDTD:122272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-04-01T18:59:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
title Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
spellingShingle Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
Teixeira, Diego Siqueira de Lima
FLUÊNCIA VERBAL
LINGUAGEM
LEITURA E ESCRITA
VERBAL FLUENCY
LANGUAGE
READING AND WRITING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
title_short Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
title_full Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
title_fullStr Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
title_full_unstemmed Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
title_sort Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
author Teixeira, Diego Siqueira de Lima
author_facet Teixeira, Diego Siqueira de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lukasova, Katerina
Carthery-Goulart, Maria Teresa
Salles, Jerusa Fumagalli de
Vanzella, Patrícia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Diego Siqueira de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv FLUÊNCIA VERBAL
LINGUAGEM
LEITURA E ESCRITA
VERBAL FLUENCY
LANGUAGE
READING AND WRITING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
topic FLUÊNCIA VERBAL
LINGUAGEM
LEITURA E ESCRITA
VERBAL FLUENCY
LANGUAGE
READING AND WRITING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Katerina Lukasova
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272&midiaext=79552
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272&midiaext=79551
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
82 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502108065726464