Caracterização do grau de maturidade da digitalização de micro e pequenas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Laís Santiago da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118347
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Alessandra Cristina Santos Akkari
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spelling Caracterização do grau de maturidade da digitalização de micro e pequenas empresasTRANSFORMAÇÃO DIGITALMICRO E PEQUENAS EMPRESASGRAU DE MATURIDADE NA DIGITALIZAÇÃODIGITAL TRANSFORMATIONMICRO AND SMALL ENTERPRISESDEGREE OF MATURITY DIGITALIZATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Alessandra Cristina Santos AkkariCoorientadora: Profa. Dra. Luciana PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação, Santo André, 2018.Há uma crescente manifestação de inovações tecnológicas que alteram a forma que empresas interagem com seus stakeholders, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, uma vez que todos fazem o uso intenso dessas tecnologias para se comunicar e consumir. Enquanto o ambiente altera gradativamente, impacta a estrutura organizacional, provocando a transformação digital dos negócios. Trata-se de um processo contínuo que promove a criação de valor, uma vez que se usufrui dos benefícios das tecnologias digitais para alterar modelos de negócios, formas de operação e a experiência dos clientes. Visto isso, é relevante entender como os pequenos negócios enfrentam esse processo, à medida que tiram proveito da oportunidade de inovar, conduzindo as mudanças provocadas pela transformação digital. Para tanto, este estudo propôs o desenvolvimento de um instrumento de gestão da digitalização, a fim de mensurar o grau de maturidade da transformação digital de pequenos negócios. O instrumento desenvolvido foi submetido a um processo de validação de conteúdo (IVC=73%) e semântica (IRA= 47%), além da análise de consistência interna (a=0,947), demonstrando-se eficiente em reconhecer e avaliar a interação entre as dimensões que abrangem a transformação digital, ao considerar aspectos de estratégia, liderança, produtos, operações, cultura, pessoas, governança e tecnologia. Participaram do estudo 346 micros e pequenas empresas do Estado de São Paulo, representantes dos setores comércio (44%), serviço (34%) e indústria (22%). Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se a identificação dos perfis das empresas na transformação digital do negócio, reconhecendo-se níveis primários de maturidade entre os pequenos negócios avaliados, nomeados Inconsciente (19%) e Conceitual (37%). Constatou-se que nestes graus não há estratégia digital, nem liderança atribuída ao processo e, tampouco, um sistema de controle de resultados dos movimentos executados. Também, foram apontadas empresas nos graus de maturidade Definido (32%), Integrado (9%) e Transformado (3%), nos quais há formalização de ações e desenvolvimento gradativo de estratégia para a transformação. Ademais, por meio de procedimentos estatísticos, concluiu-se que quanto maior o volume de inovações executadas na empresa, mais alta a maturidade em transformação digital (p=0,000). Ademais, houve evidências do efeito da receita anual na elevação da maturidade (p=0,009). Por outro lado, características como o setor de atividade e tempo médio de existência da empresa não se demonstraram impactantes para o processo de transformação digital do negócio. Portanto, o instrumento de gestão da digitalização demonstrou que tem utilidade para diversos segmentos, porte e localização de empresas. Seu processo simplificado de coleta e análise permite ao gestor identificar o grau de maturidade da digitalização facilmente. Ademais, ao analisar a pontuação alcançada, observam-se as fragilidades do negócio em relação à transformação digital, oportunizando o direcionamento de esforços para, então, concluir o processo de digitalização.There is a growing manifestation of technological innovations that change the way companies interact with the stakeholders, whether they are individuals or corporations, as they all make an intensive use of these technologies to communicate and consume. As the environment changes gradually, it impacts the organizational structure causing the digital transformation of the business. This is an ongoing process that promotes value creation as it takes advantage of the benefits of digital technologies to change business models, operations, and customer experience. Soon, it becomes necessary to decide which emerging technologies will be adhered by the company. Therefore, it is important to understand how small businesses face this process as they take advantage of the opportunity to innovate, driving the changes brought by digital transformation. In order to do so, this study proposed the creation of a management tool that measures the maturity of the digitization, which passed by a process of validation of content (IVC = 73%) and semantics (IRA = 47%), in addition to internal consistency analysis (a = 0.947). The instrument for digitalization management was efficient in recognizing the interaction between the dimensions that encompass the digital transformation, when considering aspects of strategy, leadership, products, operations, culture, people, governance and technology. A total of 346 micro and small enterprises from the State of São Paulo participated in the study, representing commerce (44%), service (34%) and industry (22%). The main results found correspond to the profiles of the small businesses. Among the studied companies, primary levels of maturity in digital transformation were recognized, named Unconscious (19%) and Conceptual (37%). It was found that in these degrees there is no digital strategy, no leadership attributed to the process and no system of control of the results of the executed movements. Also, companies with the degree of maturity called Defined (32%), Integrated (9%) and Transformed (3%) were identified. By means of statistical procedures, it was verified that the greater the volume of innovations executed in the company are, the higher the maturity in digital transformation (p = 0,000). In addition, there was evidence of a effect of annual revenue on increasing maturity (p = 0.009). On the other hand, characteristics such as the activity sector and average time of existence of the company have not been shown to be impacting for the process of digital transformation of the business. Therefore, the digitalization management tool developed has demonstrated that it is useful for any segment, size and location of corporations studied, as well as presents a simple process of data collection and analysis process allows the manager to easily identify the degree of maturity of the company's digitalization. As also, by analyzing the achieved score, the fragilities of the business are observed, allowing the direction of efforts to conclude the process of digitalization, creating value internally and for the market.Akkari, Alessandra Cristina SantosPereira, LucianaLuche, José Roberto DaleZancul, Eduardo de SenziCosta, Laís Santiago da2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118347http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118347&midiaext=77510http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118347&midiaext=77509Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118347porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T10:55:08Zoai:BDTD:118347Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-24T10:55:08Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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